Representações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia : houve mudanças a partir do ensino remoto emergencial?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Virgínia Renata Vilar da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44430
Resumo: O objetivo desta investigação é analisar a relação entre as mudanças nas práticas sociais em função do ensino remoto emergencial e as representações sociais de tecnologias digitais na educação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tomando como referência a Teoria das Representações Sociais, com ênfase para a abordagem estrutural, mais especificamente o estudo do núcleo central e da dinâmica das representações sociais, difundiram-se discussões em torno da estrutura e da possível transformação das Representações Sociais de Tecnologias Digitais (TDIC) face ao cenário pandêmico ao qual a educação perpassa por profundas mudanças em ocasião do Ensino Remoto Emergencial. Em função de seu objetivo, a pesquisa contemplou duas etapas: análise documental e coleta de dados empírica. A primeira se desenvolveu por meio da análise do currículo do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, seguida de uma Revisão Sistemática da Literatura com mote pesquisas que buscaram também desvelar representações sociais de TDIC. A segunda contemplou a aplicação de um questionário com associação livre de palavras hierarquizadas junto à 254 licenciandos/as dos cursos de Pedagogia da UFPE. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq, pelo qual foram realizadas análises Prototípica e de Similitude. A técnica da Análise de Conteúdo ofereceu suporte na categorização dos dados. Os principais resultados sugerem que os elementos internet, inovação e aprendizagem permanecem como componentes da zona central da representação social de TDIC, enquanto, dificuldade, acesso e adaptação, seriam possíveis novos elementos desta mesma zona. Obtivemos enquanto categorias temáticas, resultantes da recolha de evocações ao Ensino Remoto: Adaptação; Tecnologia, Pandemia, Aprendizagem, Aspectos Sociais e Sentimentos. Esta última, subdividida em Sentimentos Favoráveis ou Positivos e Sentimentos Desfavoráveis ou Negativos. A análise do campo semântico do Ensino Remoto nos permitiu inferir que embora a prática tenha sido necessária para a não estagnação das atividades acadêmicas no período de pandemia, foi cercada por desafios, marcada pela dificuldade de acesso, ampliando as desigualdades sociais já existentes em nosso país. O Ensino Remoto foi ainda considerado propulsor de transtornos à saúde mental de acordo com relatos de participantes.
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Tomando como referência a Teoria das Representações Sociais, com ênfase para a abordagem estrutural, mais especificamente o estudo do núcleo central e da dinâmica das representações sociais, difundiram-se discussões em torno da estrutura e da possível transformação das Representações Sociais de Tecnologias Digitais (TDIC) face ao cenário pandêmico ao qual a educação perpassa por profundas mudanças em ocasião do Ensino Remoto Emergencial. Em função de seu objetivo, a pesquisa contemplou duas etapas: análise documental e coleta de dados empírica. A primeira se desenvolveu por meio da análise do currículo do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, seguida de uma Revisão Sistemática da Literatura com mote pesquisas que buscaram também desvelar representações sociais de TDIC. A segunda contemplou a aplicação de um questionário com associação livre de palavras hierarquizadas junto à 254 licenciandos/as dos cursos de Pedagogia da UFPE. 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A análise do campo semântico do Ensino Remoto nos permitiu inferir que embora a prática tenha sido necessária para a não estagnação das atividades acadêmicas no período de pandemia, foi cercada por desafios, marcada pela dificuldade de acesso, ampliando as desigualdades sociais já existentes em nosso país. O Ensino Remoto foi ainda considerado propulsor de transtornos à saúde mental de acordo com relatos de participantes.FACEPEThis investigation aims to analyze the relationship between changes in social practices due to the remote emergency and the social representations of digital technologies in education shared by pedagogy undergraduates students at the Federal University of Pernambuco (UFPE). Taking the Theory of Social Representations as a reference, with a motto for the structural approach, more specifically the study of the central nucleus and the dynamics of social representations, discussions were spread around the structure and possible transformation of the Social Representations of Digital Technologies (TDIC). We focused on the face of the pandemic scenario to which education undergoes profound changes on the occasion of this Emergency. The research included two stages: document analysis and empirical data collection. The first one was developed through the curriculum of the Pedagogy course at the UFPE Education Center, followed by a Systematic Review of Literature that also sought to reveal social representations of TDIC. The second one contains a free association of hierarchical words from the 254 undergraduate students of the Pedagogy course at UFPE. The collected data were analyzed using the Iramuteq software and Prototypical and Similitude analyzes were performed. The Content Analysis technique supported the categorization of data. The main results suggest that the elements internet, innovation and learning remain as key components of the central zone of the social representation of TDIC, while, difficulty, access and adaptation, would be possible new elements of this same zone. Adaptation, Technology, Pandemic, Learning, Social Aspects and Feelings were obtained as thematic categories resulting from the collection for Remote Teaching. The last one was subdivided into Favorable or Positive Feelings and Unfavorable or Negative Feelings. The analysis of the semantic field of Remote Teaching allowed us to infer that although the practice was necessary for the non-stagnation of academic activities during the pandemic period, it was surrounded by challenges, marked by the difficulty of access, expanding the social inequalities that already exist in our country. Remote Learning was also considered a driver of mental health disorders according to participants' reports.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoPedagogiaRepresentações SociaisRepresentações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia : houve mudanças a partir do ensino remoto emergencial?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44430/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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