Entre caminhos vivos e percursos autônomos : metodologias ativas e inovadoras com uso de TDIC na formação continuada de professores
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39996 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar como os professores em formação continuada percebem o uso das metodologias ativas e inovadoras com integração de TDIC em sala de aula para o desenvolvimento de suas práticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, com pesquisa participante e instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin foi o método utilizado para o tratamento dos dados e os achados revelaram que a concepção dos professores em formação continuada apontam como eixo central do uso das metodologias ativas e inovadoras com integração de TDIC o protagonismo, sendo construído em todo processo, este que deve ser intencional, ora sendo como ponte ou estrutura base para a sistematização da aprendizagem, com disseminação de novidades que podem ser tecnológicas ou não, além de compreenderem que o resultado do impacto positivo não está na integração das metodologias ativas e inovação pedagógica com as TDIC, mas sim, no que isoladas ou em conjunto com as TDIC podem gerar, fomentar com a mediação do professor. No que diz respeito aos desafios, os professores apontam recursos, infraestrutura, formação de professores, resistência e gestão. Também ficou evidente, diante dos dados apontados, que a formação de professores ainda é o grande desafio, por serem formações que distanciam os professores da realidade e que a teoria e a prática nem sempre estão interligadas, além de não promoverem nos protagonistas (os professores) uma prática experienciada, para assim serem vivenciadas com propriedade. Além da formação de professores, a resistência tantos dos professores quanto dos alunos ao novo ainda é muito presente, por estarem acostumados e imersos na cultura do ensino tradicional. Constatou-se ainda que os professores percebem que suas práticas se potencializam nas formações experienciadas, vivenciadas, embora, muitas vezes, não seja suficiente para uma mudança de prática, mas um início para reconfiguração de saberes. Por fim, compreendemos que o modelo educativo que temos não preenche na totalidade uma demanda contemporânea e digital, que embora esteja em constante transformação, permeada por conflitos diversos, carece de muitos debates e mudanças de práticas. |
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MELO, Karine Claudino da Horahttp://lattes.cnpq.br/9070763811045760ABRANCHES, Sérgio Paulino2021-04-27T21:56:25Z2021-04-27T21:56:25Z2020-02-13MELO, Karine Claudino da Hora. Entre caminhos vivos e percursos autônomos: metodologias ativas e inovadoras com uso de TDIC na formação continuada de professores. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39996ark:/64986/001300000x6kvEste estudo teve por objetivo analisar como os professores em formação continuada percebem o uso das metodologias ativas e inovadoras com integração de TDIC em sala de aula para o desenvolvimento de suas práticas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, com pesquisa participante e instrumentos de coleta de dados documental. A análise de conteúdo de Bardin foi o método utilizado para o tratamento dos dados e os achados revelaram que a concepção dos professores em formação continuada apontam como eixo central do uso das metodologias ativas e inovadoras com integração de TDIC o protagonismo, sendo construído em todo processo, este que deve ser intencional, ora sendo como ponte ou estrutura base para a sistematização da aprendizagem, com disseminação de novidades que podem ser tecnológicas ou não, além de compreenderem que o resultado do impacto positivo não está na integração das metodologias ativas e inovação pedagógica com as TDIC, mas sim, no que isoladas ou em conjunto com as TDIC podem gerar, fomentar com a mediação do professor. No que diz respeito aos desafios, os professores apontam recursos, infraestrutura, formação de professores, resistência e gestão. Também ficou evidente, diante dos dados apontados, que a formação de professores ainda é o grande desafio, por serem formações que distanciam os professores da realidade e que a teoria e a prática nem sempre estão interligadas, além de não promoverem nos protagonistas (os professores) uma prática experienciada, para assim serem vivenciadas com propriedade. Além da formação de professores, a resistência tantos dos professores quanto dos alunos ao novo ainda é muito presente, por estarem acostumados e imersos na cultura do ensino tradicional. Constatou-se ainda que os professores percebem que suas práticas se potencializam nas formações experienciadas, vivenciadas, embora, muitas vezes, não seja suficiente para uma mudança de prática, mas um início para reconfiguração de saberes. Por fim, compreendemos que o modelo educativo que temos não preenche na totalidade uma demanda contemporânea e digital, que embora esteja em constante transformação, permeada por conflitos diversos, carece de muitos debates e mudanças de práticas.This study aimed to resize how teachers in training continued to perceive or use active and innovative methodologies with integration of TDIC in the classroom to develop their practices. It is a qualitative research, of the descriptive type, with participatory research and instruments for collecting documentary data. An analysis of Bardin's content was the method used for data processing and the results revealed that teachers in continuing training point as the central axis of the use of active and innovative methodologies with integration of TDIC or protagonism, being used throughout the process, this is intentional, that is, as a bridge or base structure for the systematization of learning, with the dissemination of novelties that may be technological or not, besides understanding the result of the positive impact, it is not in the integration of active methodologies and pedagogical innovation with as TDIC, but rather, not in isolation or in conjunction with how TDIC can generate, foster with the mediation of the teacher. Regarding the challenges, teachers point out resources, infrastructure, teacher training, resistance and management. It was also evident, in view of the data pointed out, that teacher training is still the great challenge, due to training that distances teachers from reality and that theory and practice are not always interconnected, in addition to not promoting in the protagonists (teachers) an experienced practice, so that they can be experienced properly. In addition to teacher training, the maximum resistance of teachers to students is still very present, for example, students and students from the culture of traditional education. It is also constituted that teachers perceive that their practices are enhanced in the experienced formations, experienced although, many times, they are not enough for a change of practice, but a beginning for reconfiguring sabers. Finally, understand what is the educational model that has no precedence in the digital and contemporary demand, which is still in constant transformation, allowed by different conflicts, receives many debates and changes in practices.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFormação de professoresMetodologiaDidáticaUFPE - Pós-graduaçãoEntre caminhos vivos e percursos autônomos : metodologias ativas e inovadoras com uso de TDIC na formação continuada de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39996/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO Karine Claudino da Hora Melo.pdfDISSERTAÇÃO Karine Claudino da Hora Melo.pdfapplication/pdf2178997https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39996/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Karine%20Claudino%20da%20Hora%20Melo.pdf68e3a381271f45bddedcd9eab749acd6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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