Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, Flávio Nunes de Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000008qd2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849
Resumo: O debate sobre a exibição afetiva de homossexuais em festividades carnavalescas ainda é complexa e gera muitas críticas por parte de algumas pessoas na sociedade. Procurando entender parte dessa discussão sob a ótica do consumo no contexto do turismo, esta pesquisa investigou de que maneira um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval, influencia na formação da imagem do destino e intenção de visita-lo por parte de turísticas heterossexuais e homossexuais. Por meio de um survey online com inserção de estímulos textuais e visuais, 599 pessoas contribuíram com as respostas. As análises dos dados foram realizadas a partir de estatísticas descritivas e análise de variância. Os resultados revelaram que, ao observarem as imagens e textos que fazem menção a exibição de pessoas homossexuais se acariciando, os heterossexuais formaram uma imagem do destino turístico menos positiva em relação aos homossexuais. O comportamento semelhante, porém mais expressivo, também foi observado em relação a intenção de visitar o local no período de carnaval, tendo os homossexuais maior intenção de visitar do que os heterossexuais. Foram observadas ainda variações nas respostas de imagens cognitivas e afetivas entre os grupos hetero e homossexuais. É possível concluir que apesar de um destino turístico desenvolver estratégias para atrair os turistas para as festividades do carnaval, aspetos relacionados ao contexto social, especificamente, ao conservadorismo e preconceito típicos de uma cultura tida tradicional, pode influenciar na formação da imagem e intenção de visitar o local quando estão inseridas em contextos de diversidade sexual. Este estudo contribuiu com a literatura ao evidenciar que a exibição de comportamento homo afetivos influencia na formação da imagem tanto de heterossexuais quanto de LGBTQI+, sendo que os heteros são mais resistentes a esse tipo de exposição.
id UFPE_0aa6911c5d6bcf630d004c744b13a828
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38849
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MAIA, Flávio Nunes de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0010700719445679http://lattes.cnpq.br/6073389370524247MELO, Francisco Vicente Sales2020-11-30T21:20:24Z2020-11-30T21:20:24Z2020-08-28MAIA, Flávio Nunes de Araújo. Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849ark:/64986/0013000008qd2O debate sobre a exibição afetiva de homossexuais em festividades carnavalescas ainda é complexa e gera muitas críticas por parte de algumas pessoas na sociedade. Procurando entender parte dessa discussão sob a ótica do consumo no contexto do turismo, esta pesquisa investigou de que maneira um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval, influencia na formação da imagem do destino e intenção de visita-lo por parte de turísticas heterossexuais e homossexuais. Por meio de um survey online com inserção de estímulos textuais e visuais, 599 pessoas contribuíram com as respostas. As análises dos dados foram realizadas a partir de estatísticas descritivas e análise de variância. Os resultados revelaram que, ao observarem as imagens e textos que fazem menção a exibição de pessoas homossexuais se acariciando, os heterossexuais formaram uma imagem do destino turístico menos positiva em relação aos homossexuais. O comportamento semelhante, porém mais expressivo, também foi observado em relação a intenção de visitar o local no período de carnaval, tendo os homossexuais maior intenção de visitar do que os heterossexuais. Foram observadas ainda variações nas respostas de imagens cognitivas e afetivas entre os grupos hetero e homossexuais. É possível concluir que apesar de um destino turístico desenvolver estratégias para atrair os turistas para as festividades do carnaval, aspetos relacionados ao contexto social, especificamente, ao conservadorismo e preconceito típicos de uma cultura tida tradicional, pode influenciar na formação da imagem e intenção de visitar o local quando estão inseridas em contextos de diversidade sexual. Este estudo contribuiu com a literatura ao evidenciar que a exibição de comportamento homo afetivos influencia na formação da imagem tanto de heterossexuais quanto de LGBTQI+, sendo que os heteros são mais resistentes a esse tipo de exposição.CAPESThe debate about the affective display of homosexuals in carnival festivities is still complex and generates much criticism from some people in society. Seeking to understand part of this discussion from the perspective of consumption in the context of tourism, this research investigated how a tourist destination associated with the LGBTQI + public during the carnival period, influences the formation of the destination image and the intention of visiting it on the part of heterosexual and homosexual tourists. Through an online survey with insertion of textual and visual stimuli, 599 people contributed the answers. Data analysis was performed using descriptive statistics and analysis of variance. The results revealed that, by observing the images and texts that mention the display of homosexual people caressing themselves, heterosexuals formed an image of the tourist destination less positive in relation to homosexuals. Similar, but more expressive, behavior was also observed in relation to the intention to visit the place during the carnival period, with homosexuals having a greater intention of visiting than heterosexuals. There were also variations in the responses of cognitive and affective images between hetero and homosexual groups. It is possible to conclude that although a tourist destination develops strategies to attract tourists to the carnival festivities, aspects related to the social context, specifically, to the conservatism and prejudice typical of a traditional culture, can influence the formation of the image and intention to visit the place when they are inserted in contexts of sexual diversity. This study contributed to the literature by showing that the display of homo affective behavior influences the image formation of both heterosexuals and LGBTQI +, being that heteros are more resistant to this type of exposure.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e TurismoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessImagem de destinoIntenção de visitarPúblico LGBTQI+Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnavalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdfDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdfapplication/pdf1852192https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdfc0bda5dba49ce7793d9f518201caa70eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdf.txtDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdf.txtExtracted texttext/plain232574https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdf.txt07f0a38f21ed66789a1d9e55ce2d4269MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Flávio Nunes de Araújo Maia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdf.jpg933216acc6e5b058e104a74372410f5aMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53123456789/388492020-12-03 07:47:10.637oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-12-03T10:47:10Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
title Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
spellingShingle Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
MAIA, Flávio Nunes de Araújo
Imagem de destino
Intenção de visitar
Público LGBTQI+
title_short Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
title_full Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
title_fullStr Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
title_full_unstemmed Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
title_sort Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval
author MAIA, Flávio Nunes de Araújo
author_facet MAIA, Flávio Nunes de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0010700719445679
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6073389370524247
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, Flávio Nunes de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MELO, Francisco Vicente Sales
contributor_str_mv MELO, Francisco Vicente Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem de destino
Intenção de visitar
Público LGBTQI+
topic Imagem de destino
Intenção de visitar
Público LGBTQI+
description O debate sobre a exibição afetiva de homossexuais em festividades carnavalescas ainda é complexa e gera muitas críticas por parte de algumas pessoas na sociedade. Procurando entender parte dessa discussão sob a ótica do consumo no contexto do turismo, esta pesquisa investigou de que maneira um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval, influencia na formação da imagem do destino e intenção de visita-lo por parte de turísticas heterossexuais e homossexuais. Por meio de um survey online com inserção de estímulos textuais e visuais, 599 pessoas contribuíram com as respostas. As análises dos dados foram realizadas a partir de estatísticas descritivas e análise de variância. Os resultados revelaram que, ao observarem as imagens e textos que fazem menção a exibição de pessoas homossexuais se acariciando, os heterossexuais formaram uma imagem do destino turístico menos positiva em relação aos homossexuais. O comportamento semelhante, porém mais expressivo, também foi observado em relação a intenção de visitar o local no período de carnaval, tendo os homossexuais maior intenção de visitar do que os heterossexuais. Foram observadas ainda variações nas respostas de imagens cognitivas e afetivas entre os grupos hetero e homossexuais. É possível concluir que apesar de um destino turístico desenvolver estratégias para atrair os turistas para as festividades do carnaval, aspetos relacionados ao contexto social, especificamente, ao conservadorismo e preconceito típicos de uma cultura tida tradicional, pode influenciar na formação da imagem e intenção de visitar o local quando estão inseridas em contextos de diversidade sexual. Este estudo contribuiu com a literatura ao evidenciar que a exibição de comportamento homo afetivos influencia na formação da imagem tanto de heterossexuais quanto de LGBTQI+, sendo que os heteros são mais resistentes a esse tipo de exposição.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-30T21:20:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-30T21:20:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, Flávio Nunes de Araújo. Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/0013000008qd2
identifier_str_mv MAIA, Flávio Nunes de Araújo. Imagem e intenção de visitar um destino turístico associado ao público LGBTQI+ durante o período de carnaval. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ark:/64986/0013000008qd2
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Fl%c3%a1vio%20Nunes%20de%20Ara%c3%bajo%20Maia.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38849/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0bda5dba49ce7793d9f518201caa70e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
07f0a38f21ed66789a1d9e55ce2d4269
933216acc6e5b058e104a74372410f5a
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172761964773376