Estratégia de Significado para Economia Criativa: estudo de caso do Portomídia
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13245 |
Resumo: | A nova lógica econômica do mundo pede flexibilidade, se alimenta dos ativos culturais e criativos, buscando inclusive legitimar o uso da imaginação nas esferas pública, privada e na sociedade. Qualquer instituição, conglomerado de empresas ou cidade, tem potencial para investir em Economia Criativa. Para tanto, enxerga-se cada vez mais a necessidade de estimular a promoção de significados para prospectar novas atuações de mercado, já que as inovações tecnológicas parecem não ser mais suficientes como fonte de vantagem competitiva a longo prazo. Neste sentido, o propósito do Design Driven Innovation (DDI) tira o foco da quantidade de ideias e volta-se à quem pode contribuir para a criação de novos significados. O DDI pauta-se na criação de significados para produtos de uma empresa, enquanto que a Estratégia de Significado apresenta uma abordagem semântica para todos os componentes de um modelo de negócio institucional. Assim as redes colaborativas, o network e a identificação dos intérpretes tornam-se a fonte de criação de significados. No entanto, tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica, para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente estudo figura-se como um estudo de caso do Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa - o PORTOMÍDIA, uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Esta pesquisa conta com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD, e busca entender os objetivos, processos e perspectivas do Portomídia, sob a perspectiva do DDI e da estratégia de significado. A relevância da pesquisa encontra-se em sublinhar a promoção dos aspectos simbólicos para o modelo do negócio do Portomídia, como meio para criar valor à economia local. Ao final do estudo, apresentam-se diretrizes que possam vir a corroborar com o fomento de significados. |
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O DDI pauta-se na criação de significados para produtos de uma empresa, enquanto que a Estratégia de Significado apresenta uma abordagem semântica para todos os componentes de um modelo de negócio institucional. Assim as redes colaborativas, o network e a identificação dos intérpretes tornam-se a fonte de criação de significados. No entanto, tem-se ciência que envolver diferentes stakeholders, dos diversos setores criativos, é uma tarefa árdua, não obstante estratégica, para uma economia emergente não estar tão dependente das commodities. Neste sentido, o presente estudo figura-se como um estudo de caso do Centro de Empreendedorismo e Tecnologias da Economia Criativa - o PORTOMÍDIA, uma recente iniciativa do Porto Digital, que almeja promover a Economia Criativa no Recife-PE. Esta pesquisa conta com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil e do Núcleo de Gestão do Porto Digital - NGPD, e busca entender os objetivos, processos e perspectivas do Portomídia, sob a perspectiva do DDI e da estratégia de significado. A relevância da pesquisa encontra-se em sublinhar a promoção dos aspectos simbólicos para o modelo do negócio do Portomídia, como meio para criar valor à economia local. Ao final do estudo, apresentam-se diretrizes que possam vir a corroborar com o fomento de significados.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCriação de significadoInovação guiada pelo designModelo de negócioEstratégia de significadoEconomia criativaEstratégia de Significado para Economia Criativa: estudo de caso do Portomídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Tarciana Araújo Brito de Andrade.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Tarciana Araújo Brito de Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1779https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13245/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tarciana%20Ara%c3%bajo%20Brito%20de%20Andrade.pdf.jpgdb4c32a86218268b1c046b9d04edd55aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Tarciana Araújo Brito de Andrade.pdfDISSERTAÇÃO Tarciana Araújo Brito de Andrade.pdfapplication/pdf4701439https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13245/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Tarciana%20Ara%c3%bajo%20Brito%20de%20Andrade.pdfdbe5ebece2c8efb3e7fa63f8b5cb815dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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