SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, Alexsandro Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000014w0v
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024
Resumo: Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, muitos deles atribuídos a falhas humanas. Para reduzir esses números alarmantes, universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo têm se unido para desenvolver sistemas que aprimorem a condução em áreas urbanas e rodovias, utilizando tecnologias avançadas, como sistemas embarcados, redes de comunicação sem Ąo e Inteligência ArtiĄcial (IA). A aplicação dos siste- mas embarcados na indústria automotiva tem contribuído signiĄcativamente para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de diversas funções do veículo, incluindo multimí- dia, climatização e controle de tração, entre outras. Contudo, o desenvolvimento de Veículos Autônomos (VAs) enfrenta desaĄos consideráveis, tanto em termos de custos quanto de diĄ- culdades tecnológicas. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento desses sistemas autônomos requerem recursos que envolvem especialistas em IA, engenheiros de software e infraestrutura de testes, resultando em maiores investimentos Ąnanceiros. Outro desaĄo é a complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis e interações complexas. Nesse contexto, a utilização de veículos em escala reduzida tem se mostrado uma abordagem co- mum em projetos de veículos autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e com custos reduzidos para testes e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é o desen- volvimento de protótipos de veículos elétricos autônomos em escala reduzida para avaliar as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) em um pelotão de veí- culos. O processo abrange desde a montagem da estrutura física até a elaboração do projeto e desenvolvimento dos circuitos eletrônicos, incluindo os testes dos protótipos. A proposta é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários validar e analisar dados em um sistema ADAS aplicado a um pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos dois veículos elétricos de pequeno porte, equipados com ECUs, câmeras (alta deĄnição e estereoscópicas) e radares de ondas milimétricas. Esses veículos demonstraram o comportamento dos sistemas desen- volvidos, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência (EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de pequeno porte.
id UFPE_012c8323b33e856c655d48eb51268df5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/52024
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling COELHO, Alexsandro Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/6932464209555143http://lattes.cnpq.br/8983932189780223SILVA FILHO, Abel Guilhermino da2023-08-22T18:09:43Z2023-08-22T18:09:43Z2023-07-26COELHO, Alexsandro Ferreira. SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024ark:/64986/0013000014w0vOs acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, muitos deles atribuídos a falhas humanas. Para reduzir esses números alarmantes, universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo têm se unido para desenvolver sistemas que aprimorem a condução em áreas urbanas e rodovias, utilizando tecnologias avançadas, como sistemas embarcados, redes de comunicação sem Ąo e Inteligência ArtiĄcial (IA). A aplicação dos siste- mas embarcados na indústria automotiva tem contribuído signiĄcativamente para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de diversas funções do veículo, incluindo multimí- dia, climatização e controle de tração, entre outras. Contudo, o desenvolvimento de Veículos Autônomos (VAs) enfrenta desaĄos consideráveis, tanto em termos de custos quanto de diĄ- culdades tecnológicas. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento desses sistemas autônomos requerem recursos que envolvem especialistas em IA, engenheiros de software e infraestrutura de testes, resultando em maiores investimentos Ąnanceiros. Outro desaĄo é a complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis e interações complexas. Nesse contexto, a utilização de veículos em escala reduzida tem se mostrado uma abordagem co- mum em projetos de veículos autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e com custos reduzidos para testes e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é o desen- volvimento de protótipos de veículos elétricos autônomos em escala reduzida para avaliar as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) em um pelotão de veí- culos. O processo abrange desde a montagem da estrutura física até a elaboração do projeto e desenvolvimento dos circuitos eletrônicos, incluindo os testes dos protótipos. A proposta é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários validar e analisar dados em um sistema ADAS aplicado a um pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos dois veículos elétricos de pequeno porte, equipados com ECUs, câmeras (alta deĄnição e estereoscópicas) e radares de ondas milimétricas. Esses veículos demonstraram o comportamento dos sistemas desen- volvidos, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência (EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de pequeno porte.CAPESTraffic accidents are one of the main causes of death in the world, many of them attributed to human errors. To reduce these alarming numbers, universities, technology companies, and the automotive sector have come together to develop systems that enhance driving in urban and highway areas, using advanced technologies such as embedded systems, wireless commu- nication networks, and ArtiĄcial Intelligence (AI). The application of embedded systems in the automotive industry has signiĄcantly contributed to improving traffic safety, allowing control over various vehicle functions, including multimedia, climate control, and traction control, among others. However, the development of Autonomous Vehicles (AVs) faces considerable challenges, both in terms of costs and technological difficulties. Moreover, the research and development of these autonomous systems require resources involving AI experts, software en- gineers, and testing infrastructure, resulting in higher Ąnancial investments. Another challenge is the complexity of the real traffic environment, with its unpredictable variations and complex interactions. In this context, the use of scaled-down vehicles has proven to be a common ap- proach in autonomous vehicle projects, providing a safe, controlled, and cost-effective platform for testing and development. The objective of this work is to develop prototypes of small-scale autonomous electric vehicles to evaluate the functions of Advanced Driver Assistance Sys- tems (ADAS) in a Ćeet of vehicles. The process encompasses everything from assembling the physical structure to the design and development of electronic circuits, including testing the prototypes. The proposal aims to provide functionalities that allow users to validate and ana- lyze data in an ADAS system applied to a Ćeet, in a safe and cost-effective manner compared to a real-scale Ćeet of vehicles. As a result, two small electric vehicles equipped with ECUs, cameras (high-deĄnition and stereoscopic), and millimeter wave radars have been developed. These vehicles demonstrated the behavior of the developed systems, such as Adaptive Cruise Control (ACC), Lane Keeping System (LKS), and Emergency Braking System (EBS), for the lateral and longitudinal control of the small electric vehicles.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia da ComputaçãoVeículos autônomosUnidades eletrônicas de controleSistemas de direção automatizadaPlatoonSAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platooninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdfDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdfapplication/pdf15083102https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf5a8eacef788e226cb28f8cf7751f59a1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdf.txtDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdf.txtExtracted texttext/plain273094https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf.txt8b72242b1bec5a02a80f396e0377239aMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Alexsandro Ferreira Coelho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf.jpgfc044ab7fe6ec81fe2b202ebffb66a4dMD55123456789/520242023-08-23 02:17:29.109oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212023-08-23T05:17:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
title SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
spellingShingle SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
COELHO, Alexsandro Ferreira
Engenharia da Computação
Veículos autônomos
Unidades eletrônicas de controle
Sistemas de direção automatizada
Platoon
title_short SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
title_full SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
title_fullStr SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
title_full_unstemmed SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
title_sort SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon
author COELHO, Alexsandro Ferreira
author_facet COELHO, Alexsandro Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6932464209555143
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8983932189780223
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, Alexsandro Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA FILHO, Abel Guilhermino da
contributor_str_mv SILVA FILHO, Abel Guilhermino da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia da Computação
Veículos autônomos
Unidades eletrônicas de controle
Sistemas de direção automatizada
Platoon
topic Engenharia da Computação
Veículos autônomos
Unidades eletrônicas de controle
Sistemas de direção automatizada
Platoon
description Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, muitos deles atribuídos a falhas humanas. Para reduzir esses números alarmantes, universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo têm se unido para desenvolver sistemas que aprimorem a condução em áreas urbanas e rodovias, utilizando tecnologias avançadas, como sistemas embarcados, redes de comunicação sem Ąo e Inteligência ArtiĄcial (IA). A aplicação dos siste- mas embarcados na indústria automotiva tem contribuído signiĄcativamente para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de diversas funções do veículo, incluindo multimí- dia, climatização e controle de tração, entre outras. Contudo, o desenvolvimento de Veículos Autônomos (VAs) enfrenta desaĄos consideráveis, tanto em termos de custos quanto de diĄ- culdades tecnológicas. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento desses sistemas autônomos requerem recursos que envolvem especialistas em IA, engenheiros de software e infraestrutura de testes, resultando em maiores investimentos Ąnanceiros. Outro desaĄo é a complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis e interações complexas. Nesse contexto, a utilização de veículos em escala reduzida tem se mostrado uma abordagem co- mum em projetos de veículos autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e com custos reduzidos para testes e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é o desen- volvimento de protótipos de veículos elétricos autônomos em escala reduzida para avaliar as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) em um pelotão de veí- culos. O processo abrange desde a montagem da estrutura física até a elaboração do projeto e desenvolvimento dos circuitos eletrônicos, incluindo os testes dos protótipos. A proposta é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários validar e analisar dados em um sistema ADAS aplicado a um pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos dois veículos elétricos de pequeno porte, equipados com ECUs, câmeras (alta deĄnição e estereoscópicas) e radares de ondas milimétricas. Esses veículos demonstraram o comportamento dos sistemas desen- volvidos, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência (EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de pequeno porte.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-22T18:09:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-22T18:09:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Alexsandro Ferreira. SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000014w0v
identifier_str_mv COELHO, Alexsandro Ferreira. SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ark:/64986/0013000014w0v
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52024/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Alexsandro%20Ferreira%20Coelho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5a8eacef788e226cb28f8cf7751f59a1
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
8b72242b1bec5a02a80f396e0377239a
fc044ab7fe6ec81fe2b202ebffb66a4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1814448442650394624