DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ricardo Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8960
Resumo: Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; Modernidade
id UFPEL-4_6466936d78feb77e02df703e0726972c
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/8960
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOREste artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; ModernidadeUniversidade Federal de PelotasUniversidad Europea del Atlántico - UNIATLANTICO - Espanha.David, Ricardo Santos2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/896010.15210/cdl.v0i27.8960Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 233-2402358-14090102-957610.15210/cdl.v0i27reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8960/6658Direitos autorais 2016 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T18:24:19Zoai:ojs.10.0.0.224:article/8960Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-02T18:24:19Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
title DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
David, Ricardo Santos
title_short DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
title_full DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
title_sort DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR
author David, Ricardo Santos
author_facet David, Ricardo Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidad Europea del Atlántico - UNIATLANTICO - Espanha.
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ricardo Santos
description Este artigo fala sobre os desafios do trabalho docente no ensino superior e sobre as práticas docentes necessárias para que as ações de ensinar e de aprender sejam verdadeiramente realizadas de forma a possibilitar a construção do conhecimento no ambiente da instituição de ensino superior na atualidade. Aqui são mostrados os desafios perante os alunos de hoje devido às suas mudanças de comportamentos, de prioridades e da importância que dão para a aprendizagem formal. Questões como: o que é ensinar e o que é aprender nos dias atuais, quais estratégias de ensinagem são necessárias para o efetivo aprendizado dos alunos, quais características o docente precisa apresentar para ser considerado um profissional competente, como está o ensino superior na atualidade, quem são os alunos ingressantes no ensino superior e o que buscam e como estes alunos se relacionam com os professores e com a instituição de ensino superior na Era da Informação, estão presentes neste artigo.Palavras-chave: Educação Superior; Atuação Docente; Modernidade
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8960
10.15210/cdl.v0i27.8960
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8960
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i27.8960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/8960/6658
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Caderno de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 27 (2016): MÚLTIPLOS ENCONTROS: LINGUAGENS - ESTUDOS LATINO-AMERICANOS; 233-240
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i27
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217248089309184