Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BANDEIRA, Camila Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55520
Resumo: O incentivo à eletrificação veicular, em substituição aos veículos de combustão interna, é uma das estratégias exploradas pelas nações com o principal objetivo de reduzir a emissão de poluentes. Apesar do reconhecimento da importância da adoção de veículos elétricos nos sistemas de transporte alguns desafios ainda precisam ser mais bem estudados, como os impactos causados à rede elétrica e a necessidade de infraestrutura de recarga ampla e eficiente. Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limitada em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de tensão de saída de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400 V e 800 V. A modelagem do conversor PSFB é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor Buck, adicionando a este algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital do conversor PSFB é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias. Os resultados demonstram que o conversor PSFB é capaz de operar em uma larga faixa de tensão de saída e o sistema de controle adotado atende aos procedimentos de inicialização, transferência de potência e parada da estação de recarga, assim como aos requisitos de ondulação de corrente e de tensão.
id UFPE_0bb3cfadbca4a0f74a506a7423e6797b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55520
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling BANDEIRA, Camila Mendeshttp://lattes.cnpq.br/5244972704693413http://lattes.cnpq.br/8570418647952512http://lattes.cnpq.br/0686917335916439AZEVEDO, Gustavo Medeiros de SouzaCAVALCANTI NETO, Rafael2024-03-20T18:48:02Z2024-03-20T18:48:02Z2024-02-21BANDEIRA, Camila Mendes. Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55520O incentivo à eletrificação veicular, em substituição aos veículos de combustão interna, é uma das estratégias exploradas pelas nações com o principal objetivo de reduzir a emissão de poluentes. Apesar do reconhecimento da importância da adoção de veículos elétricos nos sistemas de transporte alguns desafios ainda precisam ser mais bem estudados, como os impactos causados à rede elétrica e a necessidade de infraestrutura de recarga ampla e eficiente. Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limitada em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de tensão de saída de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400 V e 800 V. A modelagem do conversor PSFB é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor Buck, adicionando a este algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital do conversor PSFB é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias. Os resultados demonstram que o conversor PSFB é capaz de operar em uma larga faixa de tensão de saída e o sistema de controle adotado atende aos procedimentos de inicialização, transferência de potência e parada da estação de recarga, assim como aos requisitos de ondulação de corrente e de tensão.CNPqThe encouragement of transportation electrification, as a replacement for internal combustion vehicles, is one of the strategies explored by nations with the primary goal of reducing pollutant emissions. Despite the recognition of the importance of adopting electric vehicles in transportation systems, some challenges still need to be further studied, such as the impacts on the electrical grid and the need for extensive and efficient charging infrastructure. Despite significant incentives for increasing charging infrastructure, it remains limited compared to that allocated for internal combustion engines, and it often involves longer charging times. An alternative to reduce charging time and enhance the user experience is the adoption of publicly accessible direct current charging stations. These stations connect directly to the battery terminals, enabling higher power delivery with less impact on vehicle weight and volume. These stations, therefore, need to operate over a wide output voltage range to accommodate the various electric vehicle models available in the market. In this context, this dissertation aims to design a direct current vehicle charger, in compliance with international and national standards, to attend a broad range of vehicles. A literature review of technical and regulatory requirements related to direct current charging systems is conducted, along with the design of the Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) converter, to accommodate vehicles with 400 V and 800 V batteries. The modeling of the PSFB converter is performed based on the small-signal model of the Buck converter, incorporating specific operational aspects of the PSFB. The digital control of the PSFB converter is developed and implemented in the Matlab/Simulink simulation environment, where performance tests for charging stages are conducted when connected to various battery models. The results demonstrate that the PSFB converter can operate over a wide output voltage range, and the adopted control system meets startup, power transfer, and charging station shutdown procedures, as well as current and voltage ripple requirements.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia EletricaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia elétricaVeículos elétricosCarregamento rápido em corrente contínuaConversor phase-shift full-bridgeControle digitalDesenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdfDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdfapplication/pdf3487242https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdfc932e5e5a94fbb2231f284ec31abea91MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdf.txtExtracted texttext/plain194010https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdf.txtaa44041d71c0475a5b44dc700ef38ad6MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Camila Mendes Bandeira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdf.jpg0fd2f4fde2386afaf7398aa0b371d0d9MD55123456789/555202024-03-21 02:25:24.66oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-03-21T05:25:24Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
title Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
spellingShingle Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
BANDEIRA, Camila Mendes
Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Carregamento rápido em corrente contínua
Conversor phase-shift full-bridge
Controle digital
title_short Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
title_full Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
title_fullStr Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
title_sort Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos
author BANDEIRA, Camila Mendes
author_facet BANDEIRA, Camila Mendes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5244972704693413
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8570418647952512
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0686917335916439
dc.contributor.author.fl_str_mv BANDEIRA, Camila Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv AZEVEDO, Gustavo Medeiros de Souza
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv CAVALCANTI NETO, Rafael
contributor_str_mv AZEVEDO, Gustavo Medeiros de Souza
CAVALCANTI NETO, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Carregamento rápido em corrente contínua
Conversor phase-shift full-bridge
Controle digital
topic Engenharia elétrica
Veículos elétricos
Carregamento rápido em corrente contínua
Conversor phase-shift full-bridge
Controle digital
description O incentivo à eletrificação veicular, em substituição aos veículos de combustão interna, é uma das estratégias exploradas pelas nações com o principal objetivo de reduzir a emissão de poluentes. Apesar do reconhecimento da importância da adoção de veículos elétricos nos sistemas de transporte alguns desafios ainda precisam ser mais bem estudados, como os impactos causados à rede elétrica e a necessidade de infraestrutura de recarga ampla e eficiente. Apesar de haver grandes incentivos para o aumento da infraestrutura de carregamento, ela permanece limitada em comparação com as destinadas a veículos de combustão interna, além de apresentarem maiores tempos de recarga. Uma alternativa para diminuir o tempo de recarga e melhorar a experiência do usuário é a adoção de estações públicas de carregamento a corrente contínua, visto que essas estações acessam diretamente os terminais da bateria, possibilitando uma maior entrega de potência com um menor comprometimento de peso e volume do veículo. Essas estações, portanto, precisam operar em uma ampla faixa de tensão de saída de forma a atender os diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no mercado. Nesse contexto, esta dissertação busca projetar um carregador veicular em corrente contínua, em conformidade com normas internacionais e nacionais, de forma a atender uma extensa variedade de veículos. Uma revisão bibliográfica dos requisitos técnicos e normativos relativos ao sistema de recarga em corrente contínua é realizada, assim como o projeto do conversor Phase-Shift Full-Bridge (PSFB) para o atendimento de veículos com baterias de 400 V e 800 V. A modelagem do conversor PSFB é realizada a partir do modelo de pequenos sinais do conversor Buck, adicionando a este algumas particularidades da operação do PSFB. O controle digital do conversor PSFB é desenvolvido e implementado em ambiente de simulação do Matlab/Simulink, onde são realizados testes de desempenho para os estágios de recarga quando conectados a diversos modelos de baterias. Os resultados demonstram que o conversor PSFB é capaz de operar em uma larga faixa de tensão de saída e o sistema de controle adotado atende aos procedimentos de inicialização, transferência de potência e parada da estação de recarga, assim como aos requisitos de ondulação de corrente e de tensão.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-20T18:48:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-20T18:48:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BANDEIRA, Camila Mendes. Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55520
identifier_str_mv BANDEIRA, Camila Mendes. Desenvolvimento de um conversor CC-CC aplicado a uma estação de carregamento de veículos elétricos. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Eletrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55520/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Camila%20Mendes%20Bandeira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c932e5e5a94fbb2231f284ec31abea91
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
aa44041d71c0475a5b44dc700ef38ad6
0fd2f4fde2386afaf7398aa0b371d0d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310755532406784