MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Patrícia Graciela da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377
Resumo: Este estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho.
id UFPEL-4_62d1e3ffc082f35ff2552f3be8752521
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/17377
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOSEste estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho.Universidade Federal de PelotasUFMSRocha, Patrícia Graciela da2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1737710.15210/cdl.v0i36.17377Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 311-3242358-14090102-957610.15210/cdl.v0i36reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377/11474Direitos autorais 2020 Caderno de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T17:37:47Zoai:ojs.10.0.0.224:article/17377Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T17:37:47Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
title MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
spellingShingle MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
Rocha, Patrícia Graciela da
title_short MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
title_full MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
title_fullStr MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
title_full_unstemmed MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
title_sort MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
author Rocha, Patrícia Graciela da
author_facet Rocha, Patrícia Graciela da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFMS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Patrícia Graciela da
description Este estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377
10.15210/cdl.v0i36.17377
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i36.17377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377/11474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Caderno de Letras
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 311-324
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i36
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217248905101312