PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20705 |
Resumo: | O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista. |
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PINTURAS DE SI: A ARTE NARRATIVA DE FRIDA KAHLOArte narrativaautobiografiasubjetividadeidentidadeFrida Kahlo.O presente artigo científico tem como objetivo principal analisar duas obras pictóricas de cunho autobiográfico de Frida Kahlo, Mi vestido Cuelga Ahí e Recuerdos o El Corazón, à luz das teorias de Philippe Lejeune (2014) e de Franco Moretti (2014), respectivamente sobre as marcas autobiográficas de uma obra artística e sobre os momentos decisivos e os enchimentos de uma narrativa, nesse caso, uma narrativa artística. Para tanto, primeiramente, realiza-se, de forma breve, um recorte das teorias dos referidos autores; em seguida, delineia-se uma parte da vida da pintora mexicana, focalizando os aspectos que colaboram no processo de criação das pinturas selecionadas e, por último, procede-se a efetiva realização da análise. Os resultados parciais, visto que o estudo se encontra em andamento, apontam para a construção de uma narrativa de si por parte da artista mexicana, tecida por meio de um elemento em comum, um vestido estilo tehuano, como marca de sua identidade como mulher e como artista. Universidade Federal de Pelotas2022-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2070510.15210/cdl.v0i42.20705Caderno de Letras; n. 42 (2022): Edição Atemática - Linguística e Literatura; 101-1172358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20705/14210Copyright (c) 2022 Mariane Rocha Silveira, Ivânia Campigotto Aquinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Mariane RochaAquino, Ivânia Campigotto2023-07-06T17:16:18Zoai:ojs.ufpel:article/20705Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-07-06T17:16:18Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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