O(A) docente em ciências e matemática em tempos de crise : mobilização da resiliência no período transpandêmico Covid-19, e a interferência na retomada dos projetos de vida
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56462 |
Resumo: | O presente estudo objetivou compreender como a Resiliência dos(as) professores(as) de Ciências e Matemática, do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, foi mobilizada no período transpandêmico da COVID-19, interferindo na retomada dos projetos de vida. Os nossos objetivos específicos foram: 1) Analisar o grau de Resiliência apresentado pelos(as) professores(as) nos anos de 2020 e 2021, e; 2) Identificar os possíveis aspectos utilizados pelos(as) participantes que auxiliaram na superação de traumas ocasionados, e/ou potencializados, pela crise vivenciada na transpandemia. A nossa pesquisa está epistemologicamente assentada na Fenomenologia, considerando a Filosofia da Existência como caminho à interpretação do objeto. Ela se deu a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado de Chaves (2010), contando com a presença de 26 participantes no primeiro momento. Posteriormente, realizamos uma Entrevista Semiestruturada com quatro professores(as), os dois mais fortemente resilientes e os dois mais fracamente, à época da pesquisa. Os dados produzidos foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que possibilitou a organização dos achados em categorias temáticas formadas por Padrões de Resiliência e pelos aspectos usados na mobilização da mesma. Ao término da pesquisa chegamos às seguintes conclusões. Em relação ao 1o objetivo específico, constatamos que os(as) professores se mantiveram nas faixas de Resiliência Alta e Média-alta; Sobre a investigação do 2o objetivo, eles(as) usaram o amor, a boa vontade, a busca pela saúde emocional e a capacidade de ressignificar situações diante dos eventos traumáticos vivenciados na transpandemia. Também consideraram essencial contribuir positivamente na transformação da vida dos(as) alunos(as) através da dedicação, empatia, formação continuada, paciência e Resiliência. Esses aspectos foram úteis à superação das dores emocionais, possibilitando-nos compreender que os(as) professores(as) mais fortemente resilientes conseguiram dar prosseguimento e/ou retomar seus projetos de vida mais rapidamente, bem como entender que a Resiliência é um fator fundamental à reorganização ou continuidade dos projetos de vida. |
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Os nossos objetivos específicos foram: 1) Analisar o grau de Resiliência apresentado pelos(as) professores(as) nos anos de 2020 e 2021, e; 2) Identificar os possíveis aspectos utilizados pelos(as) participantes que auxiliaram na superação de traumas ocasionados, e/ou potencializados, pela crise vivenciada na transpandemia. A nossa pesquisa está epistemologicamente assentada na Fenomenologia, considerando a Filosofia da Existência como caminho à interpretação do objeto. Ela se deu a partir da aplicação do Questionário da Resiliência adaptado de Chaves (2010), contando com a presença de 26 participantes no primeiro momento. Posteriormente, realizamos uma Entrevista Semiestruturada com quatro professores(as), os dois mais fortemente resilientes e os dois mais fracamente, à época da pesquisa. Os dados produzidos foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que possibilitou a organização dos achados em categorias temáticas formadas por Padrões de Resiliência e pelos aspectos usados na mobilização da mesma. Ao término da pesquisa chegamos às seguintes conclusões. Em relação ao 1o objetivo específico, constatamos que os(as) professores se mantiveram nas faixas de Resiliência Alta e Média-alta; Sobre a investigação do 2o objetivo, eles(as) usaram o amor, a boa vontade, a busca pela saúde emocional e a capacidade de ressignificar situações diante dos eventos traumáticos vivenciados na transpandemia. Também consideraram essencial contribuir positivamente na transformação da vida dos(as) alunos(as) através da dedicação, empatia, formação continuada, paciência e Resiliência. Esses aspectos foram úteis à superação das dores emocionais, possibilitando-nos compreender que os(as) professores(as) mais fortemente resilientes conseguiram dar prosseguimento e/ou retomar seus projetos de vida mais rapidamente, bem como entender que a Resiliência é um fator fundamental à reorganização ou continuidade dos projetos de vida.The present study aimed to understand how the Resilience of Science and Mathematics teachers, from the Upper Elementary Grades to High School, was mobilized in the trans-pandemic period of COVID-19, interfering with the resumption of life projects. Our specific objectives were: 1) To analyze the degree of Resilience presented by teachers in the years 2020 and 2021, and 2) To identify the possible aspects used by the participants that helped overcome traumas caused and/or exacerbated by the crisis experienced in the pandemic period. Our research is epistemologically grounded in Phenomenology, considering the Philosophy of Existence as the path to interpreting the object. It began with the application of the Resilience Questionnaire adapted from Chaves (2010), involving 26 participants initially. Subsequently, we carried out a Semi-Structured Interview with four teachers, the two most resilient and the two most least resilient, at the time of the research. The data produced were analyzed using Bardin’s Content Analysis (2016), which allowed the organization of the findings into thematic categories formed by Resilience Patterns and the aspects used in its mobilization. At the end of the research, we reached the following conclusions: Regarding the 1st specific objective, we found that the teachers remained in the High and Medium-High Resilience ranges. Concerning the 2nd objective, they used love, goodwill, the pursuit for emotional health, and the ability to reframe situations while facing traumatic events experienced during the transpandemic period. They also considered it essential to contribute positively to the transformation students’ lives through dedication, empathy, continued training, patience, and resilience. These aspects were useful in overcoming emotional pains, allowing us to understand that the most strongly resilient teachers managed to continue and/or resume their life projects more quickly, as well as understanding that Resilience is a fundamental factor the reorganization or continuity of life projects.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCOVID-19, Pandemia de, 2020-EducaçãoProfessoresProjeto de vidaO(A) docente em ciências e matemática em tempos de crise : mobilização da resiliência no período transpandêmico Covid-19, e a interferência na retomada dos projetos de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Camila Gois Silva de Lima Vieira.pdfDISSERTAÇÃO Camila Gois Silva de Lima Vieira.pdfapplication/pdf875045https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56462/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Gois%20Silva%20de%20Lima%20Vieira.pdf2a8302d082e81bb9b4a7146c71bd7844MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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