RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA DE LEITURA, HABILIDADES LINGUÍSTICAS E ACESSO LEXICAL NA L2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17350 |
Resumo: | A literatura aponta a importância da experiência de leitura para o desenvolvimento de uma L1 e o aprendizado de uma L2, em especial ao se tratar do acesso lexical em uma L2. Além disso, as habilidades de leitura e de escrita são aprimoradas, podendo influenciar uma à outra. O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a experiência de leitura em L2, as habilidades autoavaliadas de leitura e de escrita em L2 e o acesso lexical em L2. Para tanto, 82 estudantes universitários bilíngues português-inglês responderam um questionário de histórico de uso de língua e um de hábitos de leitura em L2 e realizaram uma tarefa de decisão de significado na sua L2, em que decidiam se uma palavra-alvo era relacionada semanticamente a uma palavra-prime. Os resultados indicaram correlações negativas fracas entre as medidas de acesso lexical na L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; correlações positivas fracas entre a experiência de leitura em L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; e correlação positiva e moderada entre as habilidades de leitura e de escrita. Não houve correlação significativa entre o acesso lexical na L2 e a experiência de leitura na L2, o que foi inesperado. Esses achados corroboram a Hipótese da Qualidade Lexical, a Hipótese do Atraso de Frequência e estudos que relacionam os processos de leitura e escrita. A ausência da correlação entre acesso lexical na L2 e experiência de leitura na L2 difere da literatura e é discutida relativamente a falhas metodológicas.Palavras-chave: Experiência de leitura; habilidades linguísticas; acesso lexical; bilinguismo. |
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RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA DE LEITURA, HABILIDADES LINGUÍSTICAS E ACESSO LEXICAL NA L2A literatura aponta a importância da experiência de leitura para o desenvolvimento de uma L1 e o aprendizado de uma L2, em especial ao se tratar do acesso lexical em uma L2. Além disso, as habilidades de leitura e de escrita são aprimoradas, podendo influenciar uma à outra. O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a experiência de leitura em L2, as habilidades autoavaliadas de leitura e de escrita em L2 e o acesso lexical em L2. Para tanto, 82 estudantes universitários bilíngues português-inglês responderam um questionário de histórico de uso de língua e um de hábitos de leitura em L2 e realizaram uma tarefa de decisão de significado na sua L2, em que decidiam se uma palavra-alvo era relacionada semanticamente a uma palavra-prime. Os resultados indicaram correlações negativas fracas entre as medidas de acesso lexical na L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; correlações positivas fracas entre a experiência de leitura em L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; e correlação positiva e moderada entre as habilidades de leitura e de escrita. Não houve correlação significativa entre o acesso lexical na L2 e a experiência de leitura na L2, o que foi inesperado. Esses achados corroboram a Hipótese da Qualidade Lexical, a Hipótese do Atraso de Frequência e estudos que relacionam os processos de leitura e escrita. A ausência da correlação entre acesso lexical na L2 e experiência de leitura na L2 difere da literatura e é discutida relativamente a falhas metodológicas.Palavras-chave: Experiência de leitura; habilidades linguísticas; acesso lexical; bilinguismo.Universidade Federal de Pelotas2020-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1735010.15210/cdl.v0i35.17350Caderno de Letras; n. 35 (2019): Bilinguismo e multilinguismo; 45-582358-14090102-957610.15210/cdl.v0i35reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17350/10989Copyright (c) 2020 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCassol Rigatti, PietraArêas da Luz Fontes, Ana Beatriz2021-07-02T14:30:59Zoai:ojs.ufpel:article/17350Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-07-02T14:30:59Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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