A atenção dos alunos no metaverso : um estudo sobre a concepção de ambientes de aprendizagem no metaverso, à luz do Design e da Ergonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Layane Nascimento de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54356
Resumo: O estudo encontra-se balizado nas mudanças de paradigmas educacionais, ocorridas principalmente após a pandemia da Covid-2019. Assim, este estudo se concentra na inserção de novos recursos tecnológicos para substituir o ensino tradicional e proporcionar uma nova abordagem para as tradicionais salas de aula física. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é elaborar recomendações ergonômicas e de design para a concepção, adaptação ou apenas utilização de ambientes de aprendizagem de metaverso, com base na avaliação da atenção dos estudantes nesse tipo de espaço de ensino. Entendendo-se que na relação ambiente e aprendizado a atenção desempenha um papel fundamental para a construção do conhecimento, como hipótese da pesquisa, tem-se que: há elementos de design e ergonomia (fatores ambientais), em espaços de ensino de metaverso, que impactam positivamente na atenção dos usuários destes ambientes. Sendo os fatores ambientais analisados: aberturas nos espaços de ensino com vistas para paisagens naturais, relacionados a Teoria da Restauração da Atenção (ART), de Kaplan e Kaplan (1982, 1989), que explica que a atenção pode ser restaurada por meio de estímulos de paisagens de natureza. Para tanto, o estudo é conduzido pela metodologia do Design Science Research (Dresch et al., 2015) em conjunto com a etapa de análise da percepção do usuário da Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC (Villarouco, 2009; 2011). A pesquisa se configura como experimental, participativa e de estudo de caso. Para garantir profundidade ao estudo foi utilizado o método bibliográfico, método observacional e método interacional para a coleta dos dados. Adicionalmente, foram utilizadas as ferramentas da Psicologia Ambiental: Mapa Mental, bem como, a análise da atenção concentrada, dividida e alternada dos estudantes (AOL-C, AOL-D e AOL-A). Diante disto, por meio de uma análise comparativa de 10 metaversos utilizados para práticas educativas, foi selecionado o metaverso FrameVR para a realização do experimento. Assim, o estudo realizou um experimento com um grupo de 36 estudantes, divididos em grupos de 6 indivíduos, sendo 2 com capacidade geral da atenção superior, 2 com média e 2 com inferior, a fim de tornar a amostra mais homogênea. Os estudantes tiveram contato com três tipos de ambientes: ambiente A – ambiente fechado sem janelas, ambiente B – ambiente semiaberto com janelas e vista para paisagens, e ambiente C – ambiente aberto com vista para paisagens. Ao final, foi percebido que não existem ambientes certos ou errados, mas existem ambientes mais adequados para determinados tipos de atividades. Logo, as recomendações foram: espaços abertos ou semiabertos são requeridos para a realização de atividades que exijam atenção concentrada e/ou dividida, enquanto espaços fechados são recomendados para atividades educativas que necessitam que o estudante preste atenção ora em um estímulo, ora em outro. Assim, a hipótese de pesquisa se mostrou verdadeira para os tipos de atenção concentrada e dividida, e falsa para o tipo de atenção alternada. Comprovou-se, portanto, que o metaverso possui grande potencial para promoção de atividades de ensino lúdicas e eficientes, com foco na atenção e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.
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Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa é elaborar recomendações ergonômicas e de design para a concepção, adaptação ou apenas utilização de ambientes de aprendizagem de metaverso, com base na avaliação da atenção dos estudantes nesse tipo de espaço de ensino. Entendendo-se que na relação ambiente e aprendizado a atenção desempenha um papel fundamental para a construção do conhecimento, como hipótese da pesquisa, tem-se que: há elementos de design e ergonomia (fatores ambientais), em espaços de ensino de metaverso, que impactam positivamente na atenção dos usuários destes ambientes. Sendo os fatores ambientais analisados: aberturas nos espaços de ensino com vistas para paisagens naturais, relacionados a Teoria da Restauração da Atenção (ART), de Kaplan e Kaplan (1982, 1989), que explica que a atenção pode ser restaurada por meio de estímulos de paisagens de natureza. Para tanto, o estudo é conduzido pela metodologia do Design Science Research (Dresch et al., 2015) em conjunto com a etapa de análise da percepção do usuário da Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído – MEAC (Villarouco, 2009; 2011). A pesquisa se configura como experimental, participativa e de estudo de caso. Para garantir profundidade ao estudo foi utilizado o método bibliográfico, método observacional e método interacional para a coleta dos dados. Adicionalmente, foram utilizadas as ferramentas da Psicologia Ambiental: Mapa Mental, bem como, a análise da atenção concentrada, dividida e alternada dos estudantes (AOL-C, AOL-D e AOL-A). Diante disto, por meio de uma análise comparativa de 10 metaversos utilizados para práticas educativas, foi selecionado o metaverso FrameVR para a realização do experimento. Assim, o estudo realizou um experimento com um grupo de 36 estudantes, divididos em grupos de 6 indivíduos, sendo 2 com capacidade geral da atenção superior, 2 com média e 2 com inferior, a fim de tornar a amostra mais homogênea. Os estudantes tiveram contato com três tipos de ambientes: ambiente A – ambiente fechado sem janelas, ambiente B – ambiente semiaberto com janelas e vista para paisagens, e ambiente C – ambiente aberto com vista para paisagens. Ao final, foi percebido que não existem ambientes certos ou errados, mas existem ambientes mais adequados para determinados tipos de atividades. Logo, as recomendações foram: espaços abertos ou semiabertos são requeridos para a realização de atividades que exijam atenção concentrada e/ou dividida, enquanto espaços fechados são recomendados para atividades educativas que necessitam que o estudante preste atenção ora em um estímulo, ora em outro. Assim, a hipótese de pesquisa se mostrou verdadeira para os tipos de atenção concentrada e dividida, e falsa para o tipo de atenção alternada. Comprovou-se, portanto, que o metaverso possui grande potencial para promoção de atividades de ensino lúdicas e eficientes, com foco na atenção e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos.FACEPEThe study is based on the educational paradigms changes, which mainly occurred after the Covid-19 pandemic. Thus, this study focuses on the insertion of new technological resources to replace traditional teaching and provide a new approach to traditional physical classrooms. Therefore, the general objective of this research is to develop ergonomic and design recommendations for the conception, adaptation or just use of metaverse learning environments, based on the evaluation of students' attention in this type of teaching space. Understanding that in the relationship between environment and learning, attention plays a fundamental role in the construction of knowledge, as a research hypothesis, it is understood that: there are elements of design and ergonomics (environmental factors) in metaverse teaching spaces, which positively impact the attention of users of these environments. The environmental factors analyzed were: openings in teaching spaces with views of natural landscapes, related to the Attention Restoration Theory (ART), by Kaplan and Kaplan (1982, 1989), which explains that attention can be restored through stimuli from nature landscapes. To this end, the study is conducted by the Design Science Research methodology (Dresch et al., 2015) together with the user perception analysis stage of the Ergonomic Methodology for the Built Environment (Villarouco, 2009; 2011). The research is experimental, participatory and a case study. To ensure depth to the study, the bibliographic method, observational method and interactional method were used for data collection. In addition, the tools of Environmental Psychology were used:: Mind Map, as well as the analysis of the concentrated, divided and alternating attention of the students (AOL-C, AOL-D and AOL-A). Therefore, through a comparative analysis of 10 metaverses used for educational practices, the FrameVR metaverse was selected to carry out the experiment. Thus, the study carried out an experiment with a group of 36 students, divided into groups of 6 individuals, 2 with superior general attention span, 2 with medium and 2 with lower attention, in order to make the sample more homogeneous. The students had contact with three types of environments: environment A – closed environment without windows, environment B – semi-open environment with windows and views of landscapes, and environment C – open environment with views of landscapes. In the end, it was realized that there are no right or wrong environments, but there are environments that are more suitable for certain types of activities. Therefore, the recommendations were: open or semi-open spaces are required for activities that require concentrated and/or divided attention, while closed spaces are recommended for educational activities that require the student to pay attention to one stimulus or another. Thus, the research hypothesis was shown to be true for the types of concentrated and divided attention, and false for alternating attention. It has been proven, therefore, that the metaverse has great potential for promoting playful and efficient teaching activities, focusing on students' attention and, consequently, on learning.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesignErgonomiaMetaversoAmbiente EducacionalAtençãoA atenção dos alunos no metaverso : um estudo sobre a concepção de ambientes de aprendizagem no metaverso, à luz do Design e da Ergonomiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Layane Nascimento de Araújo.pdfTESE Layane Nascimento de Araújo.pdfapplication/pdf14068342https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54356/1/TESE%20Layane%20Nascimento%20de%20Ara%c3%bajo.pdf28ac3dca97effa5f5c05c5917f19d16dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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