A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
DOI: | 10.15210/cdl.v0i41.21337 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21337 |
Resumo: | A prática social de adoção pode ser considerada uma questão bastante desafiadora no Brasil. Ao se analisar os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça no Diagnóstico Sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (BRASIL, 2020), percebe-se que o número de pretendentes à adoção é seis vezes maior em relação ao número de crianças e adolescentes que aguardam colocação em família substituta. Isso se dá, em parte, em função da discrepância existente entre o perfil de filho/a idealizado por quem deseja adotar e o perfil de crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Em virtude disso, é comum encontrarmos práticas que incentivam a adoção tardia como, por exemplo, o projeto Quero uma família, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que divulgou diferentes depoimentos sobre adoção, com o intuito de incentivar a adoção tardia. Levando em consideração esse contexto e a relação dialética que se estabelece entre linguagem e sociedade, decidiu-se realizar uma análise discursiva crítica desses depoimentos com o objetivo de compreender como os/as filhos/as são identificados/as pelos/as adotantes. Desse modo, este estudo baseou-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2009). Os resultados principais revelam que os/as adotantes identificam seus/suas filhos/as por meio de escolhas lexicogramaticais que denotam avaliações de Afeto, com prevalência de emoções ligadas ao grupo da felicidade, o que pode ser um incentivo ao processo de adoção tardia. |
id |
UFPEL-4_c0b905002c4a8884d7a2d25b09aa1a50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/21337 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
spelling |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICAAnálise de discurso críticasistema da avaliatividadelinguística de corpusprática social de adoçãodepoimentos.A prática social de adoção pode ser considerada uma questão bastante desafiadora no Brasil. Ao se analisar os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça no Diagnóstico Sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (BRASIL, 2020), percebe-se que o número de pretendentes à adoção é seis vezes maior em relação ao número de crianças e adolescentes que aguardam colocação em família substituta. Isso se dá, em parte, em função da discrepância existente entre o perfil de filho/a idealizado por quem deseja adotar e o perfil de crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Em virtude disso, é comum encontrarmos práticas que incentivam a adoção tardia como, por exemplo, o projeto Quero uma família, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que divulgou diferentes depoimentos sobre adoção, com o intuito de incentivar a adoção tardia. Levando em consideração esse contexto e a relação dialética que se estabelece entre linguagem e sociedade, decidiu-se realizar uma análise discursiva crítica desses depoimentos com o objetivo de compreender como os/as filhos/as são identificados/as pelos/as adotantes. Desse modo, este estudo baseou-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2009). Os resultados principais revelam que os/as adotantes identificam seus/suas filhos/as por meio de escolhas lexicogramaticais que denotam avaliações de Afeto, com prevalência de emoções ligadas ao grupo da felicidade, o que pode ser um incentivo ao processo de adoção tardia.Universidade Federal de Pelotas2022-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2133710.15210/cdl.v0i41.21337Caderno de Letras; n. 41 (2021): DISCURSO, PODER E HISTÓRIA. QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O POLÍTICO E A POLÍTICA; 275-2922358-14090102-957610.15210/cdl.v0i41reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21337/14084Copyright (c) 2022 LAYANE CAMPOS SOARES, Maria Aparecida Resende Ottonihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Layane CamposOttoni, Maria Aparecida Resende2022-03-25T20:30:53Zoai:ojs.ufpel:article/21337Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-03-25T20:30:53Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
title |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
spellingShingle |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA Soares, Layane Campos Análise de discurso crítica sistema da avaliatividade linguística de corpus prática social de adoção depoimentos. Soares, Layane Campos Análise de discurso crítica sistema da avaliatividade linguística de corpus prática social de adoção depoimentos. |
title_short |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
title_full |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
title_fullStr |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
title_full_unstemmed |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
title_sort |
A IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM DEPOIMENTOS SOBRE ADOÇÃO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA CRÍTICA |
author |
Soares, Layane Campos |
author_facet |
Soares, Layane Campos Soares, Layane Campos Ottoni, Maria Aparecida Resende Ottoni, Maria Aparecida Resende |
author_role |
author |
author2 |
Ottoni, Maria Aparecida Resende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Layane Campos Ottoni, Maria Aparecida Resende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de discurso crítica sistema da avaliatividade linguística de corpus prática social de adoção depoimentos. |
topic |
Análise de discurso crítica sistema da avaliatividade linguística de corpus prática social de adoção depoimentos. |
description |
A prática social de adoção pode ser considerada uma questão bastante desafiadora no Brasil. Ao se analisar os dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça no Diagnóstico Sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (BRASIL, 2020), percebe-se que o número de pretendentes à adoção é seis vezes maior em relação ao número de crianças e adolescentes que aguardam colocação em família substituta. Isso se dá, em parte, em função da discrepância existente entre o perfil de filho/a idealizado por quem deseja adotar e o perfil de crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Em virtude disso, é comum encontrarmos práticas que incentivam a adoção tardia como, por exemplo, o projeto Quero uma família, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que divulgou diferentes depoimentos sobre adoção, com o intuito de incentivar a adoção tardia. Levando em consideração esse contexto e a relação dialética que se estabelece entre linguagem e sociedade, decidiu-se realizar uma análise discursiva crítica desses depoimentos com o objetivo de compreender como os/as filhos/as são identificados/as pelos/as adotantes. Desse modo, este estudo baseou-se na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1989, 2001, 2003, 2010), no Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005) e na Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2009). Os resultados principais revelam que os/as adotantes identificam seus/suas filhos/as por meio de escolhas lexicogramaticais que denotam avaliações de Afeto, com prevalência de emoções ligadas ao grupo da felicidade, o que pode ser um incentivo ao processo de adoção tardia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21337 10.15210/cdl.v0i41.21337 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21337 |
identifier_str_mv |
10.15210/cdl.v0i41.21337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/21337/14084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 LAYANE CAMPOS SOARES, Maria Aparecida Resende Ottoni http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 LAYANE CAMPOS SOARES, Maria Aparecida Resende Ottoni http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 41 (2021): DISCURSO, PODER E HISTÓRIA. QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O POLÍTICO E A POLÍTICA; 275-292 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.v0i41 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1822139989246345216 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15210/cdl.v0i41.21337 |