Para além das pedagogias da cons-ciência : elementos para um pensamento pedagógico crítico em Louis Althusser
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Data de Publicação: | 2024 |
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Resumo: | Este trabalho tem como principal objetivo mostrar que existem, na tradição do pensamento do filósofo francês Louis Althusser, elementos para um pensamento pedagógico crítico, cuja principal contribuição está em torno da ressignificação que o pensador faz sobre o que ele denomina de aparelhos ideológicos de Estado e sobre as ideologias. Para atingirmos o objetivo proposto, dividimos o presente trabalho em quatro capítulos. No primeiro, mostramos uma breve biografia de Louis Althusser, os porquês da escolha da pesquisa, os objetivos do presente trabalho, bem como a metodologia e a justificativa. O segundo trata das duas principais teorias que influenciaram o pensamento althusseriano: o marxismo e a psicanálise. Do marxismo, Althusser se apropriou e incorporou várias das suas categorias, entre elas: Estado, ideologia, sujeito, luta de classes, aparelho de Estado, materialismo histórico-dialético, modo de produção, estrutura e infraestrutura, revolução, emancipação da classe trabalhadora. Da psicanálise, foi, entre outras teorias, influenciado pela concepção de sujeito descentralizado, não fixo, bem como pela ideia de que a ideologia é eterna como o inconsciente freudiano a partir de uma leitura lacaniana. O terceiro capítulo aborda a recepção do pensamento althusseriano pelos principais pensadores das pedagogias da consciência no Brasil, destacando-se, entre eles, Paulo Freire e Dermeval Saviani, sendo estes herdeiros de uma concepção de sujeito moderno. E, por fim, vem o quarto capítulo, que consolida as contribuições de Louis Althusser para um pensamento pedagógico crítico. Para este filósofo, os aparelhos ideológicos de Estado são conhecidos e reconhecidos não apenas como espaços da reprodução da ideologia dominante, mas também lugares e meios de resistência, luta de classes, disputa de poder e educação-formação da classe trabalhadora, enquanto as ideologias, na compreensão do autor, se apresentam como elementos fundamentais na e para a formação dos sujeitos, pois todos os aparelhos ideológicos de Estado são atravessados por ideologias. |
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FERREIRA, Alex Linshttp://lattes.cnpq.br/9242141719504865http://lattes.cnpq.br/3966877544841288SILVA, André Gustavo Ferreira da2024-06-14T19:01:43Z2024-06-14T19:01:43Z2024-03-08FERREIRA, Alex Lins. Para além das pedagogias da cons-ciência: elementos para um pensamento pedagógico crítico em Louis Althusser. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56481ark:/64986/001300000vp0dEste trabalho tem como principal objetivo mostrar que existem, na tradição do pensamento do filósofo francês Louis Althusser, elementos para um pensamento pedagógico crítico, cuja principal contribuição está em torno da ressignificação que o pensador faz sobre o que ele denomina de aparelhos ideológicos de Estado e sobre as ideologias. Para atingirmos o objetivo proposto, dividimos o presente trabalho em quatro capítulos. No primeiro, mostramos uma breve biografia de Louis Althusser, os porquês da escolha da pesquisa, os objetivos do presente trabalho, bem como a metodologia e a justificativa. O segundo trata das duas principais teorias que influenciaram o pensamento althusseriano: o marxismo e a psicanálise. Do marxismo, Althusser se apropriou e incorporou várias das suas categorias, entre elas: Estado, ideologia, sujeito, luta de classes, aparelho de Estado, materialismo histórico-dialético, modo de produção, estrutura e infraestrutura, revolução, emancipação da classe trabalhadora. Da psicanálise, foi, entre outras teorias, influenciado pela concepção de sujeito descentralizado, não fixo, bem como pela ideia de que a ideologia é eterna como o inconsciente freudiano a partir de uma leitura lacaniana. O terceiro capítulo aborda a recepção do pensamento althusseriano pelos principais pensadores das pedagogias da consciência no Brasil, destacando-se, entre eles, Paulo Freire e Dermeval Saviani, sendo estes herdeiros de uma concepção de sujeito moderno. E, por fim, vem o quarto capítulo, que consolida as contribuições de Louis Althusser para um pensamento pedagógico crítico. Para este filósofo, os aparelhos ideológicos de Estado são conhecidos e reconhecidos não apenas como espaços da reprodução da ideologia dominante, mas também lugares e meios de resistência, luta de classes, disputa de poder e educação-formação da classe trabalhadora, enquanto as ideologias, na compreensão do autor, se apresentam como elementos fundamentais na e para a formação dos sujeitos, pois todos os aparelhos ideológicos de Estado são atravessados por ideologias.This work's main objective is to show that there are, in the tradition of thought of the French philosopher Louis Althusser, elements for critical pedagogical thinking, whose main contribution is around the resignification that this thinker makes about what he calls ideological State Apparatuses and about ideologies. To achieve the proposed objective, we divided this work into four chapters. In the first, we show a brief biography of Louis Althusser, the reasons for choosing the research, the objectives of the present work, as well as the methodology and justification. The second deals with the two main theories that influenced Althusserian thought: Marxism and psychoanalysis. From Marxism, Althusser appropriated and incorporated several of its categories, including: State, Ideology, Subject, Class Struggle, State Apparatus, Historical-Dialectic Materialism, Mode of Production, Structure and Infrastructure, Revolution, Emancipation of the Working Class. From psychoanalysis, he was, among other theories, influenced by the conception of the Decentralized, non-fixed Subject, as well as the idea that ideology is eternal like the Freudian Unconscious from a Lacanian reading. The third chapter addresses the reception of Althusserian thought by the main thinkers of the pedagogies of consciousness in Brazil, highlighting among them Paulo Freire and Dermeval Saviani, who are heirs of a conception of the modern subject. And, finally, the fourth chapter, which consolidates Louis Althusser's contributions to critical pedagogical thinking. For this philosopher, the ideological State Apparatuses are known and recognized not only as spaces for the reproduction of the dominant ideology, but also places and means of resistance, class struggle, power dispute and education-training of the working class. While ideologies, in the author's understanding, present themselves as fundamental elements in and for the formation of subjects, therefore, all ideological State Apparatuses are crossed by ideologies.L'objectif principal de ce travail est de montrer qu'il existe, dans la tradition de pensée du philosophe français Louis Althusser, des éléments de pensée pédagogique critique, dont l'apport principal se situe autour de la resignification que ce penseur fait de ce qu'il appelle les Appareils idéologiques d'État. idéologies. Pour atteindre l’objectif proposé, nous avons divisé ce travail en quatre chapitres. Dans la première, nous montrons une brève biographie de Louis Althusser, les raisons du choix de la recherche, les objectifs du présent travail, ainsi que la méthodologie et la justification. La seconde traite des deux principales théories qui ont influencé la pensée althussérienne: le marxisme et la psychanalyse. Du marxisme, Althusser s’est approprié et incorporé plusieurs de ses catégories, notamment: État, idéologie, sujet, lutte de classes, appareil d’État, matérialisme historico-dialectique, mode de production, structure et infrastructure, révolution, émancipation de la classe ouvrière. Issu de la psychanalyse, il a été, entre autres théories, influencé par la conception du Sujet décentralisé et non fixé, ainsi que par l'idée que l'idéologie est éternelle comme l'Inconscient freudien d'une lecture lacanienne. Le troisième chapitre aborde la réception de la pensée althussérienne par les principaux penseurs des pédagogies de la conscience au Brésil, en soulignant parmi eux Paulo Freire et Dermeval Saviani, héritiers d'une conception du sujet moderne. Et enfin le quatrième chapitre, qui consolide les apports de Louis Althusser à la pensée pédagogique critique. Pour ce philosophe, les Appareils idéologiques d’État sont connus et reconnus non seulement comme des espaces de reproduction de l’idéologie dominante, mais aussi comme des lieux et des moyens de résistance, de lutte des classes, de conflits de pouvoir et d’éducation-formation de la classe ouvrière. Alors que les idéologies, selon la compréhension de l'auteur, se présentent comme des éléments fondamentaux dans et pour la formation des sujets, tous les appareils idéologiques d'État sont donc traversés par des idéologies.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLouis Althusserpedagogias da consciênciaaparelhos ideológicos de Estadoideologiaseducação-formação dos sujeitosPara além das pedagogias da cons-ciência : elementos para um pensamento pedagógico crítico em Louis Althusserinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56481/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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