O ensino superior da educação física no Estado de Pernambuco (1940-1972)
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Data de Publicação: | 2008 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4372 |
Resumo: | Este trabalho trata da inserção do ensino superior da Educação Física na política educacional do Estado de Pernambuco, no período em que foram criados os primeiros cursos superiores no Estado: o da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (1940) e o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (1972). O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as razões que contribuíram para a implantação dos cursos acima citados. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma análise bibliográfica e outra documental referente ao período a fim de coletar e analisar dados sobre os fatores políticos nacionais e regionais que influenciaram o processo de reprodução social presente na Educação Física. A análise da gênese do ensino superior e suas propostas curriculares, bem como a análise da legislação do ensino da Educação Física, serviram para verificar a sua importância no elenco das disciplinas escolares e como esta contribuiu para os governos pernambucanos viabilizarem seus projetos de desenvolvimento, propagando sua ideologia nacional-desenvolvimentista e também formando consciência cívica e política. Assim, com base nessas análises, pode-se considerar que a Educação Física no Estado de Pernambuco teve diversos discursos que contemplavam as fases do desenvolvimento, demonstrando as ideologias inerentes a cada época |
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Eustáquio Lopes Cavalcante, MárcioHenrique Albert Brayner, Flávio 2014-06-12T17:21:07Z2014-06-12T17:21:07Z2008-01-31Eustáquio Lopes Cavalcante, Márcio; Henrique Albert Brayner, Flávio. O ensino superior da educação física no Estado de Pernambuco (1940-1972). 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4372ark:/64986/001300000nccnEste trabalho trata da inserção do ensino superior da Educação Física na política educacional do Estado de Pernambuco, no período em que foram criados os primeiros cursos superiores no Estado: o da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (1940) e o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (1972). O trabalho tem como objetivo identificar e analisar as razões que contribuíram para a implantação dos cursos acima citados. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma análise bibliográfica e outra documental referente ao período a fim de coletar e analisar dados sobre os fatores políticos nacionais e regionais que influenciaram o processo de reprodução social presente na Educação Física. A análise da gênese do ensino superior e suas propostas curriculares, bem como a análise da legislação do ensino da Educação Física, serviram para verificar a sua importância no elenco das disciplinas escolares e como esta contribuiu para os governos pernambucanos viabilizarem seus projetos de desenvolvimento, propagando sua ideologia nacional-desenvolvimentista e também formando consciência cívica e política. 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