Recontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos : disputas entre visualidades colonial e transgressor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Aline Renata dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000009j6z
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44079
Resumo: Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado que tratou das recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e nos contextos dos Livros Didáticos (LD) – Manuais dos Professores do PNLD 2019 e teve como Abordagem Teórica o diálogo entre os Estudos Pós-coloniais e o Feminismo Latino-americano Descolonial. Pressupomos que os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos são reinterpretados por meio de recontextualizações híbridas (LOPES, 2005), na tensão entre colonialidade/descolonização, patriarcado/despatriarcalização e racismo/desracialização na manutenção da visualidade colonial e na inserção de visualidades transgressoras outras. Nessa arena de disputas, concebemos que as fotografias são constituídas por modos de significação que buscam apresentar uma dada realidade como real, podendo reforçar relações de poder desiguais como naturais. Nesse sentido, os LD, enquanto tradutores das políticas curriculares nacionais, principalmente, a BNCC, assumem uma função importante como um dos fios que contribuem para a manutenção do tecido colonial, via colonialidade. No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: compreender como são recontextualizados os princípios da Educação escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos dos LD – Manuais dos Professores. Para responder a esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e caracterizar as políticas curriculares direcionadas à Educação Escolar dos povos do campo, indígena e quilombola; b) identificar e caracterizar os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola; c) caracterizar as coleções didáticas eleitas do PNLD 2019 e d) Identificar e caracterizar as fotografias e seus contextos que indicam recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola. Na busca por responder a esses objetivos, adotamos como procedimentos teórico-metodológicos a pesquisa documental, a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) e elementos da semiótica Peirceana (2005). Os resultados apontaram as disputas políticas, epistêmicas e sociais entorno dos conteúdos-conhecimentos que serão parte dos LD. A recontextualização dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola aproximam-se da interculturalidade funcional reforçando o sistema de dominação patriarcal-racista-capitalista-colonial-moderno por meio da política de identidade. Percebemos que as recontextualizações não ocorrem unicamente com esse fim, mas também acontece por meio de hibridismos tensionadas por movimentos que se aproximam da interculturalidade crítica imbricada à identidade em política, gestando pensamentos de fronteira. Nessa esteira, identificamos indícios de despatriarcalização, desracialização, descolonização tanto nas fotografias, gestando visualidades transgressoras, quanto nas orientações voltadas aos professores nos LD.
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Pressupomos que os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos são reinterpretados por meio de recontextualizações híbridas (LOPES, 2005), na tensão entre colonialidade/descolonização, patriarcado/despatriarcalização e racismo/desracialização na manutenção da visualidade colonial e na inserção de visualidades transgressoras outras. Nessa arena de disputas, concebemos que as fotografias são constituídas por modos de significação que buscam apresentar uma dada realidade como real, podendo reforçar relações de poder desiguais como naturais. Nesse sentido, os LD, enquanto tradutores das políticas curriculares nacionais, principalmente, a BNCC, assumem uma função importante como um dos fios que contribuem para a manutenção do tecido colonial, via colonialidade. No intuito de responder ao problema da pesquisa construímos o seguinte objetivo geral: compreender como são recontextualizados os princípios da Educação escolar do Campo, Indígena e Quilombola nas fotografias e em seus contextos dos LD – Manuais dos Professores. Para responder a esse objetivo, delimitamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar e caracterizar as políticas curriculares direcionadas à Educação Escolar dos povos do campo, indígena e quilombola; b) identificar e caracterizar os princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola; c) caracterizar as coleções didáticas eleitas do PNLD 2019 e d) Identificar e caracterizar as fotografias e seus contextos que indicam recontextualizações dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola. Na busca por responder a esses objetivos, adotamos como procedimentos teórico-metodológicos a pesquisa documental, a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 2011; VALA, 1990) e elementos da semiótica Peirceana (2005). Os resultados apontaram as disputas políticas, epistêmicas e sociais entorno dos conteúdos-conhecimentos que serão parte dos LD. A recontextualização dos princípios da Educação Escolar do Campo, Indígena e Quilombola aproximam-se da interculturalidade funcional reforçando o sistema de dominação patriarcal-racista-capitalista-colonial-moderno por meio da política de identidade. Percebemos que as recontextualizações não ocorrem unicamente com esse fim, mas também acontece por meio de hibridismos tensionadas por movimentos que se aproximam da interculturalidade crítica imbricada à identidade em política, gestando pensamentos de fronteira. Nessa esteira, identificamos indícios de despatriarcalização, desracialização, descolonização tanto nas fotografias, gestando visualidades transgressoras, quanto nas orientações voltadas aos professores nos LD.FACEPEThis thesis presents the results of the doctoral research that dealt with the recontextualizations in the photographs and in the contexts of the Textbooks (LD) - Teachers' Manuals of PNLD 2019 and had as theoretical approach the dialogue between Postcolonial Studies and Latin American Decolonial Feminism. We assume that the principles of Rural, Indigenous and Quilombola School Education in the photographs and in their contexts are reinterpreted through hybrid recontextualizations (LOPES, 2005), in the tension between coloniality/decolonization, patriarchy/unpatriarchy and racism/dracialization in the maintenance of colonial visuality and in the insertion of other transgressive visualities. In this arena of disputes, we conceive that photographs are constituted by modes of signification that seek to present a given reality as real, and may reinforce unequal power relations as natural. In this sense, the LD, as translators of national curriculum policies, especially the BNCC, assume an important role as one of the threads that contribute to the maintenance of the colonial fabric, via coloniality. In order to answer the research problem we built the following general objective: to understand how the recontextualization of the principles of Rural, Indigenous and Quilombola Education in the photographs and their contexts of the LD - Teachers' Manuals. To answer this goal, we delimit the following specific objectives: a) identify and characterize the curricular policies directed to the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; b) identify and characterize the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education; c) characterize the elected teaching collections of the PNLD 2019 and d) identify and characterize the photographs and their contexts that indicate recontextualizations of the principles of the Field, Indigenous, and Quilombola School Education. In the search for answering these objectives, we adopted as theoretical- methodological procedures the documentary research, Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 2011; VALA, 1990) and elements of Peircean semiotics (2005). The results pointed out the political, epistemic, and social disputes around the content- knowledge that will be part of the LD. The recontextualization of the principles of Field, Indigenous and Quilombola School Education approaches the functional interculturality reinforcing the system of patriarchal-racist-capitalist-colonial-modern domination through identity politics. We realize that recontextualizations do not occur solely for this purpose, but also happen through hybridisms tensioned by movements that approach critical interculturality imbricated to identity politics, generating border thoughts. In this vein, we identified signs of depatriarchalization, de-racialization, and decolonization both in the photographs, gestating transgressive visualities, and in the guidelines for teachers in the textbooks.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRecontextualizaçãoCurrículosLivro DidáticoUFPE - Pós-graduaçãoRecontextualizações dos princípios da educação escolar do campo, indígena e quilombola nas fotografias dos livros didáticos : disputas entre visualidades colonial e transgressorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE - Aline Renata dos Santos.pdfTESE - Aline Renata dos Santos.pdfapplication/pdf8599516https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44079/1/TESE%20-%20Aline%20Renata%20dos%20Santos.pdfa139d02301370446166c73274cc0c5e3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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