Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ganzenmüller, William Hertz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202172
Resumo: O papel dos veículos com tração elétrica no cenário mundial vem passando por transformações nas últimas décadas, representando uma solução econômica e ambientalmente viável para diversos problemas que atingem o mundo. As condições do restabelecimento para a carga completa nos sistemas de armazenamento dos veículos elétricos afetam a usabilidade e flexibilidade na mobilidade tornando as estações de carregamento essenciais. Por outro lado, a evolução dos sistemas de energia, especialmente na concepção de redes inteligentes de energia, vem fomentando a possibilidade da integração dos sistemas de armazenamento presentes nos VE (Veículos Elétricos) não apenas como carregamentos distribuídos, mas como novas fontes de energia para auxiliar na tarefa da gestão energética por meio da integração provida pelas estações de carregamento. Do ponto de vista do estágio de entrada de interface com a rede elétrica nas estações de carregamento, os desafios operacionais estão relacionados com a melhoria da compatibilidade e flexibilidade, em virtude dos diferentes padrões de conexões físicas. Enquanto os desafios energéticos, estão relacionados com a obtenção de um sistema que apresente rendimento elevado, fator de potência elevado, em conformidade com as normas de limitação de conteúdo harmônico de corrente e, além disso que seja habilitado para operação bidirecional em redes elétricas inteligentes. Neste cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estação de carregamento para veículos com tração elétrica alimentados a bateria (EVSE), considerando a transmissão de energia elétrica com e sem fios, e, operação de forma bidirecional. A EVSE proposta possui características operacionais singulares, considerando três diferentes modos de operação: convencional de carregamento, gerador distribuído ilhado e gerador distribuído conectado. O modo de carregamento permite a transferência de energia sem fio para o veículo elétrico. Os modos de operação como gerador distribuído, envolvem a operação de forma ilhada (não conectado à rede de energia) alimentando uma carga CA e a operação conectada à rede provendo a injeção controlada de potência ativa e reativa. Por fim, com o objetivo de validar as análises teóricas, metodologias de projeto e demonstrar a operação da EVSE proposta, nos três diferentes modos de operação, são apresentados resultados de simulações computacionais desenvolvidas em ambiente PSIM.
id UNSP_8bfaabba9b60a09443b79465fd6c1d22
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202172
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fioPower converter for charging station for pure electric vehicles through wireless electric power transmissionConversores de corrente elétricaEnergia elétrica TransmissãoIndução eletromagnéticaVeículos elétricosO papel dos veículos com tração elétrica no cenário mundial vem passando por transformações nas últimas décadas, representando uma solução econômica e ambientalmente viável para diversos problemas que atingem o mundo. As condições do restabelecimento para a carga completa nos sistemas de armazenamento dos veículos elétricos afetam a usabilidade e flexibilidade na mobilidade tornando as estações de carregamento essenciais. Por outro lado, a evolução dos sistemas de energia, especialmente na concepção de redes inteligentes de energia, vem fomentando a possibilidade da integração dos sistemas de armazenamento presentes nos VE (Veículos Elétricos) não apenas como carregamentos distribuídos, mas como novas fontes de energia para auxiliar na tarefa da gestão energética por meio da integração provida pelas estações de carregamento. Do ponto de vista do estágio de entrada de interface com a rede elétrica nas estações de carregamento, os desafios operacionais estão relacionados com a melhoria da compatibilidade e flexibilidade, em virtude dos diferentes padrões de conexões físicas. Enquanto os desafios energéticos, estão relacionados com a obtenção de um sistema que apresente rendimento elevado, fator de potência elevado, em conformidade com as normas de limitação de conteúdo harmônico de corrente e, além disso que seja habilitado para operação bidirecional em redes elétricas inteligentes. Neste cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estação de carregamento para veículos com tração elétrica alimentados a bateria (EVSE), considerando a transmissão de energia elétrica com e sem fios, e, operação de forma bidirecional. A EVSE proposta possui características operacionais singulares, considerando três diferentes modos de operação: convencional de carregamento, gerador distribuído ilhado e gerador distribuído conectado. O modo de carregamento permite a transferência de energia sem fio para o veículo elétrico. Os modos de operação como gerador distribuído, envolvem a operação de forma ilhada (não conectado à rede de energia) alimentando uma carga CA e a operação conectada à rede provendo a injeção controlada de potência ativa e reativa. Por fim, com o objetivo de validar as análises teóricas, metodologias de projeto e demonstrar a operação da EVSE proposta, nos três diferentes modos de operação, são apresentados resultados de simulações computacionais desenvolvidas em ambiente PSIM.The role of vehicles with electric traction on the world stage has been undergoing transformations in recent decades, representing an economically and environmentally viable solution to several problems that affect the world. The conditions for reestablishing the full charge in the vehicle's storage systems affect the usability and flexibility in mobility making the charging stations essential. On the other hand, the evolution of energy systems, especially in the design of intelligent energy networks, has been promoting the possibility of integrating the storage systems present in EVs (Electric Vehicle) not only as distributed loads, but as new sources of energy to assist in the task of energy management through integration provided by charging stations. From the point of view of the electric network interface with the charging stations' entry stage, the operational challenges are related to improving compatibility and flexibility, due to the different standards of physical connections. While the energy challenges, are related to obtaining a system that presents high efficiency, high power factor, compliance with current harmonic content limitation standards and enabled for bidirectional operation in smart grids. In this scenario, this work presents the development of a charging station for vehicles with battery powered electric traction (EVSE), considering the transmission of electric energy with and without wires, and operation in a bidirectional way. The proposed EVSE has unique operational characteristics, considering three different modes of operation: conventional charging, isolated distributed generator and connected distributed generator. The charging mode allows wireless energy transfer to the electric vehicle. The modes of operation as a distributed generator, involve the operation in an isolated manner (not connected to the power grid) feeding an AC load and the operation connected to the grid providing the controlled injection of active and reactive power. Finally, in order to validate the theoretical analysis, design methodologies and demonstrating the proposed EVSE operation, in the three different modes of operation, results of computer simulations developed in the PSIM environment are presented.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ganzenmüller, William Hertz2020-12-18T21:20:22Z2020-12-18T21:20:22Z2020-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20217233004170002P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-08T06:07:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202172Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-08T06:07:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
Power converter for charging station for pure electric vehicles through wireless electric power transmission
title Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
spellingShingle Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
Ganzenmüller, William Hertz
Conversores de corrente elétrica
Energia elétrica Transmissão
Indução eletromagnética
Veículos elétricos
title_short Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
title_full Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
title_fullStr Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
title_full_unstemmed Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
title_sort Conversor de energia para estação de carregamento de veículos elétricos puros por meio de transmissão de energia elétrica sem fio
author Ganzenmüller, William Hertz
author_facet Ganzenmüller, William Hertz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Flávio Alessandro Serrão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ganzenmüller, William Hertz
dc.subject.por.fl_str_mv Conversores de corrente elétrica
Energia elétrica Transmissão
Indução eletromagnética
Veículos elétricos
topic Conversores de corrente elétrica
Energia elétrica Transmissão
Indução eletromagnética
Veículos elétricos
description O papel dos veículos com tração elétrica no cenário mundial vem passando por transformações nas últimas décadas, representando uma solução econômica e ambientalmente viável para diversos problemas que atingem o mundo. As condições do restabelecimento para a carga completa nos sistemas de armazenamento dos veículos elétricos afetam a usabilidade e flexibilidade na mobilidade tornando as estações de carregamento essenciais. Por outro lado, a evolução dos sistemas de energia, especialmente na concepção de redes inteligentes de energia, vem fomentando a possibilidade da integração dos sistemas de armazenamento presentes nos VE (Veículos Elétricos) não apenas como carregamentos distribuídos, mas como novas fontes de energia para auxiliar na tarefa da gestão energética por meio da integração provida pelas estações de carregamento. Do ponto de vista do estágio de entrada de interface com a rede elétrica nas estações de carregamento, os desafios operacionais estão relacionados com a melhoria da compatibilidade e flexibilidade, em virtude dos diferentes padrões de conexões físicas. Enquanto os desafios energéticos, estão relacionados com a obtenção de um sistema que apresente rendimento elevado, fator de potência elevado, em conformidade com as normas de limitação de conteúdo harmônico de corrente e, além disso que seja habilitado para operação bidirecional em redes elétricas inteligentes. Neste cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estação de carregamento para veículos com tração elétrica alimentados a bateria (EVSE), considerando a transmissão de energia elétrica com e sem fios, e, operação de forma bidirecional. A EVSE proposta possui características operacionais singulares, considerando três diferentes modos de operação: convencional de carregamento, gerador distribuído ilhado e gerador distribuído conectado. O modo de carregamento permite a transferência de energia sem fio para o veículo elétrico. Os modos de operação como gerador distribuído, envolvem a operação de forma ilhada (não conectado à rede de energia) alimentando uma carga CA e a operação conectada à rede provendo a injeção controlada de potência ativa e reativa. Por fim, com o objetivo de validar as análises teóricas, metodologias de projeto e demonstrar a operação da EVSE proposta, nos três diferentes modos de operação, são apresentados resultados de simulações computacionais desenvolvidas em ambiente PSIM.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18T21:20:22Z
2020-12-18T21:20:22Z
2020-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202172
33004170002P2
url http://hdl.handle.net/11449/202172
identifier_str_mv 33004170002P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649648244555776