Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785 |
Resumo: | A canção é um objeto ambivalente que faz referência à imaterialidade musical mas que tem uma relação forte com a materialidade sonora. É o efémero que, pelo seu formato curto, não dura, mas que sempre se quer prolongar no tempo, através da repetição (as rimas e o refrão apoiando a memorização) e por meio da sua “reprodutibilidade técnica”. A hipótese desenvolvida neste artigo é que o cinema contemporâneo de Miguel Gomes, enquadrando-se na história do cinema cantado, muitas vezes considerado como entretenimento ou alienação ideológica, explora, através de um tratamento particularmente original e rico da materialidade fílmica da canção, o seu paradoxo temporal. Ou seja, argumento que o uso da canção permite ao realizador transformar de forma duradoura a relação com o espectador, ao qual “passa o testemunho” da ficção. De facto, como analisamos através de quatro exemplos, o cinema de Gomes constrói “momentos musicais”, no sentido proposto por Amy Herzog. Estas sequências, além dos seus sentidos representativos (em primeiro lugar, a letra e o papel da canção na economia narrativa do filme), criam “presentes suspensos” que cristalizam o valor intrínseco do “desejo de ficção” humano. Este torna-se uma condição de possibilidade do cinema, subvertendo o monopólio da intenção artística e propondo uma reconfiguração da “partilha do sensível” como teorizado por Jacques Rancière. |
id |
RCAP_c41b6862cf765ccd39aaa64c6caf9f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/785 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel GomesMateriality and Desire of Fiction: The song in four “musical moments” of Miguel Gomes’ cinemaMatérialité et désir de fiction: La chanson en quatre « moments musicaux » du cinéma de Miguel GomesFilm musicMiguel Gomesfilm music studiesPortuguese cinemaCanção e cinemaMiguel Gomesfilm music studiescinema portuguêsA canção é um objeto ambivalente que faz referência à imaterialidade musical mas que tem uma relação forte com a materialidade sonora. É o efémero que, pelo seu formato curto, não dura, mas que sempre se quer prolongar no tempo, através da repetição (as rimas e o refrão apoiando a memorização) e por meio da sua “reprodutibilidade técnica”. A hipótese desenvolvida neste artigo é que o cinema contemporâneo de Miguel Gomes, enquadrando-se na história do cinema cantado, muitas vezes considerado como entretenimento ou alienação ideológica, explora, através de um tratamento particularmente original e rico da materialidade fílmica da canção, o seu paradoxo temporal. Ou seja, argumento que o uso da canção permite ao realizador transformar de forma duradoura a relação com o espectador, ao qual “passa o testemunho” da ficção. De facto, como analisamos através de quatro exemplos, o cinema de Gomes constrói “momentos musicais”, no sentido proposto por Amy Herzog. Estas sequências, além dos seus sentidos representativos (em primeiro lugar, a letra e o papel da canção na economia narrativa do filme), criam “presentes suspensos” que cristalizam o valor intrínseco do “desejo de ficção” humano. Este torna-se uma condição de possibilidade do cinema, subvertendo o monopólio da intenção artística e propondo uma reconfiguração da “partilha do sensível” como teorizado por Jacques Rancière.Popular song is an ambivalent object, linked to musical immateriality and yet with many connexions to sound materiality. The song is an ephemeral form that, due to its short duration, does not last but wishes to be prolonged, namely, through repetition (rhymes and refrain helping memorization) and via the means of the “technological reproducibility”. This paper focuses on Miguel Gomes’ contemporary cinema, considered as part of musical movies history, often seen as entertainment or ideological alienation. It aims to shed light on the way this cinema explores, through a very rich and original treatment of song’s materiality, the time paradox of song. I argue that the song allows the Portuguese director to produce a lasting change in the relationship with the spectator, to which it “passes the baton” of fiction. Through four examples, I will analyse how Gomes’ cinema conceives “musical moments”, as theorized by Amy Herzog. Beyond their “representational meanings” (primarily lyrics and the song’s relationship with the screen play), these sequences create “suspended presents” which crystalize the intrinsic value of the human “desire of fiction”. The latter becomes the condition for making cinema possible, subverting the monopoly of the artistic intention and allowing for the reconfiguration of the “distribution of the sensible”, as theorized by Jacques Rancière.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 2 (2021): Materiality in Portuguese Cinema: aesthetics, practices and techniques; 160-186Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 2 (2021): Materialidades no cinema português: estéticas, práticas e técnicas; 160-1862183-175010.14591/aniki.v8n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/785http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/785/441Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPellerin, Agnès2024-01-26T02:03:25Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/785Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:22.309130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes Materiality and Desire of Fiction: The song in four “musical moments” of Miguel Gomes’ cinema Matérialité et désir de fiction: La chanson en quatre « moments musicaux » du cinéma de Miguel Gomes |
title |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
spellingShingle |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes Pellerin, Agnès Film music Miguel Gomes film music studies Portuguese cinema Canção e cinema Miguel Gomes film music studies cinema português |
title_short |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
title_full |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
title_fullStr |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
title_full_unstemmed |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
title_sort |
Materialidade e Desejo de Ficção: A canção em quatro “momentos musicais” do cinema de Miguel Gomes |
author |
Pellerin, Agnès |
author_facet |
Pellerin, Agnès |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellerin, Agnès |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Film music Miguel Gomes film music studies Portuguese cinema Canção e cinema Miguel Gomes film music studies cinema português |
topic |
Film music Miguel Gomes film music studies Portuguese cinema Canção e cinema Miguel Gomes film music studies cinema português |
description |
A canção é um objeto ambivalente que faz referência à imaterialidade musical mas que tem uma relação forte com a materialidade sonora. É o efémero que, pelo seu formato curto, não dura, mas que sempre se quer prolongar no tempo, através da repetição (as rimas e o refrão apoiando a memorização) e por meio da sua “reprodutibilidade técnica”. A hipótese desenvolvida neste artigo é que o cinema contemporâneo de Miguel Gomes, enquadrando-se na história do cinema cantado, muitas vezes considerado como entretenimento ou alienação ideológica, explora, através de um tratamento particularmente original e rico da materialidade fílmica da canção, o seu paradoxo temporal. Ou seja, argumento que o uso da canção permite ao realizador transformar de forma duradoura a relação com o espectador, ao qual “passa o testemunho” da ficção. De facto, como analisamos através de quatro exemplos, o cinema de Gomes constrói “momentos musicais”, no sentido proposto por Amy Herzog. Estas sequências, além dos seus sentidos representativos (em primeiro lugar, a letra e o papel da canção na economia narrativa do filme), criam “presentes suspensos” que cristalizam o valor intrínseco do “desejo de ficção” humano. Este torna-se uma condição de possibilidade do cinema, subvertendo o monopólio da intenção artística e propondo uma reconfiguração da “partilha do sensível” como teorizado por Jacques Rancière. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785 https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/785 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/785/441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 2 (2021): Materiality in Portuguese Cinema: aesthetics, practices and techniques; 160-186 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 2 (2021): Materialidades no cinema português: estéticas, práticas e técnicas; 160-186 2183-1750 10.14591/aniki.v8n2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137060451254272 |