O design de figurino na produção de cinema no Recife: comparação de realidades e imersão etnográfica
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Data de Publicação: | 2017 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27970 |
Resumo: | Tendo em vista o crescimento dos filmes rodados no Estado de Pernambuco nas últimas duas décadas, tomando o filme O Baile Perfumado, lançado em 1997, como marco deste ciclo, assim como a retomada da indústria cinematográfica no país, com o aumento dos incentivos fiscais no setor, além do consequente aumento do consumo de produções nacionais, observa-se um fato comum na produção de design no país: a existência de um espaço paradoxal, na medida em que há um crescimento do produto cinematográfico, não há uma reflexão, racionalizada academicamente sobre o tema – e é isso que este trabalho se predispõe. Assim, esta pesquisa relata o resultado dos estudos etnográficos realizados ao longo dos últimos anos dentro do Programa de Pós-Graduação em Design, da Universidade Federal de Pernambuco, sobre as metodologias utilizadas pelas figurinistas de cinema pernambucanas e seu cotidiano. Apresenta-se como as vivências dessas pessoas, em especial mulheres, influencia diretamente a estética fílmica produzida em Pernambuco, em especial na cidade de Recife. Para gerar este panorama, foi tomada como referencia a imersão realizada pelo presente pesquisador durante as filmagens do longa brasileiro Big Jato, do diretor pernambucano Claudio Assis, com figurino da estilista pernambucana Caroline Azevedo, lançado em 2015, além de entrevistas com duas figurinistas: Chris Garrido e Bárbara Cunha. O resultado desta pesquisa se desdobrou em uma metodologia experimental (apresentada pontualmente) que será levado em continuidade de estudo em uma segunda pesquisa de doutorado com enfoque na tradução destas vivências para a sala de aula. |
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Assim, esta pesquisa relata o resultado dos estudos etnográficos realizados ao longo dos últimos anos dentro do Programa de Pós-Graduação em Design, da Universidade Federal de Pernambuco, sobre as metodologias utilizadas pelas figurinistas de cinema pernambucanas e seu cotidiano. Apresenta-se como as vivências dessas pessoas, em especial mulheres, influencia diretamente a estética fílmica produzida em Pernambuco, em especial na cidade de Recife. Para gerar este panorama, foi tomada como referencia a imersão realizada pelo presente pesquisador durante as filmagens do longa brasileiro Big Jato, do diretor pernambucano Claudio Assis, com figurino da estilista pernambucana Caroline Azevedo, lançado em 2015, além de entrevistas com duas figurinistas: Chris Garrido e Bárbara Cunha. O resultado desta pesquisa se desdobrou em uma metodologia experimental (apresentada pontualmente) que será levado em continuidade de estudo em uma segunda pesquisa de doutorado com enfoque na tradução destas vivências para a sala de aula.CNPqConsidering the growth of the films in the state of Pernambuco, Brazil, in the last two decades, using the movie O Baile Perfumado, released on 1997, as the highlight of this cycle, as well as the resumption of the cinematographic industry in Brazil, with the increase of tax incentives in the entertainment Industry. Besides the consequent increase of the consumption of national productions, a common fact is observed in the costume design: the existence of a paradoxical hiatus, as there is a growth of the cinematographic costumes, there is no reflection, rationalized academically on the subject - and this is what this work predisposes. Thus, this research reports the results of the ethnographic latin-American costume studies carried out over the last years within the program of masters in Design at the Universidade Federal de Pernambuco on the methodologies used by local cinema costume designers and their daily life. It is shown how the experiences of these people, especially women, directly influence the film aesthetics produced in Pernambuco, especially in the city of Recife. In order to generate this panorama, reference was made to the immersion made by the present researcher during the backstage of the Brazilian film “Big Jato”, by Brazilian director Claudio Assis, and the costume by Brazilian Fashion Designer Caroline Azevedo, released in 2015, as well as interviews with two main local costume designers: Chris Garrido and Bárbara Cunha. The result of this research will be unfolded and taken in continuity of study in a second Doctoral Research focused on the translation of these last experiences into the classroom for Public Universities.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign de figurinoEtnografia cinematográficaFigurinistas brasileirasCinema pernambucanoModaO design de figurino na produção de cinema no Recife: comparação de realidades e imersão etnográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Álamo Bandeira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Álamo Bandeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27970/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lamo%20Bandeira.pdf.jpgbc42c583d36907d8d8a7a0cb90e31326MD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Álamo Bandeira.pdfDISSERTAÇÃO Álamo Bandeira.pdfapplication/pdf3994778https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27970/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lamo%20Bandeira.pdf60e830ce6684bb975c17f3ca721d178eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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