Patologias em dormentes de concreto protendido : estudo de caso de uma ferrovia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Eros Henrique de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/00130000004ks
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48564
Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo do comportamento dos dormentes ferroviários de concreto protendido. No Brasil, o dormente de concreto protendido é o principal tipo de dormente utilizado nos sistemas de transporte de passageiros (metrô) e vem sendo cada vez mais utilizado nas ferrovias de carga, principalmente com os recentes programas de incentivo ao transporte sobre trilhos do governo federal. Apesar dos claros benefícios da utilização desse tipo de dormente na ferrovia, ainda há desafios a serem superados para garantir que o dormente atenda de maneira plena aos critérios de desempenhos esperados, principalmente com relação à durabilidade. Por serem expostos às intempéries ambientais e submetidos a cargas cíclicas de grande intensidade, o dormente se torna um elemento de concreto susceptível a sofrer patologias dos mais variados tipos e origens. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica detalhada sobre a influência dos materiais no desempenho do dormente e sobre as principais patologias que afligem os dormentes. As patologias dos dormentes podem ser divididas entre aquelas com a causa relacionada a fatores internos, como as falhas ocorridas na produção dos dormentes e decorrentes de processos deletérios no concreto (como a reação álcali agregado e a formação de etringita tardia), e as causadas por fatores externos, como a deterioração da superfície do concreto, as fissuras decorrentes das altas cargas de impacto da ferrovia e fatores ambientais como o congelamento e degelo do concreto. Em geral, as causas das falhas dos dormentes estão associadas ao uso de materiais inadequados na produção dos dormentes, falhas na execução da cura e protensão do concreto, má manutenção da ferrovia e más condições do material rodante. A presente pesquisa investigou também a ocorrência de manifestações patológicas em dormentes de uma ferrovia brasileira por meio de um estudo de caso. Os dormentes foram inspecionados visualmente e ensaiados por meio do ensaio de carbonatação, análise química e análise petrográfica a fim de identificar a patologia responsável pela degradação dos dormentes. Baseado nos resultados dos ensaios, aparência, condições de exposição e comparação com outros trabalhos, chegou-se à conclusão de que os dormentes foram afetados pela formação de etringita tardia.
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spelling LIMA, Eros Henrique de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5539866266881607http://lattes.cnpq.br/9191655335324358CARNEIRO, Arnaldo Manoel Pereira2023-01-09T17:00:50Z2023-01-09T17:00:50Z2022-08-12LIMA, Eros Henrique de Souza. Patologias em dormentes de concreto protendido: estudo de caso de uma ferrovia brasileira. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48564ark:/64986/00130000004ksEste trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo do comportamento dos dormentes ferroviários de concreto protendido. No Brasil, o dormente de concreto protendido é o principal tipo de dormente utilizado nos sistemas de transporte de passageiros (metrô) e vem sendo cada vez mais utilizado nas ferrovias de carga, principalmente com os recentes programas de incentivo ao transporte sobre trilhos do governo federal. Apesar dos claros benefícios da utilização desse tipo de dormente na ferrovia, ainda há desafios a serem superados para garantir que o dormente atenda de maneira plena aos critérios de desempenhos esperados, principalmente com relação à durabilidade. Por serem expostos às intempéries ambientais e submetidos a cargas cíclicas de grande intensidade, o dormente se torna um elemento de concreto susceptível a sofrer patologias dos mais variados tipos e origens. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica detalhada sobre a influência dos materiais no desempenho do dormente e sobre as principais patologias que afligem os dormentes. As patologias dos dormentes podem ser divididas entre aquelas com a causa relacionada a fatores internos, como as falhas ocorridas na produção dos dormentes e decorrentes de processos deletérios no concreto (como a reação álcali agregado e a formação de etringita tardia), e as causadas por fatores externos, como a deterioração da superfície do concreto, as fissuras decorrentes das altas cargas de impacto da ferrovia e fatores ambientais como o congelamento e degelo do concreto. Em geral, as causas das falhas dos dormentes estão associadas ao uso de materiais inadequados na produção dos dormentes, falhas na execução da cura e protensão do concreto, má manutenção da ferrovia e más condições do material rodante. A presente pesquisa investigou também a ocorrência de manifestações patológicas em dormentes de uma ferrovia brasileira por meio de um estudo de caso. Os dormentes foram inspecionados visualmente e ensaiados por meio do ensaio de carbonatação, análise química e análise petrográfica a fim de identificar a patologia responsável pela degradação dos dormentes. Baseado nos resultados dos ensaios, aparência, condições de exposição e comparação com outros trabalhos, chegou-se à conclusão de que os dormentes foram afetados pela formação de etringita tardia.This work aims to contribute to the study of the behavior of prestressed concrete railway sleepers. In Brazil, the prestressed concrete sleeper is the main type of sleeper used in passenger transport systems (metro) and has been increasingly used in freight railways, especially with the recent programs to encourage rail transport by the federal government. However, there are challenges in ensuring that the prestressed concrete sleepers meet expected performance standards, as many concrete sleepers fail prematurely and need to be replaced every year. Such failures have already been responsible for large-scale railway accidents which have caused financial losses and endangered the safety of rail transport users. Since the sleepers are exposed to environmental weather and subjected to cyclical loads of great intensity, they become a concrete element susceptible to pathologies of the most varied types and origins. This paper proposes to review the current literature on the main material used in the sleeper’s production and deterioration mechanisms of prestressed concrete sleepers, discuss their causes and consequences, and suggest the main corrective and preventive measures that can be taken to minimize each problem. For ease of understanding, the failures have been separated into two groups: intrinsic failures, such as failures due to internal concrete deficiencies, and extrinsic failures, such as those associated with the high impact loads of railways and freeze-thaw cycles. In general, the causes of sleeper failures are related to the use of inappropriate materials in the production of sleepers, failures in the execution of the curing and prestressing of the concrete, poor maintenance of the railway and bad conditions of the rolling stock. The present research also investigated the occurrence of pathological manifestations in sleepers of a Brazilian railroad through a case study. The sleepers were visually inspected and tested through carbonation testing, chemical analysis, petrographic analysis and scanning electron microscopy of the concrete in order to identify the pathology responsible for the sleepers' degradation. At the end of the analysis, it was concluded that the sleepers are affected by the attack of delayed ettringite formation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia civilDormentes de concreto protendidoPatologias do concretoFerroviaPatologias em dormentes de concreto protendido : estudo de caso de uma ferrovia brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48564/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Eros Henrique de Souza Lima.pdfDISSERTAÇÃO Eros Henrique de Souza Lima.pdfapplication/pdf5583736https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48564/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Eros%20Henrique%20de%20Souza%20Lima.pdff6a26cf2511cf7bfe0c61e0002d302a0MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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