Cinematografia digital : da arte do índice à arte da síntese
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Data de Publicação: | 2023 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273 |
Resumo: | Os regimes digitais transformaram a sociedade em incontáveis campos, no cinema não foi diferente. A presente pesquisa reconhece que a direção de fotografia na era digital, em grande medida, almeja transpor ao novo formato todas as potencialidades e capacidades do consolidado regime de produção que vigorou durante um século de cinema. Muitos dos procedimentos do cinema clássico, regimes de produção, elementos de estilo, se mantém, quase que integralmente, preservados. Essa mudança de plataforma, do acetato de celulose ao sensor digital, certamente não é objeto de interesse da presente pesquisa. Não é o estudo da manutenção dos estatutos clássicos ou das soluções de emulação de mídia que nos interessa. O problema que justifica a presente pesquisa é justamente o oposto: que fenômenos, tecnológicos e estilísticos, singularizam a cinematografia digital? Que parâmetros marcam as rupturas, intensificações e transformações da direção de fotografia na hipermodernidade? Como os fenômenos sociais, culturais e tecnológicos de nosso tempo transformaram o modo de produzir imagens, gráficas e fotográficas? A partir de pilares teóricos como a hipermodernidade, continuidade intensificada e realocação dos meios, buscamos investigar a condição contemporânea da cinematografia que, cada vez mais, se afasta de sua vocação de encapsular o universo natural para se constituir em arte da geração de imagens sintéticas. |
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SANTOS JÚNIOR, Paulo Souza doshttp://lattes.cnpq.br/7526050240389924http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octavio d'Azevedo2023-06-26T16:29:01Z2023-06-26T16:29:01Z2023-05-03SANTOS JÚNIOR, Paulo Souza dos. Cinematografia digital: da arte do índice à arte da síntese. 2023. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51273ark:/64986/001300000f8bzOs regimes digitais transformaram a sociedade em incontáveis campos, no cinema não foi diferente. A presente pesquisa reconhece que a direção de fotografia na era digital, em grande medida, almeja transpor ao novo formato todas as potencialidades e capacidades do consolidado regime de produção que vigorou durante um século de cinema. Muitos dos procedimentos do cinema clássico, regimes de produção, elementos de estilo, se mantém, quase que integralmente, preservados. Essa mudança de plataforma, do acetato de celulose ao sensor digital, certamente não é objeto de interesse da presente pesquisa. Não é o estudo da manutenção dos estatutos clássicos ou das soluções de emulação de mídia que nos interessa. O problema que justifica a presente pesquisa é justamente o oposto: que fenômenos, tecnológicos e estilísticos, singularizam a cinematografia digital? Que parâmetros marcam as rupturas, intensificações e transformações da direção de fotografia na hipermodernidade? Como os fenômenos sociais, culturais e tecnológicos de nosso tempo transformaram o modo de produzir imagens, gráficas e fotográficas? A partir de pilares teóricos como a hipermodernidade, continuidade intensificada e realocação dos meios, buscamos investigar a condição contemporânea da cinematografia que, cada vez mais, se afasta de sua vocação de encapsular o universo natural para se constituir em arte da geração de imagens sintéticas.Digital regimes transformed society in countless fields, in cinema it was no different. The present research recognizes that the cinematography in the digital age, to a large extent, aims to transpose to the new format all the potential and capabilities of the consolidated production regime that prevailed during a century of cinema. Many of the classic cinema procedures, production regimes, elements of style, are almost entirely preserved. This change of platform, from cellulose acetate to the digital sensor, is certainly not the object of interest of the present research. It is not the study of the maintenance of classical statutes or of media emulation solutions that interests us. The question that justifies the present research is exactly the opposite: what phenomena, technological and stylistic, make digital cinematography unique? What parameters mark the ruptures, intensifications, and transformations of the cinematography in hypermodernity? How have the social, cultural, and technological phenomena of our time transformed the way of producing images, graphic and photographic? Based on theoretical pillars such as hypermodernity, intensified continuity, and media reallocation, we seek to investigate the contemporary condition of cinematography, which is increasingly moving away from its vocation of encapsulating the natural universe to constitute itself in the art of generating synthetic images.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinematografiaEra digitalFotografiaHiperodernidadeCinematografia digital : da arte do índice à arte da sínteseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51273/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Paulo Souza dos Santos Júnior.pdfTESE Paulo Souza dos Santos Júnior.pdfapplication/pdf10099215https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51273/1/TESE%20Paulo%20Souza%20dos%20Santos%20J%c3%banior.pdf865356a60338ed35459957d67cb9f5a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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