AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/13015 |
Resumo: | O presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita. |
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AQUISIÇÃO DO RÓTICO RETROFLEXO DO INGLÊS: INSTRUÇÃO EXPLÍCITA POR MEIO DE ULTRASSONOGRAFIAO presente trabalho busca analisar a aplicação da ultrassonografia como técnica de instrução explícita no processo de aquisição do segmento rótico retroflexo por dua estudantes de nível básico e de nível avançado de inglês como língua estrangeira. Primeiramente, foi realizado um pré-teste (coletas acústicas e articulatórias), o qual serviu de base para comparações dos avanços na produção do segmento retroflexo no transcorrer das etapas de instrução explícita. Logo após, em duas semanas consecutivas, foram realizadas duas sessões de instrução explícita com o auxílio de um professor de inglês e, ao final de cada sessão, coletas pós-teste, as quais foram comparadas à coleta do pré-teste. As coletas incluíram a leitura de nove vocábulos – cinco do inglês e quatro do português –, inseridas em frases-veículo e repetidas cinco vezes a cada coleta, nas quais o rótico se encontrava em posições silábicas distintas. As coletas foram feitas dentro de uma cabine acústica, com o auxílio de um aparelho de ultrassom, modelo Mindray DP 6600. Os softwares Praat e Articulate Assistant Advanced foram utilizados para a análise dos dados obtidos. Os resultados encontrados apontaram um avanço significativo na produção do rótico retroflexo em todos os contextos analisados, o que, sem dúvida, constitui-se em resultado promissor acerca da relevância do uso do ultrassom como ferramenta metodológica na aquisição do segmento retroflexo do inglês por falantes de português.Palavras-chave: Aquisição fonético-fonológica; Ultrassonografia aplicada ao ensino de línguas; Instrução explícita.Universidade Federal de Pelotas2019-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/1301510.15210/cdl.v0i33.13015Caderno de Letras; n. 33 (2019): INTERFACES ENTRE FONÉTICA E FONOLOGIA: CONCEITOS, PESQUISAS, PERSPECTIVAS; 127-1452358-14090102-957610.15210/cdl.v0i33reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/13015/10259Copyright (c) 2019 Caderno de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Giovana FerreiraPereira, Otávio AlvesLemes, Misael Krüger2019-08-05T14:03:11Zoai:ojs.ufpel:article/13015Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2019-08-05T14:03:11Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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