Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/7277 |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar dados linguísticos de uma criança no período de 1:2 a 1:5 de idade, a fim de verificar a formação do seu inventário fonológico, bem como identificar as coocorrências de traços presentes em sua gramática responsáveis pelos contrastes estabelecidos. Toma-se como modelo de análise o PAC — Modelo Padrão de Aquisição de Contraste (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009), construído a partir dos Princípios Fonológicos Baseados em Traços propostos por Clements (2009). Verificou-se que o PAC é capaz de explicar o inventário fonológico do informante em fase inicial de aquisição. Ao final, faz-se uma discussão dos princípios fonológicos postulados por Clements (2009), para as fonologias das línguas, em relação aos dados da criança estudada. |
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Formação do inventário fonológico de uma criança à luz do Modelo Padrão de Aquisição de ContrastesEste trabalho pretende analisar dados linguísticos de uma criança no período de 1:2 a 1:5 de idade, a fim de verificar a formação do seu inventário fonológico, bem como identificar as coocorrências de traços presentes em sua gramática responsáveis pelos contrastes estabelecidos. Toma-se como modelo de análise o PAC — Modelo Padrão de Aquisição de Contraste (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009), construído a partir dos Princípios Fonológicos Baseados em Traços propostos por Clements (2009). Verificou-se que o PAC é capaz de explicar o inventário fonológico do informante em fase inicial de aquisição. Ao final, faz-se uma discussão dos princípios fonológicos postulados por Clements (2009), para as fonologias das línguas, em relação aos dados da criança estudada.Universidade Federal de Pelotas2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/727710.15210/cdl.v0i24.7277Caderno de Letras; n. 24 (2015): FONOLOGIA – VARIAÇÃO, AQUISIÇÃO, TEORIA FONOLÓGICA; 83-1042358-14090102-9576reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/7277/5092Copyright (c) 2015 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Tayse FelicianoLazzarotto-Volcão, Cristiane2019-08-02T13:10:39Zoai:ojs.ufpel:article/7277Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-02T13:10:39Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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Este trabalho pretende analisar dados linguísticos de uma criança no período de 1:2 a 1:5 de idade, a fim de verificar a formação do seu inventário fonológico, bem como identificar as coocorrências de traços presentes em sua gramática responsáveis pelos contrastes estabelecidos. Toma-se como modelo de análise o PAC — Modelo Padrão de Aquisição de Contraste (LAZZAROTTO-VOLCÃO, 2009), construído a partir dos Princípios Fonológicos Baseados em Traços propostos por Clements (2009). Verificou-se que o PAC é capaz de explicar o inventário fonológico do informante em fase inicial de aquisição. Ao final, faz-se uma discussão dos princípios fonológicos postulados por Clements (2009), para as fonologias das línguas, em relação aos dados da criança estudada. |
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