HISTORICIDADE INTERSEMIÓTICA – ANALISANDO AS TRADUÇÕES LITERÁRIAS DE ASSASSIN’S CREED SOB A ÓTICA DOS POLISSISTEMAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magaldi, Carolina Alves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Lucas Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20213
Resumo: Diante de um número cada vez maior de reescritas literárias com origem em jogos eletrônicos, torna-se necessário problematizar as correlações e diálogos entre as diferentes mídias e linguagens que constituem tais sistemas narrativos. Dessa forma, o presente artigo pretende explorar tais conexões e criações literárias a partir das relações entre a narrativa principal e as side quests (missões/ações secundárias), tais como narradas no jogo eletrônico e na narrativa impressa da primeira obra da franquia Assassin’s Creed (2007), priorizando os aspectos históricos da obra. Para tal, utilizaremos como aparato teórico o conceito de Polissistema, proposto por Itamar Even-Zohar (2016 [2010]), assim como as concepções de tradução intersemiótica de Júlio Plaza (2010) e seus diálogos com a narrativa de cunho histórico. A partir da análise da incorporação de side quests na narrativa literária e comparações com a estrutura do jogo, foi possível concluir que o livro integra o polissistema de Assassin’s Creed.
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