Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/00130000002vk |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797 |
Resumo: | SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FONSECA, Fernanda Camila |
id |
UFPE_01778999b4fd4da5b49a39c9000dbf77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33797 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva doshttp://lattes.cnpq.br/3707042847849579http://lattes.cnpq.br/4863742227544521MORAIS, Josimar Jorge Ventura de2019-09-26T19:55:10Z2019-09-26T19:55:10Z2019-02-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797ark:/64986/00130000002vkSANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FONSECA, Fernanda CamilaA partir da última década pode-se perceber que produções cinematográficas passam a trazer para o grande público mais mulheres em frente e por trás das câmeras. Contemporaneamente pode-se observar uma mudança nos mais diversos domínios do cinema que vai desde a criação e produção fílmica até a sua distribuição (LIPOVETSKY & SERROY, 2007). Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar de que forma pode-se perceber, dentro da narrativa fílmica, aspectos que apresentam um rompimento ou uma perpetuação de estruturas de poder, assim como as mulheres e certos temas que estejam presentes na narrativa são abordados, sobretudo nos filmes O Bebê de Bridget Jones e Mulher-Maravilha (2017). Para tanto, a pesquisa direciona-se a partir dos estudos fílmicos feministas e dos estudos culturais, assim como trabalha o conceito de pós-feminismo dentro de narrativas hollywoodianas. O estudo se realizou através da análise fílmica de filmes que tragam mulheres como protagonistas e a partir dessa seleção os filmes foram analisados através de uma metodologia baseada na análise interpretativa (DENZIN, 1995) de filmes, para que se possa compreender essa nova representação da mulher pela indústria cinematográfica. Os dados obtidos foram submetidos à bibliografia de perspectiva feminista e marxista, assim como norteados por ambas. Através da pesquisa, percebe-se que os dados apontam para uma série de nuances dentro destas novas narrativas fílmicas e que a própria análise não poderia ser feita de maneira maniqueísta e simplória em que se questiona apenas se determinada produção é boa ou má em termos representacionais para as mulheres.CNPqFrom the last decade it can be seen that cinematographic productions are bringing more women in front of and behind the cameras to the public. Contemporaneously one can observe a change in the most diverse fields of the cinema that goes from the creation and filmic production until its distribution (LIPOVETSKY & SERROY, 2007). In this sense, the present work proposes to analyze how, within the film narrative, one can perceive aspects that present a rupture or perpetuation of power structures, just as women and certain themes that are present in the narrative are approached, especially in the films Bridget Jones's Baby and Wonder Woman (2017). Therefore, the research is based on feminist film studies and cultural studies, just as works the concept of post-feminism within Hollywood narratives. The study was conducted through the film analysis of films that bring women as protagonists and from that selection the films were analyzed through a methodology based on the interpretive analysis (DENZIN, 1995) of films, in order to understand this new representation of women by the film industry. The data obtained were submitted to the bibliography of feminist and Marxist perspective, as well as guided by both. Through the research, it is noticed that the data point to a series of nuances within these new film narratives and that the analysis itself could not be made in a manichean and simple-minded way in which it is only questioned whether a given production is good or bad in representational terms for women.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociologiaIndústria culturalMulheres na indústria cinematográficaMulheres no cinemaMulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdf.jpg5d25d0e68ea7a0c5116b5e602feeb20dMD56ORIGINALDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdfDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdfapplication/pdf824859https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdfdf925ff99041334df1fc2111c00a37bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54TEXTDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdf.txtDISSERTAÇÃO Fernanda Camila Fonseca Silva dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain286744https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdf.txtafc1d610eaba15314f731fb7698a2f14MD55123456789/337972019-10-25 08:48:48.968oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T11:48:48Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
title |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
spellingShingle |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos Sociologia Indústria cultural Mulheres na indústria cinematográfica Mulheres no cinema |
title_short |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
title_full |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
title_fullStr |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
title_full_unstemmed |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
title_sort |
Mulheres em cena no cinema hollywoodiano mainstream : negociando as estruturas |
author |
SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos |
author_facet |
SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3707042847849579 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4863742227544521 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MORAIS, Josimar Jorge Ventura de |
contributor_str_mv |
MORAIS, Josimar Jorge Ventura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Indústria cultural Mulheres na indústria cinematográfica Mulheres no cinema |
topic |
Sociologia Indústria cultural Mulheres na indústria cinematográfica Mulheres no cinema |
description |
SANTOS, Fernanda Camila Fonseca Silva dos, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: FONSECA, Fernanda Camila |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-26T19:55:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-26T19:55:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/00130000002vk |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33797 |
identifier_str_mv |
ark:/64986/00130000002vk |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/4/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33797/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fernanda%20Camila%20Fonseca%20Silva%20dos%20Santos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5d25d0e68ea7a0c5116b5e602feeb20d df925ff99041334df1fc2111c00a37bd bd573a5ca8288eb7272482765f819534 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 afc1d610eaba15314f731fb7698a2f14 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172675749806080 |