O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21829 |
Resumo: | Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum. |
id |
UFPEL-4_5e38f60bbbe87cc4d97b0e160338df86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/21829 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEAEnsaio pessoalLiteratura brasileira contemporâneaJoão Silvério TrevisanEliane BrumLiteratura confessional.Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum.Universidade Federal de Pelotas2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2182910.15210/cdl.v0i43.21829Caderno de Letras; n. 43 (2022): CRÍTICA DE LA LITERATURA LATINOAMERICANA EN LOS SIGLOS XX Y XXI; 279-2942358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21829/14682Copyright (c) 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmabile, Luís RobertoDollo Linardi, Frederico2023-07-06T13:49:45Zoai:ojs.ufpel:article/21829Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-07-06T13:49:45Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
title |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
spellingShingle |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Amabile, Luís Roberto Ensaio pessoal Literatura brasileira contemporânea João Silvério Trevisan Eliane Brum Literatura confessional. |
title_short |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
title_full |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
title_fullStr |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
title_full_unstemmed |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
title_sort |
O ENSAIO PESSOAL COMO FORÇA MOTRIZ EM DUAS OBRAS DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA |
author |
Amabile, Luís Roberto |
author_facet |
Amabile, Luís Roberto Dollo Linardi, Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Dollo Linardi, Frederico |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amabile, Luís Roberto Dollo Linardi, Frederico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensaio pessoal Literatura brasileira contemporânea João Silvério Trevisan Eliane Brum Literatura confessional. |
topic |
Ensaio pessoal Literatura brasileira contemporânea João Silvério Trevisan Eliane Brum Literatura confessional. |
description |
Por meio dos conceitos acerca do ensaio pessoal, este artigo apresenta alguns dos atributos deste gênero literário que tomou forma e força desde o surgimento do ensaio em si, com Michel de Montaigne, desenvolvendo-se e firmando-se também com autores anglo-saxões. Após apresentar alguns desses traços gerais segundo ensaístas que refletiram sobre o gênero – como o próprio Montaigne, Alexander Smith, Virginia Woolf e Max Bense –, o artigo se detém sobre quatro elementos do ensaio pessoal segundo a análise do teórico e ensaísta Phillip Lopate, sejam eles: o componente conversacional; honestidade, confissão e privacidade; contrações e expansões do ser; e o papel da contrariedade. A partir deles, identificamos a presença dessas características em duas obras da literatura brasileira contemporânea: Pai, pai, de João Silvério Trevisan; e Meus desacontecimentos, de Eliane Brum. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21829 10.15210/cdl.v0i43.21829 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21829 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i43.21829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21829/14682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luís Roberto Amabile, Frederico Dollo Linardi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 43 (2022): CRÍTICA DE LA LITERATURA LATINOAMERICANA EN LOS SIGLOS XX Y XXI; 279-294 2358-1409 0102-9576 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755959179935745 |