CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Rosyanne Louise Autran
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Eliana Barbosa dos, Silva, Lucinete Maria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20739
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.
id UFPEL-4_97c1475588bf26923a385cc1c0f4bb7e
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/20739
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUASIdentidadeinvestimentoagênciaformação docenteprofessor de línguas.O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.Universidade Federal de Pelotas2021-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2073910.15210/cdl.v0i40.20739Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 165-1822358-14090102-957610.15210/cdl.v0i40reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20739/13488Copyright (c) 2021 Rosyanne Louise Autran Lourenço, Eliana Barbosa dos Santos, Lucinete Maria da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Rosyanne Louise AutranSantos, Eliana Barbosa dosSilva, Lucinete Maria da2021-09-08T19:13:40Zoai:ojs.ufpel:article/20739Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-09-08T19:13:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
title CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
spellingShingle CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
Lourenço, Rosyanne Louise Autran
Identidade
investimento
agência
formação docente
professor de línguas.
title_short CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
title_full CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
title_fullStr CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
title_sort CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
author Lourenço, Rosyanne Louise Autran
author_facet Lourenço, Rosyanne Louise Autran
Santos, Eliana Barbosa dos
Silva, Lucinete Maria da
author_role author
author2 Santos, Eliana Barbosa dos
Silva, Lucinete Maria da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Rosyanne Louise Autran
Santos, Eliana Barbosa dos
Silva, Lucinete Maria da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
investimento
agência
formação docente
professor de línguas.
topic Identidade
investimento
agência
formação docente
professor de línguas.
description O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20739
10.15210/cdl.v0i40.20739
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20739
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i40.20739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20739/13488
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 40 (2021): LINGUAGEM, NARRATIVAS E SUBJETIVIDADES; 165-182
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i40
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755959104438272