As representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual compartilhadas por licenciandos em matemática
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Data de Publicação: | 2022 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55495 |
Resumo: | A eliminação das desigualdades entre grupos sempre foi pauta das lutas sociais. O grupo das pessoas com deficiência, após passar por várias fases como a da exclusão, segregação e integração, ainda sofre, na atualidade, consequências dessas eras. Por volta de 1987, surgem ações para construção de uma sociedade inclusiva. Assim, pessoas com deficiência visual começam a ter acesso à educação. Daí emergiu nosso interesse em responder à questão: o que pensam os futuros professores de matemática sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual? Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual, pelos licenciandos em matemática de universidades públicas do estado de Pernambuco. Então, recorremos à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015), na perspectiva da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2003). A coleta de dados foi realizada on-line, pelo Formulário Google. Utilizamos o teste de associação livre de palavras, do qual participaram 197 licenciandos em matemática de três universidades públicas do estado de Pernambuco. Os resultados indicam que as representações sociais de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual construídas por licenciandos em matemática ainda estão caminhando rumo à perspectiva da inclusão. Entretanto, ainda existem resíduos do capacitismo, que é todo tipo de preconceito que as pessoas com deficiência sofrem. Porém, os licenciandos apontam algumas soluções para combater a falta de inclusão, como a formação docente, acessibilidade nos espaços e recursos e eliminação de qualquer tipo de barreira. Desse modo, para que a escola se torne, de fato e de direito, inclusiva, é necessário o esforço e o empenho de toda uma sociedade em atos, ações, reflexões e práticas anticapacitistas. |
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SANTOS, Maria Caroline de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9361083833556327http://lattes.cnpq.br/5352327267743842MAIA, Lícia de Souza Leão2024-03-19T17:40:18Z2024-03-19T17:40:18Z2022-08-15SANTOS, Maria Caroline de Souza. As representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual compartilhadas por licenciandos em matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55495ark:/64986/001300000511vA eliminação das desigualdades entre grupos sempre foi pauta das lutas sociais. O grupo das pessoas com deficiência, após passar por várias fases como a da exclusão, segregação e integração, ainda sofre, na atualidade, consequências dessas eras. Por volta de 1987, surgem ações para construção de uma sociedade inclusiva. Assim, pessoas com deficiência visual começam a ter acesso à educação. Daí emergiu nosso interesse em responder à questão: o que pensam os futuros professores de matemática sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual? Essa pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual, pelos licenciandos em matemática de universidades públicas do estado de Pernambuco. Então, recorremos à Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2015), na perspectiva da Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2003). A coleta de dados foi realizada on-line, pelo Formulário Google. Utilizamos o teste de associação livre de palavras, do qual participaram 197 licenciandos em matemática de três universidades públicas do estado de Pernambuco. Os resultados indicam que as representações sociais de inclusão escolar da pessoa com deficiência visual construídas por licenciandos em matemática ainda estão caminhando rumo à perspectiva da inclusão. Entretanto, ainda existem resíduos do capacitismo, que é todo tipo de preconceito que as pessoas com deficiência sofrem. Porém, os licenciandos apontam algumas soluções para combater a falta de inclusão, como a formação docente, acessibilidade nos espaços e recursos e eliminação de qualquer tipo de barreira. Desse modo, para que a escola se torne, de fato e de direito, inclusiva, é necessário o esforço e o empenho de toda uma sociedade em atos, ações, reflexões e práticas anticapacitistas.The elimination of inequalities between groups has always been the agenda of social struggles. The group of people with disabilities, after going through several phases such as exclusion, segregation and integration, still suffers the consequences of these eras today. Around 1987, actions to build an inclusive society began to emerge. Thus, people with visual impairments begin to have access to education. Hence our interest in answering the question: what do future mathematics teachers think about the school inclusion of people with visual impairments? This research aimed to identify and analyze the social representations of school inclusion of people with visual impairment, by undergraduates in mathematics from public universities in the state of Pernambuco. So, we turn to the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 2015) from the perspective of the Central Core Theory (ABRIC, 2003). Data collection was performed online, using the Google Form. We used the free word association test, in which 197 mathematics undergraduates from three public universities in the state of Pernambuco participated. The results indicate that the social representations of school inclusion of the visually impaired person built by undergraduates in mathematics are still moving towards the perspective of inclusion. However, there are still residues of ableism, which is all kinds of prejudice that people with disabilities suffer. However, the undergraduates point out some solutions to combat the lack of inclusion, such as teacher training, accessibility in spaces and resources, elimination of any type of barriers. In this way, for the school to become, in fact, and by law inclusive, the effort and commitment of an entire society in anti-capacitative acts, actions, reflections and practices is necessary.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInclusão escolarEstudantes com deficiência visualRepresentações sociaisAs representações sociais de inclusão escolar de pessoa com deficiência visual compartilhadas por licenciandos em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Maria Caroline de Souza Santos.pdfDISSERTAÇÃO Maria Caroline de Souza Santos.pdfapplication/pdf1240255https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55495/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Maria%20Caroline%20de%20Souza%20Santos.pdf2ebd27f0cbaba0dd8e83046f34231a85MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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