MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377 |
Resumo: | Este estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho. |
id |
UFPEL-4_62d1e3ffc082f35ff2552f3be8752521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/17377 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOSEste estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho.Universidade Federal de PelotasUFMSRocha, Patrícia Graciela da2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1737710.15210/cdl.v0i36.17377Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 311-3242358-14090102-957610.15210/cdl.v0i36reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377/11474Direitos autorais 2020 Caderno de Letrashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T17:37:47Zoai:ojs.10.0.0.224:article/17377Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T17:37:47Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
title |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
spellingShingle |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS Rocha, Patrícia Graciela da |
title_short |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
title_full |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
title_fullStr |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
title_full_unstemmed |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
title_sort |
MULTILINGUISMO E “BULLYING” LINGUÍSTICO EM ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI: ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS |
author |
Rocha, Patrícia Graciela da |
author_facet |
Rocha, Patrícia Graciela da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UFMS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Patrícia Graciela da |
description |
Este estudo foi realizado na fronteira entre Brasil e Paraguai com os objetivos de a) Identificar as línguas que circulam na cidade de Porto Murtinho - MS e b) Verificar possíveis atitudes linguísticas negativas/bullying linguístico diante da(s) língua(s) e/ou das variedades faladas naquele lugar. Sob o escopo teórico e metodológico da sociolinguística laboviana, aplicou-se testes de percepção e atitude linguística a 252 alunos da Educação Básica do município e foram obtidos também relatos escritos sobre situações de discriminação linguística. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a configuração multilíngue da região estudada, onde circulam, principalmente, o português, o espanhol, o guarani e o inglês e identifica-se muitas atitudes linguísticas negativas diante da(s) língua(s) e das variedades faladas pelos participantes da pesquisa, o que indica a inexistência de uma política linguística plurilíngue.Palavras-Chave: Preconceito linguístico; multilinguismo; Sociolinguística; fronteira; Porto Murtinho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377 10.15210/cdl.v0i36.17377 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i36.17377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/17377/11474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno de Letras http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Caderno de Letras http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 36 (2020): Dossiê Linguagens; 311-324 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i36 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1750217248905101312 |