Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55520 |
Resumo: | O incentivo à eletrificação veicular, em substituição aos veículos de combustão interna, é uma das estratégias exploradas pelas nações com o principal objetivo de reduzir a emissão de poluentes. Apesar do reconhecimento da importância da adoção de veículos elétricos nos sistemas de transporte alguns desafios ainda precisam ser mais bem estudados, como os impactos causados à rede elétrica e a necessidade de infraestrutura de recarga ampla e eficiente. Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limitada em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de tensão de saída de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400 V e 800 V. A modelagem do conversor PSFB é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor Buck, adicionando a este algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital do conversor PSFB é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias. Os resultados demonstram que o conversor PSFB é capaz de operar em uma larga faixa de tensão de saída e o sistema de controle adotado atende aos procedimentos de inicialização, transferência de potência e parada da estação de recarga, assim como aos requisitos de ondulação de corrente e de tensão. |
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Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limitada em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de tensão de saída de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400 V e 800 V. A modelagem do conversor PSFB é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor Buck, adicionando a este algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital do conversor PSFB é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias. Os resultados demonstram que o conversor PSFB é capaz de operar em uma larga faixa de tensão de saída e o sistema de controle adotado atende aos procedimentos de inicialização, transferência de potência e parada da estação de recarga, assim como aos requisitos de ondulação de corrente e de tensão.CNPqThe encouragement of transportation electrification, as a replacement for internal combustion vehicles, is one of the strategies explored by nations with the primary goal of reducing pollutant emissions. Despite the recognition of the importance of adopting electric vehicles in transportation systems, some challenges still need to be further studied, such as the impacts on the electrical grid and the need for extensive and efficient charging infrastructure. Despite significant incentives for increasing charging infrastructure, it remains limited compared to that allocated for internal combustion engines, and it often involves longer charging times. An alternative to reduce charging time and enhance the user experience is the adoption of publicly accessible direct current charging stations. These stations connect directly to the battery terminals, enabling higher power delivery with less impact on vehicle weight and volume. These stations, therefore, need to operate over a wide output voltage range to accommodate the various electric vehicle models available in the market. In this context, this dissertation aims to design a direct current vehicle charger, in compliance with international and national standards, to attend a broad range of vehicles. A literature review of technical and regulatory requirements related to direct current charging systems is conducted, along with the design of the Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) converter, to accommodate vehicles with 400 V and 800 V batteries. The modeling of the PSFB converter is performed based on the small-signal model of the Buck converter, incorporating specific operational aspects of the PSFB. The digital control of the PSFB converter is developed and implemented in the Matlab/Simulink simulation environment, where performance tests for charging stages are conducted when connected to various battery models. The results demonstrate that the PSFB converter can operate over a wide output voltage range, and the adopted control system meets startup, power transfer, and charging station shutdown procedures, as well as current and voltage ripple requirements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia EletricaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia elétricaVeículos elétricosCarregamento rápido em corrente contínuaConversor phase-shift full-bridgeControle digitalDesenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdfDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdfapplication/pdf3487242https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdfc932e5e5a94fbb2231f284ec31abea91MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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