TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19173 |
Resumo: | O objetivo deste texto é suscitar reflexões em torno da censura de obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil que tocam em tabus e temas polêmicos de nossa sociedade. Parte-se da premissa de que a leitura de textos que tematizam conflitos e dramas humanos pode possibilitar aos leitores pensarem sobre suas próprias vidas e experiências e ressignificá-las. Para instaurar o diálogo aqui proposto, indaga-se: é possível ao professor/mediador de leitura não abordar tabus e temas polêmicos no interior das escolas e, mesmo assim, colocar-se como formador de leitores sensíveis, críticos e proficientes? Há literatura infantil inadequada ou inadequação na forma de abordagem dos textos?A análise se apoia nos contos A triste história de Eredegalda (BRANT, 2013) e Pele de Asno (PERRAULT, 1697/2016) e na Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem” (CEALE, 2017). |
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TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURALeitura; literatura infantil; censura; tabu; conto.O objetivo deste texto é suscitar reflexões em torno da censura de obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil que tocam em tabus e temas polêmicos de nossa sociedade. Parte-se da premissa de que a leitura de textos que tematizam conflitos e dramas humanos pode possibilitar aos leitores pensarem sobre suas próprias vidas e experiências e ressignificá-las. Para instaurar o diálogo aqui proposto, indaga-se: é possível ao professor/mediador de leitura não abordar tabus e temas polêmicos no interior das escolas e, mesmo assim, colocar-se como formador de leitores sensíveis, críticos e proficientes? Há literatura infantil inadequada ou inadequação na forma de abordagem dos textos?A análise se apoia nos contos A triste história de Eredegalda (BRANT, 2013) e Pele de Asno (PERRAULT, 1697/2016) e na Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem” (CEALE, 2017).Universidade Federal de PelotasRodrigues, Sílvia de Fátima PilegiSouza, Renata Junqueira de2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/1917310.15210/cdl.v0i38.19173Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 183-1992358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/19173/12596Direitos autorais 2021 SÍLVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES, Renata Junqueira de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T15:12:26Zoai:ojs.10.0.0.224:article/19173Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T15:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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