“Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAZANTE, Brenda Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000p6jc
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748
Resumo: Nessa investigação busco entender como narrativas (auto)biográficas, construídas a partir da narração e da reflexão de/sobre memórias e experiências, podem contribuir para a criação do conceito de práticas artísticas “Trava Transcorpocinética”, através da representação das mudanças de performatividade feitas por mulheres trans e travestis, antes e após as suas transições de gênero. Esse termo nasce da junção dos seguintes elementos: imagens que representam transformações feitas no meu corpo para alterar a forma como performava o gênero, narrativas (auto)biográficas divididas em três temporalidades biográficas (corpo-instante compulsório, corpo-instante em libertação e corpo-instante “libertado”) e, finalmente, práticas artísticas criadas a partir de reflexões sobre os acontecimentos narrados em cada um desses intervalos. Sua finalidade é imbricar a narrativa texto-visual com a narrativa texto-verbal das mudanças de performatividade, entre elas as intervenções cirúrgicas, estéticas ou endocrinológicas, com o meu processo criativo na Arte Contemporânea, utilizando e tensionando, para isso, referenciais artísticos e conceituais relacionados à Arte Contemporânea, a Cronofotografia, a Arte Cinética e a Esteriometria. Ao longo da investigação, narro e contextualizo as memórias oriundas da minha infância, adolescência e início da juventude, identificando as frustrações e as dificuldades que enfrentei devido ao gênero compulsório ao qual fui designada. Nessa temporalidade, estabeleci as ligações basilares para criar o conceito de “práticas artísticas corpo-estáticas compulsórias”. Em seguida descrevi e problematizei a transição de gênero e as mudanças de performatividade realizadas nas esferas estética, endocrinológica e cirúrgica. Desta vez, relacionei as lembranças da juventude com estudos de gênero e narrativas (auto)biográficas nas artes visuais, para estabelecer as relações necessárias à criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas em libertação”. Dando continuidade, relato como as inquietações em torno do padrão de feminilidade exigido das mulheres trans e das travestis, ocorridas ao longo da maturidade, me influenciaram a problematizar o modo como performo a identidade trans atualmente. Com isso, relaciono a última temporalidade biográfica com a criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas “libertadas””. Nesses processos, utilizei a metodologia narrativa (auto)biográfica, tendo como procedimentos investigativos o acesso às minhas memórias por meio de diversos dispositivos. Após refletir sobre as memórias e experiências narradas, criei as práticas artísticas corpo- estáticas e as corpo-cinéticas. Ao examiná-las, considerando suas ligações com as narrativas (auto)biográficas, determinei que a passagem das silhuetas e das mudanças de performatividade de um corpo-instante para o outro, relacionadas e representadas por meio de uma performance, fundamentam o conceito das práticas artísticas Trava Transcorpocinéticas. Por fim, através da junção das palavras “trava”, “trans”, “corpo” e “cinética”, defino-o como uma ação performática na qual interajo com uma escultura cinética a fim de representar a movimentação efetuada pelo meu corpo e performatividades ao atravessar duas experiências ocorridas e narradas nas temporalidades biográficas corpo-instantes compulsório, em libertação ou “libertado”.
id UFPE_08cf58f381c591a036d302e6897e744d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45748
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BAZANTE, Brenda Gomeshttp://lattes.cnpq.br/2302455310889408http://lattes.cnpq.br/9232357001079673NUNES, Luciana Borre2022-08-16T16:14:11Z2022-08-16T16:14:11Z2022-02-28BAZANTE, Brenda Gomes. “Trava Transcorpocinética”: narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748ark:/64986/001300000p6jcNessa investigação busco entender como narrativas (auto)biográficas, construídas a partir da narração e da reflexão de/sobre memórias e experiências, podem contribuir para a criação do conceito de práticas artísticas “Trava Transcorpocinética”, através da representação das mudanças de performatividade feitas por mulheres trans e travestis, antes e após as suas transições de gênero. Esse termo nasce da junção dos seguintes elementos: imagens que representam transformações feitas no meu corpo para alterar a forma como performava o gênero, narrativas (auto)biográficas divididas em três temporalidades biográficas (corpo-instante compulsório, corpo-instante em libertação e corpo-instante “libertado”) e, finalmente, práticas artísticas criadas a partir de reflexões sobre os acontecimentos narrados em cada um desses intervalos. Sua finalidade é imbricar a narrativa texto-visual com a narrativa texto-verbal das mudanças de performatividade, entre elas as intervenções cirúrgicas, estéticas ou endocrinológicas, com o meu processo criativo na Arte Contemporânea, utilizando e tensionando, para isso, referenciais artísticos e conceituais relacionados à Arte Contemporânea, a Cronofotografia, a Arte Cinética e a Esteriometria. Ao longo da investigação, narro e contextualizo as memórias oriundas da minha infância, adolescência e início da juventude, identificando as frustrações e as dificuldades que enfrentei devido ao gênero compulsório ao qual fui designada. Nessa temporalidade, estabeleci as ligações basilares para criar o conceito de “práticas artísticas corpo-estáticas compulsórias”. Em seguida descrevi e problematizei a transição de gênero e as mudanças de performatividade realizadas nas esferas estética, endocrinológica e cirúrgica. Desta vez, relacionei as lembranças da juventude com estudos de gênero e narrativas (auto)biográficas nas artes visuais, para estabelecer as relações necessárias à criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas em libertação”. Dando continuidade, relato como as inquietações em torno do padrão de feminilidade exigido das mulheres trans e das travestis, ocorridas ao longo da maturidade, me influenciaram a problematizar o modo como performo a identidade trans atualmente. Com isso, relaciono a última temporalidade biográfica com a criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas “libertadas””. Nesses processos, utilizei a metodologia narrativa (auto)biográfica, tendo como procedimentos investigativos o acesso às minhas memórias por meio de diversos dispositivos. Após refletir sobre as memórias e experiências narradas, criei as práticas artísticas corpo- estáticas e as corpo-cinéticas. Ao examiná-las, considerando suas ligações com as narrativas (auto)biográficas, determinei que a passagem das silhuetas e das mudanças de performatividade de um corpo-instante para o outro, relacionadas e representadas por meio de uma performance, fundamentam o conceito das práticas artísticas Trava Transcorpocinéticas. Por fim, através da junção das palavras “trava”, “trans”, “corpo” e “cinética”, defino-o como uma ação performática na qual interajo com uma escultura cinética a fim de representar a movimentação efetuada pelo meu corpo e performatividades ao atravessar duas experiências ocorridas e narradas nas temporalidades biográficas corpo-instantes compulsório, em libertação ou “libertado”.In this investigation, i seek to understand how (auto)biographical narratives, build from the narration and reflection of/on memories and experiences, can contribute to the creation of the concept of artistic practices “Trava Transbobykinetic”, through the representation of the performativity changes made by trans women and transvestites, before and after their gender transitions. This term is born from the combination of the following elements: images that represent transformations made in my body to change the way i performed the gender, (auto)biographical narratives divided into three biographical temporalities (compulsory body-instant, in liberation body-instant and “liberated” body-instant) and, finally, artistic practices created from reflections on the events narrated in each of theses intervals. Its purpose is to intertwine the text-visual narrative with the text-verbal narrative of changes in performativity, including surgical, aesthetic or endocrinological interventions, with my creative process in Contemporary Art, using and tensioning, for this, artistic and conceptual references related to Contemporary Art, Chronophotography, Kinetic Art and Steriometry. Throughout the investigation, i narrate and contextualize memories from childhood, adolescence and early youth, identifying the frustrations and difficulties i faced due to the compulsory gender to which i was assigned. In this temporality, i established the basic connections to create the concept of “compulsory body-static artistic practices'. Then i described and problematized the gender transition and the changes in performativity carried out in the aesthetic, endocrinological and surgical spheres. This time, i related youth memories with gender studies and (auto)biographical narratives in visual arts, to establish the necessary relationships to create the concept of “in liberation body-kinetic artistic practices'. Continuing the journeys, i report how the concerns around the femininity standard required of trans women and transvestites, which occurred throughout maturity, influenced me to problematize the way i perform trans identity today. With this, i relate the last biographical temporality with the creation of the concept of ““liberated” body-kinetic artistic practices”. In this processes, a narrative (auto)biographical methodology is used, having as investigative procedures the access to my memories through various devices. After reflecting about the memories and experiences narrated, i created the body-static and bod-kinetic artistic practices. By examining them, considering their connections with (auto)biographical narratives, i determined that the passages of silhouettes and changes in performativity from one body-instant to another, related and represented through a performance, underlies the concept of the “artistic practices Trava Transbobykinetics”. Finally, through the combination of the words “trava”, “trans”, “body” and “kinetics”, i define it as a performative action in which i interact with a kinetic sculpture in order to represent the movement carried out by my body and performativities when crossing two experiences that occurred and narrated in the biographical temporalities boby-instante compulsory, in liberation or “liberated”.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e CriativosNarrativas (auto)biográficasCorpos-InstantesPráticas ArtísticasTrava TranscorpocinéticaArte Contemporânea“Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdfDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdfapplication/pdf8895171https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf34056aa28d34652b8063fe6f7bc7cc80MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/5/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD55TEXTDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdf.txtDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdf.txtExtracted texttext/plain842914https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf.txt1500d2112278a52ea2e45bd6b0638cf9MD56THUMBNAILDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1314https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf.jpg8f4381e135b92162f0abf6e792b3b5cbMD57123456789/457482022-08-17 02:39:58.656oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-17T05:39:58Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
title “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
spellingShingle “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
BAZANTE, Brenda Gomes
Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos
Narrativas (auto)biográficas
Corpos-Instantes
Práticas Artísticas
Trava Transcorpocinética
Arte Contemporânea
title_short “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
title_full “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
title_fullStr “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
title_full_unstemmed “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
title_sort “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero
author BAZANTE, Brenda Gomes
author_facet BAZANTE, Brenda Gomes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2302455310889408
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9232357001079673
dc.contributor.author.fl_str_mv BAZANTE, Brenda Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NUNES, Luciana Borre
contributor_str_mv NUNES, Luciana Borre
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos
Narrativas (auto)biográficas
Corpos-Instantes
Práticas Artísticas
Trava Transcorpocinética
Arte Contemporânea
topic Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos
Narrativas (auto)biográficas
Corpos-Instantes
Práticas Artísticas
Trava Transcorpocinética
Arte Contemporânea
description Nessa investigação busco entender como narrativas (auto)biográficas, construídas a partir da narração e da reflexão de/sobre memórias e experiências, podem contribuir para a criação do conceito de práticas artísticas “Trava Transcorpocinética”, através da representação das mudanças de performatividade feitas por mulheres trans e travestis, antes e após as suas transições de gênero. Esse termo nasce da junção dos seguintes elementos: imagens que representam transformações feitas no meu corpo para alterar a forma como performava o gênero, narrativas (auto)biográficas divididas em três temporalidades biográficas (corpo-instante compulsório, corpo-instante em libertação e corpo-instante “libertado”) e, finalmente, práticas artísticas criadas a partir de reflexões sobre os acontecimentos narrados em cada um desses intervalos. Sua finalidade é imbricar a narrativa texto-visual com a narrativa texto-verbal das mudanças de performatividade, entre elas as intervenções cirúrgicas, estéticas ou endocrinológicas, com o meu processo criativo na Arte Contemporânea, utilizando e tensionando, para isso, referenciais artísticos e conceituais relacionados à Arte Contemporânea, a Cronofotografia, a Arte Cinética e a Esteriometria. Ao longo da investigação, narro e contextualizo as memórias oriundas da minha infância, adolescência e início da juventude, identificando as frustrações e as dificuldades que enfrentei devido ao gênero compulsório ao qual fui designada. Nessa temporalidade, estabeleci as ligações basilares para criar o conceito de “práticas artísticas corpo-estáticas compulsórias”. Em seguida descrevi e problematizei a transição de gênero e as mudanças de performatividade realizadas nas esferas estética, endocrinológica e cirúrgica. Desta vez, relacionei as lembranças da juventude com estudos de gênero e narrativas (auto)biográficas nas artes visuais, para estabelecer as relações necessárias à criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas em libertação”. Dando continuidade, relato como as inquietações em torno do padrão de feminilidade exigido das mulheres trans e das travestis, ocorridas ao longo da maturidade, me influenciaram a problematizar o modo como performo a identidade trans atualmente. Com isso, relaciono a última temporalidade biográfica com a criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas “libertadas””. Nesses processos, utilizei a metodologia narrativa (auto)biográfica, tendo como procedimentos investigativos o acesso às minhas memórias por meio de diversos dispositivos. Após refletir sobre as memórias e experiências narradas, criei as práticas artísticas corpo- estáticas e as corpo-cinéticas. Ao examiná-las, considerando suas ligações com as narrativas (auto)biográficas, determinei que a passagem das silhuetas e das mudanças de performatividade de um corpo-instante para o outro, relacionadas e representadas por meio de uma performance, fundamentam o conceito das práticas artísticas Trava Transcorpocinéticas. Por fim, através da junção das palavras “trava”, “trans”, “corpo” e “cinética”, defino-o como uma ação performática na qual interajo com uma escultura cinética a fim de representar a movimentação efetuada pelo meu corpo e performatividades ao atravessar duas experiências ocorridas e narradas nas temporalidades biográficas corpo-instantes compulsório, em libertação ou “libertado”.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-16T16:14:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-16T16:14:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BAZANTE, Brenda Gomes. “Trava Transcorpocinética”: narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000p6jc
identifier_str_mv BAZANTE, Brenda Gomes. “Trava Transcorpocinética”: narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
ark:/64986/001300000p6jc
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/5/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/6/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45748/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Gomes%20Bazante.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
34056aa28d34652b8063fe6f7bc7cc80
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
1500d2112278a52ea2e45bd6b0638cf9
8f4381e135b92162f0abf6e792b3b5cb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172873908649984