Televisão e redes sociais: configurações de TV Social em Malhação
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19077 |
Resumo: | Com o título "Televisão e Internet: configurações de TV Social em Malhação" esta dissertação explora o modo como cada vez mais a televisão busca oferecer uma experiência interacional a seus telespectadores. Para isso, explora,agora por meio das tecnologias digitais interativas, o potencial conversacional que a caracteriza como forma sociocultural. As estratégias de produção televisiva apoiadas na exploração das redes sociais digitais (Facebook, Twitter, sobretudo) permitem, por meio de aplicativos integrados ao televisor ou disponibilizados em dispositivos móveis, a criação de um sentimento de compartilhamento em torno dos conteúdos televisivos, comparado frequentemente a um “sofá expandido” pelo modo como permitem aos espectadores comentarem e conversarem em rede sobre os programas. Essa nova configuração da experiência televisiva tem sido associada à ideia de “TV Social”, fenômeno do qual nos ocupamos neste trabalho. O primeiro objetivo assumido pelo presente trabalho foi a tarefa de conceituação do fenômeno e delimitação desse tipo de experiência. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo através da qual analisamos diferentes conceitos do termo TV Social e seus distintos significados, buscando recorrências nas descrições empregadas em campos disciplinares distintos (Tecnologia e Comunicação). Essa análise bibliográfica nos permitiu a delimitação de uma conceituação mais precisa da noção de TV Social, caracterizando melhor o fenômeno dentre as tantas manifestações da cultura participativa. Com apoioda conceituação proposta, ocupamo-nos do nosso segundo objetivo, a identificação e descrição desse fenômeno em Malhação, seriado juvenil produzido e exibido pela Rede Globo, buscando assim evidenciar os experimentos de TV Social na produção televisiva ficcional brasileira em um dos produtos da emissora que mais têm apelado para as formas interativas. Para isso, utilizamos um método de natureza descritiva, tendo como universo de análise as três últimas temporadas de Malhação (21ª, 22ª e 23ª temporadas), e objetivando a identificação de recorrências estratégicas de TV Social nas mesmas. Como principais achados encontramos seis diferentes tipos de estratégias de TV Social, são elas: hashtags diárias, aplicativo Malhação, Malhação no Ar, chats com o elenco e gratificações. |
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CAVALCANTI, Gêsa Karla Maiahttp://lattes.cnpq.br/6487443925928160http://lattes.cnpq.br/9747239620879117BRITO, Yvana Carla Fechine de2017-06-09T18:24:14Z2017-06-09T18:24:14Z2016-02-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19077ark:/64986/0013000011m40Com o título "Televisão e Internet: configurações de TV Social em Malhação" esta dissertação explora o modo como cada vez mais a televisão busca oferecer uma experiência interacional a seus telespectadores. Para isso, explora,agora por meio das tecnologias digitais interativas, o potencial conversacional que a caracteriza como forma sociocultural. As estratégias de produção televisiva apoiadas na exploração das redes sociais digitais (Facebook, Twitter, sobretudo) permitem, por meio de aplicativos integrados ao televisor ou disponibilizados em dispositivos móveis, a criação de um sentimento de compartilhamento em torno dos conteúdos televisivos, comparado frequentemente a um “sofá expandido” pelo modo como permitem aos espectadores comentarem e conversarem em rede sobre os programas. Essa nova configuração da experiência televisiva tem sido associada à ideia de “TV Social”, fenômeno do qual nos ocupamos neste trabalho. O primeiro objetivo assumido pelo presente trabalho foi a tarefa de conceituação do fenômeno e delimitação desse tipo de experiência. Para isso, realizamos uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo através da qual analisamos diferentes conceitos do termo TV Social e seus distintos significados, buscando recorrências nas descrições empregadas em campos disciplinares distintos (Tecnologia e Comunicação). Essa análise bibliográfica nos permitiu a delimitação de uma conceituação mais precisa da noção de TV Social, caracterizando melhor o fenômeno dentre as tantas manifestações da cultura participativa. Com apoioda conceituação proposta, ocupamo-nos do nosso segundo objetivo, a identificação e descrição desse fenômeno em Malhação, seriado juvenil produzido e exibido pela Rede Globo, buscando assim evidenciar os experimentos de TV Social na produção televisiva ficcional brasileira em um dos produtos da emissora que mais têm apelado para as formas interativas. Para isso, utilizamos um método de natureza descritiva, tendo como universo de análise as três últimas temporadas de Malhação (21ª, 22ª e 23ª temporadas), e objetivando a identificação de recorrências estratégicas de TV Social nas mesmas. Como principais achados encontramos seis diferentes tipos de estratégias de TV Social, são elas: hashtags diárias, aplicativo Malhação, Malhação no Ar, chats com o elenco e gratificações.CNPQWith the theme “Television and Internet: Social TV settings in Malhação”, this dissertation explores how increasingly television moves away from the status of passive media to offer an interactive experience to the viewers. To do this, television explores now, trough interactive technologies, the potential conversational that characterizes it as sociocultural form.The television production strategies based on the exploitation of digital social networks (Facebook, Twitter, above) allow, trough integrated applications to the TV or made available on mobile devices, the creating of a sense of sharing around television content, often compared to an "expanded couch" by the way that allow viewers to comment and talk about TV shows. This new configuration of the television experience has been associated with the idea of "Social TV", phenomenon that we study in this work. Our first objective was to conceptualize Social TV and the delimitation of this kind of experience. To do that, we conducted an exploratory and descriptive research through which we analyze different concepts of the term Social TV and its distinct meaning, seeking recurrences in the descriptions used in different disciplines (Technology and Communication). This literature review has enabled us to the definition of a more precise conceptualization of the concept of Social TV, featuring best the phenomenon among the many manifestations of participatory culture. Supported by the concept proposed, we are concerned the identification and description of this phenomenon in Malhação, brazilian telenovela produced and broadcast by Rede Globo, seeking to highlight the Social TV experiments in Brazilian fictional television production in one of the products of the station have most appealed to interactive forms.For this, we use a method of descriptive nature, with the universe of analysis the last three seasons Malhação (21th, 22th and 23th seasons), and aiming to identify strategic recurrences of Social TV in them. The main findings found six different types of social TV strategies, they are: they are: daily hashtags, Malhação application, Malhação Up, chats with the cast and bonuses.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessTelevisão. TV Social. Malhação. Tecnologias interativas. Redes SociaisTelevision. Social TV. Malhação.Technology. Social NetworksTelevisão e redes sociais: configurações de TV Social em Malhaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.jpgDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19077/5/Dissertacao%20Gesa%20Karla%20Maia%20Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.jpg29224a9ad3598e100eebfdc829af6ea2MD55ORIGINALDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdfDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdfapplication/pdf4718272https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19077/1/Dissertacao%20Gesa%20Karla%20Maia%20Cavalcanti_DEPOSITO.pdf0024b6534d43a7db92f38cb5aed05a61MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19077/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19077/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.txtDissertacao Gesa Karla Maia Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.txtExtracted texttext/plain423456https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19077/4/Dissertacao%20Gesa%20Karla%20Maia%20Cavalcanti_DEPOSITO.pdf.txt300598843ec6f63f981af7417763295bMD54123456789/190772019-10-25 19:23:46.182oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T22:23:46Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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