Reflexões em torno da questão da Meta Educacional no pensamento Filosófico e Pedagógico de Karl Jaspers
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3740 |
Resumo: | As teorias educacionais são elaboradas a partir de alguns fundamentos básicos, tais como: visão de mundo, sociedade e as projeções que temos dela, bem como a concepção do ser humano. As formas diversas como esses fundamentos são interpretados resultam num múltiplo e complexo conjunto de teorias educacionais que, em sua maioria, disputam entre si a legitimidade de suas finalidades. Röhr (2003) vai mais além e sinaliza que a meta da educação, bem como os fundamentos que a norteiam, estão ligados, em última instância, a um fator comum: o sentido da vida. Diante dessa problemática, podemos notar que todos os pensamentos filosóficos fazem, direta ou indiretamente, uma reflexão sobre essa questão. Essas reflexões resultam em diferentes compreensões e essas posições, numa análise inicial do autor, caminham em direções opostas, a princípio, baseadas em dois conceitos fundamentais: destino e liberdade. O sentido da vida pode ser visto de duas formas distintas: ele pré-existe e o ser humano tem que corresponder a ele; ou esse sentido é resultado da livre criação do homem. Levando o reflexo dessa problemática para o âmbito educacional, denominam-se duas formas de teorizar sobre a educação bem como definir a sua meta, a saber: Teorias da Educação de Correspondência (o sentido pré-existe) e Teorias da Educação de Irreverência (o sentido é criado livremente). Partindo dessa problemática, o intuito do nosso trabalho foi refletir sobre a questão da meta educacional nessa perspectiva a partir do pensamento de Karl Jaspers. Para isso, buscamos inicialmente compreender quais são os elementos da sua filofosia que podem subsidiar a possibilidade de uma mediação da dicotomia entre destino e liberdade e posteriormente qual seria a meta educacional subjacente ao seu pensamento. Nossa pesquisa é teórica e nossa metodologia baseia-se em duas abordagens: a fenomenologia e a hermenêutica. A meta educacional em Jaspers aponta que o destino do homem é o tornar-se humano, que acha o seu fundamento no salto que realiza da Imanência para Transcendência, a partir da Fé Filosófica. Analisando o ato de ser autenticamente Existência, percebe-se que nele se suspende qualquer Autoridade e encontra a si mesmo na própria liberdade. Sua teoria não é, portanto, nem de correspondência e nem de irreverência, mas aponta uma interdependência entre ambas, indicando que elas se complementam mutuamente na realização da própria Existência. Para chegar tanto ao destino quanto à liberdade, o ser humano precisa necessariamente experimentar na sua vida a força das referências. Segundo ele, qualquer pessoa para se encontrar existencialmente tem que, em algum momento, ter passado por uma vivência de fé numa Autoridade. Sem noção dela o ser humano não chega a sentir a seriedade do seu existir. Manter-se num relativismo não ajuda e nem instiga a pessoa a se apropriar de sentidos e nem tornar-se algo próprio, que Jaspers chama de Exceção. Nessa perspectiva, na concretude histórica, o pensamento pedagógico de Jaspers baseia-se na vivência de uma fé inicial na Autoridade e realiza-se no apoio pedagógico da sua superação em tornar-se Exceção |
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SANTOS, Roberta Gulart dosRORH, Ferndinand2014-06-12T17:16:15Z2014-06-12T17:16:15Z2010-01-31Gulart dos Santos, Roberta; Rörh, Ferndinand. Reflexões em torno da questão da Meta Educacional no pensamento Filosófico e Pedagógico de Karl Jaspers. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3740As teorias educacionais são elaboradas a partir de alguns fundamentos básicos, tais como: visão de mundo, sociedade e as projeções que temos dela, bem como a concepção do ser humano. As formas diversas como esses fundamentos são interpretados resultam num múltiplo e complexo conjunto de teorias educacionais que, em sua maioria, disputam entre si a legitimidade de suas finalidades. Röhr (2003) vai mais além e sinaliza que a meta da educação, bem como os fundamentos que a norteiam, estão ligados, em última instância, a um fator comum: o sentido da vida. Diante dessa problemática, podemos notar que todos os pensamentos filosóficos fazem, direta ou indiretamente, uma reflexão sobre essa questão. Essas reflexões resultam em diferentes compreensões e essas posições, numa análise inicial do autor, caminham em direções opostas, a princípio, baseadas em dois conceitos fundamentais: destino e liberdade. O sentido da vida pode ser visto de duas formas distintas: ele pré-existe e o ser humano tem que corresponder a ele; ou esse sentido é resultado da livre criação do homem. Levando o reflexo dessa problemática para o âmbito educacional, denominam-se duas formas de teorizar sobre a educação bem como definir a sua meta, a saber: Teorias da Educação de Correspondência (o sentido pré-existe) e Teorias da Educação de Irreverência (o sentido é criado livremente). Partindo dessa problemática, o intuito do nosso trabalho foi refletir sobre a questão da meta educacional nessa perspectiva a partir do pensamento de Karl Jaspers. Para isso, buscamos inicialmente compreender quais são os elementos da sua filofosia que podem subsidiar a possibilidade de uma mediação da dicotomia entre destino e liberdade e posteriormente qual seria a meta educacional subjacente ao seu pensamento. Nossa pesquisa é teórica e nossa metodologia baseia-se em duas abordagens: a fenomenologia e a hermenêutica. A meta educacional em Jaspers aponta que o destino do homem é o tornar-se humano, que acha o seu fundamento no salto que realiza da Imanência para Transcendência, a partir da Fé Filosófica. Analisando o ato de ser autenticamente Existência, percebe-se que nele se suspende qualquer Autoridade e encontra a si mesmo na própria liberdade. Sua teoria não é, portanto, nem de correspondência e nem de irreverência, mas aponta uma interdependência entre ambas, indicando que elas se complementam mutuamente na realização da própria Existência. Para chegar tanto ao destino quanto à liberdade, o ser humano precisa necessariamente experimentar na sua vida a força das referências. Segundo ele, qualquer pessoa para se encontrar existencialmente tem que, em algum momento, ter passado por uma vivência de fé numa Autoridade. Sem noção dela o ser humano não chega a sentir a seriedade do seu existir. Manter-se num relativismo não ajuda e nem instiga a pessoa a se apropriar de sentidos e nem tornar-se algo próprio, que Jaspers chama de Exceção. Nessa perspectiva, na concretude histórica, o pensamento pedagógico de Jaspers baseia-se na vivência de uma fé inicial na Autoridade e realiza-se no apoio pedagógico da sua superação em tornar-se ExceçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessKarl JaspersTeoria EducacionalMeta EducacionalLiberdadeDestinoReflexões em torno da questão da Meta Educacional no pensamento Filosófico e Pedagógico de Karl Jaspersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILarquivo137_1.pdf.jpgarquivo137_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3740/5/arquivo137_1.pdf.jpg6ecea5ed8086c36f48688e29189d274dMD55LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3740/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTarquivo137_1.pdf.txtarquivo137_1.pdf.txtExtracted texttext/plain245089https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3740/3/arquivo137_1.pdf.txtc62bdb26ff4f31067d93d87a7bf368d9MD53ORIGINALarquivo137_1.pdfarquivo137_1.pdfapplication/pdf746062https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3740/4/arquivo137_1.pdf44c1136a27c744215ef343562034e8a5MD54123456789/37402019-10-25 16:03:57.715oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T19:03:57Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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