Potencialidades e desafios na abordagem da educação sexual na adolescência : estudo de caso em uma escola da cidade de Recife

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Vilma Maria da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35627
Resumo: A sexualidade é inerente à identidade humana e se desenvolve ao longo de toda a vida como motivação da busca e vivência do prazer. A adolescência é uma transição da infância para a idade adulta em que ocorre a puberdade, fase permeada de conflitos entre a expressão da sexualidade com suas curiosidades e a repressão social com imposição de regras e padrões, sendo a escola um espaço privilegiado de discussões e reflexões sobre saúde sexual e diversidade. O objetivo deste estudo é compreender as potencialidades e desafios envolvidos na abordagem da educação sexual na adolescência a partir da visão de distintos atores sociais. Foi realizado um Estudo de Caso com abordagem qualitativa a partir da triangulação das seguintes fontes de evidências: observação participante e não-participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. O cenário foi uma escola estadual de referência em ensino médio e integral na cidade de Recife. Os participantes da pesquisa foram estudantes, educadores e pais/responsáveis. Os adolescentes referiram dificuldades no diálogo com a família e a escola e necessidade de rede de apoio. Gostariam de falar sobre suas subjetividades e serem ouvidos sem julgamentos. Os educadores relataram barreiras principalmente em relação à diversidade sexual, apontaram divergências sobre comportamentos toleráveis ou limites na escola e propuseram uma educação sexual reflexiva e contextualizada. Na visão dos pais/responsáveis, também existem dificuldades na abordagem de temas específicos, tais como a diversidade sexual, e sugeriram conversas individuais e coletivas no ambiente escolar. Os três segmentos referiram que existem desigualdades nas relações de gênero e necessidade de respeito, sigilo e vínculo para tratar temas referentes à sexualidade. Apesar dos desafios na abordagem do assunto, os três atores concordam que a educação sexual é relevante e deve ser realizada em parceria entre adolescentes, família, escola e serviços de saúde. O Núcleo de Gênero mostrou-se como um exemplo de iniciativa potencializadora de discussões neste cenário. As escolas precisam priorizar espaços de acolhimento para promoverem debates e reflexões livres de preconceitos e julgamentos, considerando a amplitude dos aspectos biopsicosocioculturais envolvidos no contexto da educação sexual para o cuidado integral do ser humano.
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O objetivo deste estudo é compreender as potencialidades e desafios envolvidos na abordagem da educação sexual na adolescência a partir da visão de distintos atores sociais. Foi realizado um Estudo de Caso com abordagem qualitativa a partir da triangulação das seguintes fontes de evidências: observação participante e não-participante, grupos focais e entrevistas semiestruturadas. O cenário foi uma escola estadual de referência em ensino médio e integral na cidade de Recife. Os participantes da pesquisa foram estudantes, educadores e pais/responsáveis. Os adolescentes referiram dificuldades no diálogo com a família e a escola e necessidade de rede de apoio. Gostariam de falar sobre suas subjetividades e serem ouvidos sem julgamentos. Os educadores relataram barreiras principalmente em relação à diversidade sexual, apontaram divergências sobre comportamentos toleráveis ou limites na escola e propuseram uma educação sexual reflexiva e contextualizada. Na visão dos pais/responsáveis, também existem dificuldades na abordagem de temas específicos, tais como a diversidade sexual, e sugeriram conversas individuais e coletivas no ambiente escolar. Os três segmentos referiram que existem desigualdades nas relações de gênero e necessidade de respeito, sigilo e vínculo para tratar temas referentes à sexualidade. Apesar dos desafios na abordagem do assunto, os três atores concordam que a educação sexual é relevante e deve ser realizada em parceria entre adolescentes, família, escola e serviços de saúde. O Núcleo de Gênero mostrou-se como um exemplo de iniciativa potencializadora de discussões neste cenário. As escolas precisam priorizar espaços de acolhimento para promoverem debates e reflexões livres de preconceitos e julgamentos, considerando a amplitude dos aspectos biopsicosocioculturais envolvidos no contexto da educação sexual para o cuidado integral do ser humano.Sexuality is inherent to human identity and develops throughout life as a motivation for seeking and experiencing pleasure. Adolescence is a transition from childhood to adulthood in which puberty occurs, a phase permeated by conflicts between the expression of sexuality with its curiosities and social repression with the imposition of rules and standards, and the school is a privileged space for discussions and reflections. on sexual health and diversity. The aim of this study is to understand the potentialities and challenges involved in approaching adolescent sex education from the perspective of different social actors. A Case Study with a qualitative approach was performed based on the triangulation of the following sources of evidence: participant and non-participant observation, focus groups and semi-structured interviews. The scenario was a state reference school in high school and full school in the city of Recife. The survey participants were students, educators and parents / guardians. The adolescents reported difficulties in dialogue with family and school and the need for a support network. They would like to talk about their subjectivities and be heard without judgment. The educators reported barriers mainly in relation to sexual diversity, pointed out disagreements about tolerable behaviors or boundaries in school and proposed a reflective and contextualized sex education. In the view of parents / guardians, there are also difficulties in addressing specific themes, such as sexual diversity, and suggested individual and collective conversations in the school environment. The three segments reported that there are inequalities in gender relations and the need for respect, confidentiality and bonding to address issues related to sexuality. Despite the challenges in addressing the issue, the three actors agree that sex education is relevant and should be carried out in partnership between adolescents, family, school and health services. The Gender Center proved to be an example of a potential initiative for discussions in this scenario. Schools need to prioritize welcoming spaces to promote debates and reflections free of prejudice and judgment, considering the breadth of biopsychosociocultural aspects involved in the context of sexual education for the integral care of the human being.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAdolescênciaEducação sexualEstudo de casoInterdisciplinaridadeComplexidadePotencialidades e desafios na abordagem da educação sexual na adolescência : estudo de caso em uma escola da cidade de Recifeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35627/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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