A epistemologia de um experimento multimétodo de design e avaliação de funcionalidades de um artefato digital educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Felipe de Brito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38568
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o emprego de duas perspectivas epistemologicamente distintas de obtenção de dados de usuários enquanto subsídios para o design e avaliação de funcionalidades de um artefato digital educacional. O referencial teórico contempla reflexões acerca da natureza do conhecimento e sua justificação epistêmica na perspectiva das técnicas de pesquisa de sujeitos utilizadas em processos de design, e discute ainda a concepção de requisitos funcionais de artefatos educacionais a partir de dados obtidos acerca dos usuários. Os procedimentos metodológicos foram executados no âmbito de um experimento multimétodo de design de funcionalidades de uma aplicação educacional de auxílio à resolução de problemas de Física para estudantes do Ensino Médio, realizado com discentes de uma Escola de Referência da rede pública do estado de Pernambuco. Técnicas de viés epistemológico objetivista e subjetivista de pesquisa de sujeitos foram empregadas em duas frentes de ações distintas visando a obtenção de dados para a composição de dois índices de requisitos funcionais e o desenvolvimento de um protótipo correspondente a cada índice. A abordagem objetivista fez uso de amostragem estatística, análise estruturada de itens lexicais de transcrições de entrevistas, e aplicação de questionário seguida de mapeamento fatorial exploratório dos dados. A frente subjetivista consistiu em imersão etnográfica associada a observações participantes e entrevistas narrativas. O emprego das duas frentes resultou em dados convergentes, distintos com potencial de complementaridade, e também divergentes de caráter contraditório, refletidos nas semelhanças e dissensos entre os índices de requisitos. A avaliação dos artefatos resultantes se deu em blocos de teste separados por um intervalo de 2 meses, contemplando dezoito seções de resolução de problemas por diferentes grupos de estudantes, mediadas pelo uso de cada protótipo e também sem auxílio de nenhum artefato. Por fim, foi realizada uma avaliação pós-uso das percepções dos participantes através de entrevistas episódicas de orientação narrativa e questionários que compuseram uma matriz de dados quantitativa analisada através de estatísticas descritivas. Os testes indicaram desempenhos significativamente superiores nas resoluções mediadas por artefatos em comparação às executadas sem auxílio dos protótipos. Apontaram também para a ausência de diferenças estatisticamente significativas entre os desempenhos obtidos pelos dois artefatos, e para um maior potencial do artefato informado pela perspectiva subjetivista de promover melhorias de desempenho entre os estudantes com maiores dificuldades de aprendizagem. Os questionários pós-uso revelaram índices de adesão mais elevados por parte da maioria da população às funcionalidades do artefato informado pela perspectiva objetivista. As entrevistas detectaram ênfases discursivas distintas subjacentes aos relatos de uso, legitimando narrativas associadas ao uso das duas aplicações. Os resultados são discutidos na perspectiva da natureza epistêmica de cada abordagem e desvelam facetas e potencialidades do emprego de delineamentos multimétodo em projetos de design de artefatos digitais, considerando particularidades dos produtos educacionais.
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O referencial teórico contempla reflexões acerca da natureza do conhecimento e sua justificação epistêmica na perspectiva das técnicas de pesquisa de sujeitos utilizadas em processos de design, e discute ainda a concepção de requisitos funcionais de artefatos educacionais a partir de dados obtidos acerca dos usuários. Os procedimentos metodológicos foram executados no âmbito de um experimento multimétodo de design de funcionalidades de uma aplicação educacional de auxílio à resolução de problemas de Física para estudantes do Ensino Médio, realizado com discentes de uma Escola de Referência da rede pública do estado de Pernambuco. Técnicas de viés epistemológico objetivista e subjetivista de pesquisa de sujeitos foram empregadas em duas frentes de ações distintas visando a obtenção de dados para a composição de dois índices de requisitos funcionais e o desenvolvimento de um protótipo correspondente a cada índice. A abordagem objetivista fez uso de amostragem estatística, análise estruturada de itens lexicais de transcrições de entrevistas, e aplicação de questionário seguida de mapeamento fatorial exploratório dos dados. A frente subjetivista consistiu em imersão etnográfica associada a observações participantes e entrevistas narrativas. O emprego das duas frentes resultou em dados convergentes, distintos com potencial de complementaridade, e também divergentes de caráter contraditório, refletidos nas semelhanças e dissensos entre os índices de requisitos. A avaliação dos artefatos resultantes se deu em blocos de teste separados por um intervalo de 2 meses, contemplando dezoito seções de resolução de problemas por diferentes grupos de estudantes, mediadas pelo uso de cada protótipo e também sem auxílio de nenhum artefato. 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As entrevistas detectaram ênfases discursivas distintas subjacentes aos relatos de uso, legitimando narrativas associadas ao uso das duas aplicações. Os resultados são discutidos na perspectiva da natureza epistêmica de cada abordagem e desvelam facetas e potencialidades do emprego de delineamentos multimétodo em projetos de design de artefatos digitais, considerando particularidades dos produtos educacionais.CAPESThis study has the aim of analyzing the use of two epistemologically distinct perspectives for obtaining user data as basis for the design and evaluation of a digital educational artifact’s function requirements. The theoretical framework comprises reflections about the nature of knowledge and its epistemic justification in the perspective of social research techniques used in design processes, and also discusses the conception of educational artifacts’ function requirements based on data obtained from users. Procedures were carried out within a mixed-methods experiment of design of function requirements for an educational artifact aimed at supporting secondary school students in solving physics problems, which took place at a state school in the northeast of Brazil. Social research techniques of objectivist and subjectivist epistemological orientation were used as part of two distinct approaches focused on obtaining data for the creation of two function requirements’ indexes and development of a prototype respective to each index. The objectivist approach featured statistic sampling, structured analysis of lexical items from transcriptions of interviews, and the application of a survey followed by exploratory factor analysis. Subjectivist approach consisted in ethnographic immersion combined with participant observation and narrative interviews. Approaches resulted in convergent, complementarily distinct as well as divergent contradictory data, reflected on similarities and differences between the indexes of requirements. The evaluation of these artifacts took place in two blocs of tests separated by a two-month period, comprising 18 slots of problem-solving sections mediated by the use of the prototypes as well as without prototype mediation. Post-use evaluation of participant perceptions was also implemented through episodic narrative interviews and surveys analyzed through descriptive statistics. Data indicates significantly superior performance results in sessions mediated by the use of artifacts in comparison to those carried out without the use of a prototype. It also indicates no statistically significant differences between performance from the artifacts, as well as a greater potential from the artifact informed by subjectivist approach to improve performance of students who present aggravated learning difficulties. Post-use surveys revealed higher levels of acceptance from the majority of the population of function requirements informed by objectivist approach. Interviews detected distinct discursive emphases underlying user reports, constituting narratives associated to the use of each application. Results are discussed in the perspective of the epistemic nature of each approach and unveil facets and potentialities of mixed-methods approaches for the design of digital artifacts considering particularities of educational products.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessDesignTécnicas de pesquisaJustificação epistêmicaExperimento multimétodoArtefatos digitais educacionaisA epistemologia de um experimento multimétodo de design e avaliação de funcionalidades de um artefato digital educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38568/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE Felipe de Brito Lima.pdf.txtTESE Felipe de Brito Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain479893https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38568/4/TESE%20Felipe%20de%20Brito%20Lima.pdf.txt52215b5424394c04b7e9c1d9c7a8b8efMD54THUMBNAILTESE Felipe de Brito Lima.pdf.jpgTESE Felipe de Brito Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38568/5/TESE%20Felipe%20de%20Brito%20Lima.pdf.jpge98a4a52d0dabcfb4a90a1973bd905b3MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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