RELAÇÕES ENTRE EXPERIÊNCIA DE LEITURA, HABILIDADES LINGUÍSTICAS E ACESSO LEXICAL NA L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol Rigatti, Pietra
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arêas da Luz Fontes, Ana Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/17350
Resumo: A literatura aponta a importância da experiência de leitura para o desenvolvimento de uma L1 e o aprendizado de uma L2, em especial ao se tratar do acesso lexical em uma L2. Além disso, as habilidades de leitura e de escrita são aprimoradas, podendo influenciar uma à outra. O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre a experiência de leitura em L2, as habilidades autoavaliadas de leitura e de escrita em L2 e o acesso lexical em L2. Para tanto, 82 estudantes universitários bilíngues português-inglês responderam um questionário de histórico de uso de língua e um de hábitos de leitura em L2 e realizaram uma tarefa de decisão de significado na sua L2, em que decidiam se uma palavra-alvo era relacionada semanticamente a uma palavra-prime. Os resultados indicaram correlações negativas fracas entre as medidas de acesso lexical na L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; correlações positivas fracas entre a experiência de leitura em L2 e as habilidades de leitura e escrita na L2; e correlação positiva e moderada entre as habilidades de leitura e de escrita. Não houve correlação significativa entre o acesso lexical na L2 e a experiência de leitura na L2, o que foi inesperado. Esses achados corroboram a Hipótese da Qualidade Lexical, a Hipótese do Atraso de Frequência e estudos que relacionam os processos de leitura e escrita. A ausência da correlação entre acesso lexical na L2 e experiência de leitura na L2 difere da literatura e é discutida relativamente a falhas metodológicas.Palavras-chave: Experiência de leitura; habilidades linguísticas; acesso lexical; bilinguismo.
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