Entre Flabelos, Lirismo e Elitismo : os Blocos Líricos e a distinção social no carnaval de rua recifense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hugo Vandré Cavalcanti da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000p42h
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52539
Resumo: Partindo das premissas de que o carnaval enquanto festa pública e coletiva, oferece um local especial para a investigação de conflitos sociais significativos e que os artefatos de indumentária agem como demarcadores de lugares sociais e culturais, muitas vezes indicadores das ideologias de seus usuários, esse estudo analisou as fantasias e adereços pertencentes aos Blocos Lirícos, verificando o quanto comunicam os mesmos sentidos de distinção social presentes na cultura material e discurso dos Blocos Carnavalescos Mistos dos anos vinte (seus antecessores) dentro do carnaval de rua recifense. Através da revisão bibliográfica das principais obras de viés histórico antropológico que tratam dessa temática e do material disponibilizado pelos sites e redes sociais das agremiações estudadas, o presente trabalho enquanto estudo qualitativo fundamentado no prisma da Teoria das Representações Sociais de Moscovic e aplicado em conjunto com a Análise de Conteúdo de Bardin, favoreceu a compreensão dos fenômenos sociais abordados a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e implicados na situação em questão. Contribuindo assim para um maior entendimento sobre a cultura material das agremiações do carnaval de rua do Recife e consequentemente ampliando a compreensão sobre os artefatos que compõem a expressão visual do frevo.
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Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52539ark:/64986/001300000p42hPartindo das premissas de que o carnaval enquanto festa pública e coletiva, oferece um local especial para a investigação de conflitos sociais significativos e que os artefatos de indumentária agem como demarcadores de lugares sociais e culturais, muitas vezes indicadores das ideologias de seus usuários, esse estudo analisou as fantasias e adereços pertencentes aos Blocos Lirícos, verificando o quanto comunicam os mesmos sentidos de distinção social presentes na cultura material e discurso dos Blocos Carnavalescos Mistos dos anos vinte (seus antecessores) dentro do carnaval de rua recifense. Através da revisão bibliográfica das principais obras de viés histórico antropológico que tratam dessa temática e do material disponibilizado pelos sites e redes sociais das agremiações estudadas, o presente trabalho enquanto estudo qualitativo fundamentado no prisma da Teoria das Representações Sociais de Moscovic e aplicado em conjunto com a Análise de Conteúdo de Bardin, favoreceu a compreensão dos fenômenos sociais abordados a partir do ponto de vista dos sujeitos envolvidos e implicados na situação em questão. Contribuindo assim para um maior entendimento sobre a cultura material das agremiações do carnaval de rua do Recife e consequentemente ampliando a compreensão sobre os artefatos que compõem a expressão visual do frevo.Due to the premises that define the carnival as a public and a collective festival, offers a special place to investigate significative social conflicts and the apparel artefacts step in as elements demonstratives of social and cultural spheres, many times as users ideology indicators, this subject analyzed the fantasies and adornments belonging to Blocos Líricos, verifying how much these communicate the same language of social distinction present at the material culture and the reasoning of Blocos Carnavalescos Mistos at twenties (and antecessors) in the context of street Carnival of Recife. Through the literature review utilizing the major work with historical and anthropologic inclinations besides this theme and material accessible at social media of the refered clubs of this research, the present work while qualitative study grounded on the vision of the Theory of Social Representations of Moscovic and applied as a serie with the Content Analysis of Bardin, leaded the social phenomenon comprehension based on the point of view of the subjects involved and implicated in this situation. Contributing to a bigger understanding about the material culture of the refered clubs at the street Carnival of Recife and thereafter increasing the understanding of the adornments that compose the frevo’s visual expression.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCultura MaterialCarnavalBlocos LíricosExpressão Visual do FrevoEntre Flabelos, Lirismo e Elitismo : os Blocos Líricos e a distinção social no carnaval de rua recifenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Hugo Vandré Cavalcanti da Silva.pdfTESE Hugo Vandré Cavalcanti da Silva.pdfapplication/pdf4607970https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52539/1/TESE%20Hugo%20Vandr%c3%a9%20Cavalcanti%20da%20Silva.pdf5eb0ebdb9e7f9af49b7b693fef0eec46MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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