O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/27578 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020. |
id |
UNB-2_131b3dc8a5076fddeb6580e76fa05b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/27578 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Flora, Ana Paula Ireno DiCarvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroFLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27578Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.A falta de mulheres na direção faz do Cinema contemporâneo propagador de uma única história, contada a partir do ponto de vista masculino, o que compromete a qualidade das representações femininas em tela. O olhar masculino hegemônico, que reduz as mulheres a objetos de contemplação, além de privilegiado no cinema, é também mais discutido pela academia; enquanto o olhar feminino é ainda invisibilizado aguardando definição teórica. Nesse contexto, a indústria hollywoodiana – única capaz de se fazer global – dominada por homens brancos, é a principal disseminadora de estereótipos negativos sobre mulheres, portanto para discutir o poder da identidade do realizador sobre as representações, tomamos como objeto da análise de conteúdo o filme Adoráveis Mulheres (2019), escrito e dirigido por Greta Gerwig, que mesmo aclamado pela crítica encontrou dificuldades para ser assim reconhecido por seus pares.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-02-11T15:28:04Z No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-05-18T12:57:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-18T12:57:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)The lack of female directors in contemporary Cinema makes it a spreader of a single story, told from the male point of view, which compromises the quality of female representation on screen. The hegemonic male gaze, which reduces women to objects of contemplation, besides being privileged in film, it’s also more discussed by the academy, while the female gaze stills invisible waiting for a theoretical definition. In this context, the Hollywood film industry - the only one capable of becoming global - , dominated by white men, is the main producer of negative stereotypes about women, so to discuss the power of the director's identity over representations, we take as an object of content analysis Little Women (2019), written and directed by Greta Gerwig, who, despite being critically acclaimed, found it difficult to be recognized by her peers.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres no cinemaCinemaRepresentatividade socialIndústria cinematográficaGênero - desigualdadeO olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwiginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-18T12:57:46Z2021-05-18T12:57:46Z2020-12-15porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdfapplication/pdf2952505http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/1/2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9MD5110483/275782021-05-18 09:57:46.244oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-18T12:57:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
title |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
spellingShingle |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig Flora, Ana Paula Ireno Di Mulheres no cinema Cinema Representatividade social Indústria cinematográfica Gênero - desigualdade |
title_short |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
title_full |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
title_fullStr |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
title_full_unstemmed |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
title_sort |
O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig |
author |
Flora, Ana Paula Ireno Di |
author_facet |
Flora, Ana Paula Ireno Di |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flora, Ana Paula Ireno Di |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
contributor_str_mv |
Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres no cinema Cinema Representatividade social Indústria cinematográfica Gênero - desigualdade |
topic |
Mulheres no cinema Cinema Representatividade social Indústria cinematográfica Gênero - desigualdade |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-18T12:57:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-18T12:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27578 |
identifier_str_mv |
FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/27578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/1/2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908037077827584 |