Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAMPAIO, Renato Souto Maior
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000qsrm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970
Resumo: Esta pesquisa, a partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, pretende articular alguns conceitos, como cinema de viagem, artifício, memória, nostalgia, melancolia e paisagem, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos esses elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. O desenvolvimento da dissertação intenta lançar mão tanto de um lastro teórico- conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, quanto de uma abordagem atravessada pelo viés dos estudos e gêneros cinematográficos, não em uma proposta ensimesmada de análise fílmica, mas sim uma combinação entre a filmografia aqui proposta e esses autores e imagens trazidos ao longo do texto. O trabalho pretende, ainda, buscar uma metodologia que envolva os campos da teoria juntamente a um exercício ensaístico de produção científica. O corpus aqui escolhido envolve, em especial, os longas-metragens de Gomes, sendo eles, cronologicamente, A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008), Tabu (2012), As Mil e uma Noites (2015) e Diários de Otsoga (2021). Almeja-se, assim, a elaboração de uma cartografia desse cineasta e de seu lugar no mundo, nesse caso por meio do cinema contemporâneo lusitano, mas este também inserido dentro de um fluxo internacional e em diálogo com diversas outros temas e produções, referentes e promovedores de uma criação viajante destas obras todas.
id UFPE_0db55ad62e31ed77d142db743fa497d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/54970
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SAMPAIO, Renato Souto Maiorhttp://lattes.cnpq.br/1596598776801246http://lattes.cnpq.br/8839343621880140PRYSTHON, Ângela Freire2024-02-02T16:29:06Z2024-02-02T16:29:06Z2023-09-21SAMPAIO, Renato Souto Maior. Deslocamentos luso-paisagísticos: artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970ark:/64986/001300000qsrmEsta pesquisa, a partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, pretende articular alguns conceitos, como cinema de viagem, artifício, memória, nostalgia, melancolia e paisagem, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos esses elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. O desenvolvimento da dissertação intenta lançar mão tanto de um lastro teórico- conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, quanto de uma abordagem atravessada pelo viés dos estudos e gêneros cinematográficos, não em uma proposta ensimesmada de análise fílmica, mas sim uma combinação entre a filmografia aqui proposta e esses autores e imagens trazidos ao longo do texto. O trabalho pretende, ainda, buscar uma metodologia que envolva os campos da teoria juntamente a um exercício ensaístico de produção científica. O corpus aqui escolhido envolve, em especial, os longas-metragens de Gomes, sendo eles, cronologicamente, A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008), Tabu (2012), As Mil e uma Noites (2015) e Diários de Otsoga (2021). Almeja-se, assim, a elaboração de uma cartografia desse cineasta e de seu lugar no mundo, nesse caso por meio do cinema contemporâneo lusitano, mas este também inserido dentro de um fluxo internacional e em diálogo com diversas outros temas e produções, referentes e promovedores de uma criação viajante destas obras todas.CAPESThis research, from a cultural approach linked to the audiovisual, intends to articulate some concepts, such as travel cinema, artifice, memory, nostalgia, melancholy and landscape, in order to problematize and investigate the presence of all these elements in the cinema of the Portuguese director Miguel Gomes. The development of the dissertation intends to make use of both a theoretical-conceptual ballast on the themes previously punctuated, as well as an approach crossed by the bias of film studies and genres, not in a closed proposal of film analysis, but rather a combination between the filmography proposed here and these authors and images brought throughout the text. The work also intends to seek a methodology that involves the fields of theory along with an essay exercise of scientific production. The corpus chosen here involves, in particular, Gomes' feature films, which are, chronologically, The Facce You Deserve (2004), Our Beloved Month Of August (2008), Tabu (2012), Arabian Nights (2015), The Tsugua Diaries (2021). It is intended, therefore, the elaboration of a cartography of this filmmaker and his place in the world, in this case through the contemporary Lusitanian cinema, but this also inserted within an international flow and in dialogue with several other themes and productions, referring and promoting a traveling creation of these works all.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinemaPaisagemSaudadeArtifícioMiguel GomesDeslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdfDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdfapplication/pdf4799019https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf4f08c3050f4ade83d286fa095e791fa2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdf.txtDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdf.txtExtracted texttext/plain378596https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf.txt76277b3a8a10a101e0296a53f8aac53dMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf.jpg3a14f5971dd995c3aeb292c2a0e1d8b8MD55123456789/549702024-02-03 02:23:29.578oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-03T05:23:29Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
title Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
spellingShingle Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
SAMPAIO, Renato Souto Maior
Cinema
Paisagem
Saudade
Artifício
Miguel Gomes
title_short Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
title_full Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
title_fullStr Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
title_full_unstemmed Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
title_sort Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes
author SAMPAIO, Renato Souto Maior
author_facet SAMPAIO, Renato Souto Maior
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596598776801246
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8839343621880140
dc.contributor.author.fl_str_mv SAMPAIO, Renato Souto Maior
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PRYSTHON, Ângela Freire
contributor_str_mv PRYSTHON, Ângela Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Paisagem
Saudade
Artifício
Miguel Gomes
topic Cinema
Paisagem
Saudade
Artifício
Miguel Gomes
description Esta pesquisa, a partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, pretende articular alguns conceitos, como cinema de viagem, artifício, memória, nostalgia, melancolia e paisagem, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos esses elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. O desenvolvimento da dissertação intenta lançar mão tanto de um lastro teórico- conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, quanto de uma abordagem atravessada pelo viés dos estudos e gêneros cinematográficos, não em uma proposta ensimesmada de análise fílmica, mas sim uma combinação entre a filmografia aqui proposta e esses autores e imagens trazidos ao longo do texto. O trabalho pretende, ainda, buscar uma metodologia que envolva os campos da teoria juntamente a um exercício ensaístico de produção científica. O corpus aqui escolhido envolve, em especial, os longas-metragens de Gomes, sendo eles, cronologicamente, A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008), Tabu (2012), As Mil e uma Noites (2015) e Diários de Otsoga (2021). Almeja-se, assim, a elaboração de uma cartografia desse cineasta e de seu lugar no mundo, nesse caso por meio do cinema contemporâneo lusitano, mas este também inserido dentro de um fluxo internacional e em diálogo com diversas outros temas e produções, referentes e promovedores de uma criação viajante destas obras todas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-02T16:29:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-02T16:29:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAMPAIO, Renato Souto Maior. Deslocamentos luso-paisagísticos: artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000qsrm
identifier_str_mv SAMPAIO, Renato Souto Maior. Deslocamentos luso-paisagísticos: artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
ark:/64986/001300000qsrm
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/54970/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renato%20Souto%20Maior%20Sampaio.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973
4f08c3050f4ade83d286fa095e791fa2
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
76277b3a8a10a101e0296a53f8aac53d
3a14f5971dd995c3aeb292c2a0e1d8b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172889001852928