O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flora, Ana Paula Ireno Di
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/27578
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
id UNB-2_131b3dc8a5076fddeb6580e76fa05b33
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/27578
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Flora, Ana Paula Ireno DiCarvalho, Rafiza Luziani Varão RibeiroFLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/27578Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.A falta de mulheres na direção faz do Cinema contemporâneo propagador de uma única história, contada a partir do ponto de vista masculino, o que compromete a qualidade das representações femininas em tela. O olhar masculino hegemônico, que reduz as mulheres a objetos de contemplação, além de privilegiado no cinema, é também mais discutido pela academia; enquanto o olhar feminino é ainda invisibilizado aguardando definição teórica. Nesse contexto, a indústria hollywoodiana – única capaz de se fazer global – dominada por homens brancos, é a principal disseminadora de estereótipos negativos sobre mulheres, portanto para discutir o poder da identidade do realizador sobre as representações, tomamos como objeto da análise de conteúdo o filme Adoráveis Mulheres (2019), escrito e dirigido por Greta Gerwig, que mesmo aclamado pela crítica encontrou dificuldades para ser assim reconhecido por seus pares.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-02-11T15:28:04Z No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-05-18T12:57:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-18T12:57:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf: 2952505 bytes, checksum: 576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9 (MD5)The lack of female directors in contemporary Cinema makes it a spreader of a single story, told from the male point of view, which compromises the quality of female representation on screen. The hegemonic male gaze, which reduces women to objects of contemplation, besides being privileged in film, it’s also more discussed by the academy, while the female gaze stills invisible waiting for a theoretical definition. In this context, the Hollywood film industry - the only one capable of becoming global - , dominated by white men, is the main producer of negative stereotypes about women, so to discuss the power of the director's identity over representations, we take as an object of content analysis Little Women (2019), written and directed by Greta Gerwig, who, despite being critically acclaimed, found it difficult to be recognized by her peers.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres no cinemaCinemaRepresentatividade socialIndústria cinematográficaGênero - desigualdadeO olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwiginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-05-18T12:57:46Z2021-05-18T12:57:46Z2020-12-15porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdfapplication/pdf2952505http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/1/2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9MD5110483/275782021-05-18 09:57:46.244oai:bdm.unb.br:10483/27578w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-18T12:57:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
title O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
spellingShingle O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
Flora, Ana Paula Ireno Di
Mulheres no cinema
Cinema
Representatividade social
Indústria cinematográfica
Gênero - desigualdade
title_short O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
title_full O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
title_fullStr O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
title_full_unstemmed O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
title_sort O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig
author Flora, Ana Paula Ireno Di
author_facet Flora, Ana Paula Ireno Di
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flora, Ana Paula Ireno Di
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
contributor_str_mv Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Mulheres no cinema
Cinema
Representatividade social
Indústria cinematográfica
Gênero - desigualdade
topic Mulheres no cinema
Cinema
Representatividade social
Indústria cinematográfica
Gênero - desigualdade
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-18T12:57:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-18T12:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/27578
identifier_str_mv FLORA, Ana Paula Ireno Di. O olhar feminino no cinema contemporâneo : uma análise de Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. 2020. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/27578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/27578/1/2020_AnaPaulaIrenoDiFlora_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
576166c58b2fe59401fc08984a7ea1f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908037077827584