Interação universidade-empresa no Brasil: uma análise a partir da BR SURVEY 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Emanoel Francisco dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11120
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é investigar a interação entre as universidades/instituições de pesquisas e o setor produtivo, tendo como foco os grupos de pesquisas das universidades/instituições de pesquisas. As pesquisas sobre o tema têm incorporado várias formas de análises, tanto teóricas quanto de estudos de casos, de modo que no presente trabalho buscou-se desenvolver o esforço de conciliar pesquisa teórica com a utilização de uma ampla base de dados composta por 1.005 questionários respondidos pelos líderes de grupos de pesquisa que declararam relacionamento com empresas do setor produtivo, tendo como suporte econométrico o Método de Mínimos Quadrados Ordinários. O banco de dados referenciado foi consolidado na BR Survey 2008 – Pesquisa com Universidades e Institutos de Pesquisa. A presente pesquisa avalia as contribuições de algumas variáveis na interação universidade-empresa. As conclusões do trabalho sugerem que número de pesquisadores e grupos das áreas das Engenharias e Ciências Agrárias, afetam positivamente a variável interação; enquanto grupos da região Nordeste, número de publicações e tempo de formação do grupo de pesquisa, tendem a afetar negativamente os resultados de interação U-E. Esses resultados são válidos para o Modelo 1, considerado a análise de médias condicionais das variáveis. Quando agregadas as variáveis que denotam qualificação acadêmica ao Modelo 1, verifica-se que os efeitos observados foram: o número de pesquisadores com doutorado, mestrado e graduação, e o número de estudantes de doutorado, são estatisticamente significantes e afetam positivamente os resultados de interação. De modo geral os resultados obtidos são coincidentes com os achados em trabalhos teóricos e estudos de casos, alguns citados na pesquisa. Em outras palavras, pode-se afirmar que grande parte das variáveis tem influência relevante sobre os resultados de interação universidade-empresa. Mas há resultados controversos, como o evidenciado pelo Modelo 1 para a variável número de publicações. Os trabalhos indicam que sua contribuição seria positiva para os resultados de interação; contudo, o que se apresentou neste trabalho foi o inverso. Já no Modelo 2, considerado como modelo agregado, depreende-se que as variáveis relacionadas às qualificações acadêmicas e a área de conhecimento são mais determinantes para influenciar os resultados da variável Interação UE.
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