Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hahn, Fábio André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Giovanni, Adaiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529
Resumo: O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.
id UNESP-15_d665efac48eeb4fd2665d2ea497cbe01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7529
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidadeO artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/752910.21723/riaee.v10i2.7529Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-4441982-55872446-860610.21723/riaee.v10i2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529/5397Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHahn, Fábio AndréGiovanni, Adaiane2017-11-09T12:19:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7529Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-09T12:19:21Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
title Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
spellingShingle Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
Hahn, Fábio André
title_short Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
title_full Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
title_fullStr Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
title_full_unstemmed Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
title_sort Iniciação à docência e ensino de história — desafios na contemporaneidade
author Hahn, Fábio André
author_facet Hahn, Fábio André
Giovanni, Adaiane
author_role author
author2 Giovanni, Adaiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hahn, Fábio André
Giovanni, Adaiane
description O artigo examina, a partir das experiências desenvolvidas no PIBID, como o recurso tecnológico, mediado pelo professor, pode ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental de dois colégios públicos do Paraná a partir da observação in loco, da aplicação de questionário e da metodologia WebQuest. Verificou-se, quanto ao perfil dos estudantes e à influência das novas tecnologias, que o investimento na formação inicial e continuada do professor se apresenta como imprescindível para uma real mudança no atual contexto educacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529
10.21723/riaee.v10i2.7529
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i2.7529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7529/5397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v.10, n.2, abr./jun. (2015); 430-444
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i2
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1800215853921206272