Desvios na escrita: projeções fonético-fonológicas ou consequências do sistema ortográfico? O ensino reflexivo da ortografia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/7299 |
Resumo: | Este trabalho objetiva precipuamente apresentar os principais “desvios” de escrita verificados em textos de alunos, categorizá-los de acordo com as peculiaridades do sistema ortográfico, tomando como referencial basilar os estudos de Cagliari (1989); Carraher (1990); Zorzi (1997, 1998) e da teoria dos processos fonológicos de Stampe (1973 apud Othero, 2005), assim como sugerir uma abordagem reflexiva para o ensino de ortografia, através de propostas de atividades nas quais o educando é estimulado a pensar, a raciocinar, para, dessa forma, se apropriar da norma ortográfica, cometendo, assim, menos “desvios” na escrita. |
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Desvios na escrita: projeções fonético-fonológicas ou consequências do sistema ortográfico? O ensino reflexivo da ortografiaEste trabalho objetiva precipuamente apresentar os principais “desvios” de escrita verificados em textos de alunos, categorizá-los de acordo com as peculiaridades do sistema ortográfico, tomando como referencial basilar os estudos de Cagliari (1989); Carraher (1990); Zorzi (1997, 1998) e da teoria dos processos fonológicos de Stampe (1973 apud Othero, 2005), assim como sugerir uma abordagem reflexiva para o ensino de ortografia, através de propostas de atividades nas quais o educando é estimulado a pensar, a raciocinar, para, dessa forma, se apropriar da norma ortográfica, cometendo, assim, menos “desvios” na escrita.Universidade Federal de PelotasDias, Janainna Alves de Freitas RochaFerreira, Élida Paulina2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/729910.15210/cdl.v0i24.7299Caderno de Letras; n. 24 (2015): FONOLOGIA – VARIAÇÃO, AQUISIÇÃO, TEORIA FONOLÓGICA; 169-1892358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/7299/5112Direitos autorais 2015 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T16:10:39Zoai:ojs.10.0.0.224:article/7299Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-02T16:10:39Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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