AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/13015 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita. |
id |
UFPEL-4_55d5f4d87ac43bc3295c56339b44cf5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/13015 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIAO presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita.Universidade Federal de PelotasCNPq - Bolsa de Produtividade em PesquisaGonçalves, Giovana FerreiraPereira, Otávio AlvesLemes, Misael Krüger2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1301510.15210/cdl.v0i33.13015Caderno de Letras; n. 33 (2019): INTERFACES ENTRE FONÉTICA E FONOLOGIA: CONCEITOS, PESQUISAS, PERSPECTIVAS; 127-1452358-14090102-957610.15210/cdl.v0i33reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/13015/10259Direitos autorais 2019 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T17:03:11Zoai:ojs.10.0.0.224:article/13015Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-05T17:03:11Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
title |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
spellingShingle |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA Gonçalves, Giovana Ferreira |
title_short |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
title_full |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
title_fullStr |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
title_sort |
AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA |
author |
Gonçalves, Giovana Ferreira |
author_facet |
Gonçalves, Giovana Ferreira Pereira, Otávio Alves Lemes, Misael Krüger |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Otávio Alves Lemes, Misael Krüger |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq - Bolsa de Produtividade em Pesquisa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Giovana Ferreira Pereira, Otávio Alves Lemes, Misael Krüger |
description |
O presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/13015 10.15210/cdl.v0i33.13015 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/13015 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i33.13015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/13015/10259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Caderno de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Caderno de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 33 (2019): INTERFACES ENTRE FONÉTICA E FONOLOGIA: CONCEITOS, PESQUISAS, PERSPECTIVAS; 127-145 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i33 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217248488816640 |