“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20981 |
Resumo: | A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas.A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas. |
id |
UFPEL-4_553675bdbf85e0a153c98a4f5ea6cad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/20981 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19Popularização científica; Perspectiva Sociocultural de Aprendizagem; Linguística Sistêmico-Funcional.A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas.A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas.Universidade Federal de PelotasCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Moreira, Luana DornellesWink, Débora SpanambergTicks, Luciane Kirchhof2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2098110.15210/cdl.v0i42.20981Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 419-4412358-14090102-957610.15210/cdl.v0i42reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20981/14230Direitos autorais 2022 Luana Dornelles Moreira, Débora Spanamberg Wink, Luciane Kirchhof Tickshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-08T17:35:49Zoai:ojs.10.0.0.224:article/20981Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-04-08T17:35:49Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
title |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
spellingShingle |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 Moreira, Luana Dornelles Popularização científica; Perspectiva Sociocultural de Aprendizagem; Linguística Sistêmico-Funcional. |
title_short |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
title_full |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
title_fullStr |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
title_sort |
“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 |
author |
Moreira, Luana Dornelles |
author_facet |
Moreira, Luana Dornelles Wink, Débora Spanamberg Ticks, Luciane Kirchhof |
author_role |
author |
author2 |
Wink, Débora Spanamberg Ticks, Luciane Kirchhof |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Luana Dornelles Wink, Débora Spanamberg Ticks, Luciane Kirchhof |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Popularização científica; Perspectiva Sociocultural de Aprendizagem; Linguística Sistêmico-Funcional. |
topic |
Popularização científica; Perspectiva Sociocultural de Aprendizagem; Linguística Sistêmico-Funcional. |
description |
A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas.A COVID-19 constituiu uma pandemia em 2020. Além dos comportamentos preventivos, outra medida importante consiste na conscientização por meio do consumo e compartilhamento de informações confiáveis, oriundas de meios especializados e recontextualizadas em uma linguagem acessível ao público leigo. Nessa perspectiva, a popularização científica além de informar, também orienta a população a adquirir hábitos mais eficientes na prevenção de doenças. A linguagem, nesse contexto, se constitui como recurso mediador fundamental na aquisição desse conhecimento. Nosso objetivo consiste em identificar e explicar as estratégias de divulgação, utilizadas por Atila Iamarino para compartilhar o conhecimento científico acerca da COVID-19, particularmente aquelas utilizadas no vídeo “Como se proteger da COVID-19”. Para tanto, mobilizamos a noção de representação da Linguística Sistêmico-Funcional associada à perspectiva sociocultural de aprendizagem para analisar como Iamarino apresenta conceitos cotidianos e científicos, trazendo à consciência dos espectadores as formas de prevenção mais efetivas. A análise evidenciou uma preocupação, por parte do biólogo, em explicar tais formas de prevenção partindo de hábitos com os quais o seu público já estava familiarizado, justificando a (in)eficiência desses hábitos com informações científicas. Ainda, por meio da linguagem, Iamarino demonstra o papel agentivo dos indivíduos na prevenção da COVID-19, amparados por orientações fundamentadas de especialistas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20981 10.15210/cdl.v0i42.20981 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20981 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i42.20981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20981/14230 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Luana Dornelles Moreira, Débora Spanamberg Wink, Luciane Kirchhof Ticks http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Luana Dornelles Moreira, Débora Spanamberg Wink, Luciane Kirchhof Ticks http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 419-441 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i42 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217249729282048 |