Aquisição fonológica do português brasileiro em gêmeos dizigóticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167592 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016. |
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Aquisição fonológica do português brasileiro em gêmeos dizigóticosLingüísticaGêmeosLinguagemFonologiaDissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.Esta pesquisa realizou, à luz do modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC), a descrição e a análise do processo inicial de desenvolvimento fonológico em gêmeos dizigóticos, no período de 1:2 a 2:6. A amostra dos dados linguísticos foi obtida longitudinalmente, em contexto natural, através de entrevistas que incluíram fala espontânea e fala eliciada com o auxílio de imagens. Concluídas as coletas, agrupamos os dados de cada informante em quatro blocos, sendo o bloco 1 constituído pelas coletas realizadas na faixa etária de 1:2 a 1:6; o bloco 2 referente ao período de 1:7 a 1:10; o bloco 03 concernente ao intervalo de 1:11 a 2:2; e, por fim, o bloco 04 alusivo às coletas de 2:3 a 2:6. Assim, para cada bloco, realizamos a análise contrastiva, utilizando as fichas de descrição fonética e fonológica sugeridas por Yavas, Matzenauer-Hernandorena e Lamprecht (1991), permitindo, assim, que verificássemos o domínio do inventário fonético, a aquisição dos segmentos consonantais e das estruturas silábicas e as estratégias de reparo empregadas durante o processo de aquisição. Em seguida, procedemos à análise por meio do modelo PAC, a fim de constatarmos quais contrastes foram incorporados no sistema dos irmãos. Apuramos que os contrastes mais frequentes nas línguas e, portanto, mais robustos, foram aqueles que os sujeitos dominaram primeiro. Após obtermos um panorama da aquisição fonológica de cada indivíduo, realizamos a análise comparativa da aquisição dos gêmeos, permitindo verificar que a aquisição dos segmentos consonantais e dos contrastes seguiu conduta similar no sistema dos infantes, confirmando a presença de tendências universais na aquisição da linguagem. Dessa forma, o modelo PAC confirmou sua aplicabilidade, demonstrando os grandes períodos do processo da aquisição fonológica das crianças.<br>Abstract : This study presents a description and analysis of the early processes in phonological development in dizygotic twins from 1:2 to 2:6 under the framework of the Contrast Acquisition Pattern. Linguistic data samples were obtained longitudinally in natural context through interviews including spontaneous speech as well as speech elicited through the use of imagery. In order to better analyze the corpus, data from each informant was organized in four blocks. Block 1 comprised data collected from 1:2 to 1:6, Block 2 referred to 1:7 to 1:10, Block 3 from 1:11 to 2:2, and Block 4 from 2:3 to 2:6. Contrastive analysis was performed for each block using phonetic and phonological description forms as suggested by Yavas, Matzenauer-Hernandorena, and Lamprecht (1991), thus allowing the verification of phonetic inventory mastery, acquisition of consonant segments and syllable structures, as well as the repairing strategies employed during the acquisition process. In sequence, the Contrast Acquisition Pattern framework was applied in order to specify which contrasts were incorporated in the brothers' system. It was possible to note that the most frequent and robust contrasts in their language were the first that they mastered. After obtaining a panorama of the phonological acquisition of each individual, their acquisition was compared to verify that the acquisition of contrasts and consonant segments was conducted similarly in both their systems. The applicability of the Contrast Acquisition Pattern framework was thus confirmed, demonstrating the predominant periods in phonological acquisition by children.Lazzarotto-Volcão, CristianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMarques, Tayse Feliciano2016-09-20T04:01:43Z2016-09-20T04:01:43Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis376 p.| il., tabs.application/pdf341381https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167592porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:01:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167592Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:01:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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