Rotinas familiares de cuidadores de crianças com paralisia cerebral à luz da teoria de Betty Neuman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BUARQUE, Bruna de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29120
Resumo: Ter uma criança com paralisia cerebral causa grande impacto na rotina familiar. A família, logo, necessita de suporte adequado às suas necessidades e, assim, a enfermagem poderá identificar as principais dificuldades enfrentadas nesta rotina. A assistência poderá ser mediada pela Teoria de Betty Neuman, cuja finalidade é fundamentar a prática do enfermeiro, ao direcioná-la visualização do indivíduo no contexto familiar e com das implicações no processo saúde-doença. O objetivo do estudo é analisar rotinas familiares de cuidadores de crianças com paralisia cerebral à luz da Teoria de Betty Neuman. Caracteriza-se por ser um estudo descritivo, transversal com abordagem qualitativa, realizado com cuidadores de crianças com paralisia cerebral. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura a fim de dar aporte cientifico ao tema estudado. Foram consultadas as bases de dados BDENF, LILACS, SCOPUS e CINAHL, no período de 2006 e 2015, com a pergunta norteadora: “Quais as práticas de Enfermagem realizadas com famílias de crianças com paralisia cerebral?”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a coleta resultou em 05 artigos. Posteriormente, o estudo seguiu em conformidade com a Resolução nº466/12 e foi realizado no ambulatório do Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas - UFPE em Recife - PE, em 2016. Para obtenção dos dados, realizou-se uma entrevista individual com os cuidadores de crianças com paralisia cerebral e concomitantemente foi construídos Genograma e Ecomapa, com a participação ativa do cuidador, conforme proposto pelo Modelo Calgary de Avaliação da Família. O questionário semi-estruturado era composto das questões norteadoras: “Como é a rotina de cuidados com o seu filho/familiar?”, “O que mudou na sua vida após o nascimento do seu filho/familiar?” e “Como é o suporte dos profissionais da saúde com os cuidados da criança?”. De acordo com os resultados da dissertação, construíram-se um artigo de revisão integrativa da literatura intitulado “Práticas de Enfermagem à família de crianças com paralisia cerebral”, e outros dois artigos originais, “Genograma e ecomapa das famílias de crianças com paralisia cerebral à luz do Modelo Calgary” e “Rotinas familiares dos cuidadores de crianças com paralisia cerebral à luz da Teoria de Betty Neuman”. Constatouse que as práticas de Enfermagem voltadas às famílias de crianças com paralisia cerebral ainda não são suficientes, embora haja o reconhecimento da relevância das suas intervenções. No segundo artigo, verificou-se que por meio do Modelo Calgary de Avaliação da Família, as ações de enfermagem tem maior potencial no enfrentamento das adversidades vivenciadas pelas famílias, a partir da construção do Genograma e Ecomapa para reconhecimento da composição familiar e as relações com o meio e entre si. No terceiro artigo, após análise dos dados fundamentados na Teoria de Betty Neuman, foi possível identificar, nas falas das cuidadoras, que as famílias enfrentam mudanças: aceitação do diagnóstico, separação conjugal, abandono do trabalho, preconceito e falta de acessibilidade. Para tanto, o suporte social pode reduzir os fatores estressores das rotinas familiares. O conhecimento de tais fatos permite ao enfermeiro condições de propor intervenções adequadas em todos os níveis de prevenção, para auxiliar no enfrentamento das dificuldades.
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Realizou-se uma revisão integrativa da literatura a fim de dar aporte cientifico ao tema estudado. Foram consultadas as bases de dados BDENF, LILACS, SCOPUS e CINAHL, no período de 2006 e 2015, com a pergunta norteadora: “Quais as práticas de Enfermagem realizadas com famílias de crianças com paralisia cerebral?”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a coleta resultou em 05 artigos. Posteriormente, o estudo seguiu em conformidade com a Resolução nº466/12 e foi realizado no ambulatório do Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital das Clínicas - UFPE em Recife - PE, em 2016. Para obtenção dos dados, realizou-se uma entrevista individual com os cuidadores de crianças com paralisia cerebral e concomitantemente foi construídos Genograma e Ecomapa, com a participação ativa do cuidador, conforme proposto pelo Modelo Calgary de Avaliação da Família. O questionário semi-estruturado era composto das questões norteadoras: “Como é a rotina de cuidados com o seu filho/familiar?”, “O que mudou na sua vida após o nascimento do seu filho/familiar?” e “Como é o suporte dos profissionais da saúde com os cuidados da criança?”. De acordo com os resultados da dissertação, construíram-se um artigo de revisão integrativa da literatura intitulado “Práticas de Enfermagem à família de crianças com paralisia cerebral”, e outros dois artigos originais, “Genograma e ecomapa das famílias de crianças com paralisia cerebral à luz do Modelo Calgary” e “Rotinas familiares dos cuidadores de crianças com paralisia cerebral à luz da Teoria de Betty Neuman”. Constatouse que as práticas de Enfermagem voltadas às famílias de crianças com paralisia cerebral ainda não são suficientes, embora haja o reconhecimento da relevância das suas intervenções. No segundo artigo, verificou-se que por meio do Modelo Calgary de Avaliação da Família, as ações de enfermagem tem maior potencial no enfrentamento das adversidades vivenciadas pelas famílias, a partir da construção do Genograma e Ecomapa para reconhecimento da composição familiar e as relações com o meio e entre si. No terceiro artigo, após análise dos dados fundamentados na Teoria de Betty Neuman, foi possível identificar, nas falas das cuidadoras, que as famílias enfrentam mudanças: aceitação do diagnóstico, separação conjugal, abandono do trabalho, preconceito e falta de acessibilidade. Para tanto, o suporte social pode reduzir os fatores estressores das rotinas familiares. O conhecimento de tais fatos permite ao enfermeiro condições de propor intervenções adequadas em todos os níveis de prevenção, para auxiliar no enfrentamento das dificuldades.To obtain the data, an individual interview was conducted with the caregivers of children with cerebral palsy, and concurrently the Genogram and Ecomapa were constructed with the active participation of the caregiver as proposed by the Calgary Family Assessment Model. The semi-structured questionnaire was driven by the following guiding questions: "How is the routine of caring for your child / family?", "What has changed in your life after the birth of your child / family?" And "How is it support of health professionals with child care? " As a result of the dissertation, an article integrating the literature entitled Nursing Practices to the family of children with cerebral palsy, and two other articles, Genogram and ecomap of the families of children with cerebral palsy in light of the Calgary Model and Routines family caregivers of children with cerebral palsy in the light of Betty Neuman's Theory. It was found that the elaboration of the Nursing practices aimed at the families of children with cerebral palsy are not enough, although there is recognition of the relevance of Nursing interventions. In the second article, it was verified that through the Calgary Family Assessment Model, nursing actions have greater potential in coping with the adversities experienced by families, based on the construction of the Genogram and Ecomapa for the recognition of the family composition and its relations with the environment and between each other. In the third article, after analyzing the data based on the Betty Neuman Theory, it was possible to identify in the speeches of the caregivers that the families faced changes such as acceptance of diagnosis, marital separation, abandonment of work, prejudice and lack of accessibility. For this, social support can minimize these stressors of family routines. From the knowledge of these facts, nurses can propose appropriate interventions to families at all levels of prevention, to assist in coping with adversity.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EnfermagemUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCuidadorParalisia cerebralTeoria de enfermagemCriançaEducação em saúdeRotinas familiares de cuidadores de crianças com paralisia cerebral à luz da teoria de Betty Neumaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Bruna de Souza Buarque.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Bruna de Souza Buarque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29120/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruna%20de%20Souza%20Buarque.pdf.jpg9878d4bbc89910dac6aced20967630b8MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Bruna de Souza Buarque.pdfDISSERTAÇÃO Bruna de Souza Buarque.pdfapplication/pdf2369322https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29120/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Bruna%20de%20Souza%20Buarque.pdf7190906a43a4628e440f4ced836e7573MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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