Curas através do Orún : rituais terapêuticos no Ilê Yemanjá Sàbá Bassamí (Recife)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Maria Odete de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/891
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo estudar as ações curativas praticadas no Terreiro de Xangô, Yemanjá Sàbá Bassamí, situado no Brejo de Beberibe, Recife. O estudo procura identificar os aspectos simbólicos e a lógica, usados pelos fiéis para a compreensão do binômio doença/cura, bem como, as dinâmicas que norteiam as representações construídas em torno dos elementos estruturantes do Xangô, elementos aliados dos processos da cura religiosa. O trabalho confere relevância às ervas sagradas usadas como instrumentos terapêuticos. Por outro lado, realiza um resgate da história e percurso religioso de Dona Elizabeth de França Ferreira (Mãe Betinha), de grande atuação como agente de cura, líder religiosa do Terreiro, e de sua importância para a religiosidade afro-brasileira do Recife. A metodologia usada foi etnográfica. As técnicas aplicadas foram: observação participante, gravações de entrevistas semiestruturadas e de conversas informais com os membros da comunidade religiosa e usuários dos processos de cura. Constaram, também, da coleta de dados: filmagens em VHS, fotografias dos espaços e cerimônias presenciadas no Terreiro. A análise dos dados permitiu revelar as concepções do conceito de doença elaborados pelos adeptos do culto e verificar a existência de complementaridade entre as terapias religiosa e médica
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Por outro lado, realiza um resgate da história e percurso religioso de Dona Elizabeth de França Ferreira (Mãe Betinha), de grande atuação como agente de cura, líder religiosa do Terreiro, e de sua importância para a religiosidade afro-brasileira do Recife. A metodologia usada foi etnográfica. As técnicas aplicadas foram: observação participante, gravações de entrevistas semiestruturadas e de conversas informais com os membros da comunidade religiosa e usuários dos processos de cura. Constaram, também, da coleta de dados: filmagens em VHS, fotografias dos espaços e cerimônias presenciadas no Terreiro. 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