Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caliari, Thiago
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rapini, Márcia Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Nova Economia (Online)
Texto Completo: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670
Resumo: O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.
id UFMG-4_e23e914f4815ff82a045c2b12e4d3690
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670
network_acronym_str UFMG-4
network_name_str Nova Economia (Online)
repository_id_str
spelling Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interaçõesinteração universidade-empresaproximidade geográficagrupos de pesquisa do CNPq.O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.Departamento de Ciências Econômicas da UFMG2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670Nova Economia; Vol. 27 No. 1 (2017)Nova Economia; v. 27 n. 1 (2017)1980-53810103-6351reponame:Nova Economia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670/1948Copyright (c) 2017 Nova Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaliari, ThiagoRapini, Márcia Siqueira2020-10-04T22:27:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670Revistahttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomiaPUBhttps://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/oai||ne@face.ufmg.br1980-53810103-6351opendoar:2020-10-04T22:27:52Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
title Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
spellingShingle Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
Caliari, Thiago
interação universidade-empresa
proximidade geográfica
grupos de pesquisa do CNPq.
title_short Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
title_full Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
title_fullStr Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
title_full_unstemmed Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
title_sort Diferenciais da distância geográfica na interação universidade-empresa no Brasil: um foco sobre as características dos agentes e das interações
author Caliari, Thiago
author_facet Caliari, Thiago
Rapini, Márcia Siqueira
author_role author
author2 Rapini, Márcia Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caliari, Thiago
Rapini, Márcia Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv interação universidade-empresa
proximidade geográfica
grupos de pesquisa do CNPq.
topic interação universidade-empresa
proximidade geográfica
grupos de pesquisa do CNPq.
description O artigo analisa os determinantes da distância geográfica das interações universidade-empresa no Brasil, utilizando-se dos microdados do Censo 2008 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Controlando para variáveis já estudadas e apontadas como relevante para a explicação da distância geográfica nas interações, os resultados apontam a existência de diferenças no padrão de comportamento (i) dos grupos de pesquisa situados em distintos tipos de instituição e pertencentes a distintas grandes áreas, (ii) das empresas classificadas por capacitação e apropriabilidade tecnológica e (iii) dos tipos de relacionamento e financiamento estabelecidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670
url https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/2670/1948
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Nova Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Nova Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciências Econômicas da UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Nova Economia; Vol. 27 No. 1 (2017)
Nova Economia; v. 27 n. 1 (2017)
1980-5381
0103-6351
reponame:Nova Economia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Nova Economia (Online)
collection Nova Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Nova Economia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||ne@face.ufmg.br
_version_ 1799711059223773184