MAIS HUMANO QUE O HUMANO: DE PHILIP K. DICK A SPIKE JONZE — CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS E FOCALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22409 |
Resumo: | Este artigo se dedica à análise das personagens nos textos Do androids dream of electric sheep?, de Philip K. Dick, Blade Runner (Ridley Scott, 1992) e Her (Spike Jonze, 2013). Atentando inicialmente às estratégias de construção de personagens utilizadas, o trabalho aponta as várias semelhanças entre seus objetos, bem como as expressivas divergências. Inicialmente, o artigo tece considerações sobre as personagens ficcionais, com base nos ensaios de Antonio Candido e Anatol Rosenfeld (2005). Em seguida, aborda a focalização como ferramenta de construção de personagens nas três obras. Ao fim do trabalho, é possível perceber mudanças na representação das inteligências artificiais — vistas primeiramente como antagonistas que buscam atingir um patamar igualitário ao dos seres humanos, deixam de almejar materialidade física para chegar a outra forma de existência. |
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MAIS HUMANO QUE O HUMANO: DE PHILIP K. DICK A SPIKE JONZE — CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS E FOCALIZAÇÃOPersonagem; ficção científica; Blade Runner; adaptação; focalização.Este artigo se dedica à análise das personagens nos textos Do androids dream of electric sheep?, de Philip K. Dick, Blade Runner (Ridley Scott, 1992) e Her (Spike Jonze, 2013). Atentando inicialmente às estratégias de construção de personagens utilizadas, o trabalho aponta as várias semelhanças entre seus objetos, bem como as expressivas divergências. Inicialmente, o artigo tece considerações sobre as personagens ficcionais, com base nos ensaios de Antonio Candido e Anatol Rosenfeld (2005). Em seguida, aborda a focalização como ferramenta de construção de personagens nas três obras. Ao fim do trabalho, é possível perceber mudanças na representação das inteligências artificiais — vistas primeiramente como antagonistas que buscam atingir um patamar igualitário ao dos seres humanos, deixam de almejar materialidade física para chegar a outra forma de existência.Universidade Federal de Pelotas2023-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22409Caderno de Letras; n. 45 (2023): O INSÓLITO FICCIONAL DA TELA AOS LIVROS, DOS LIVROS À TELA: ADAPTAÇÕES, RECRIAÇÕES, TRADUÇÕES, MENÇÕES; 165-1872358-14090102-957610.15210/cdl.vi45reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22409/18658Copyright (c) 2023 Allana Dilene de Araújo de Miranda, Luiz Antonio Mousinho, Thiago Pereira Falcãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Allana Dilene de Araújo deMousinho, Luiz AntonioFalcão, Thiago Pereira2023-10-23T13:28:40Zoai:ojs.ufpel:article/22409Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-10-23T13:28:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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