Recife lírica : representações da cidade na obra de Cícero Dias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES, Raquel Czarneski
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000pmn8
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11079
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal estudar as representações da cidade do Recife construídas pelo artista plástico Cícero dos Santos Dias, durante as décadas de 1920 e 1930. Articulando os conceitos de representação social de Roger Chartier e de imaginário de Cornelius Castoriadis, entendemos as obras de arte como criadoras e instituintes de significados culturais, que expressam vivências de um dado momento histórico. Assim, buscamos construir uma narrativa que acompanhe, primeiramente, as trajetórias do artista, contemplando suas vivências de infância e juventude em Escada-PE, bem como sua atuação nos meios modernistas no Rio de Janeiro, em finais da década de 1920 e início de 1930. A partir daí, abordamos o contexto de modernização da cidade do Recife nas primeiras décadas do século XX e o ambiente cultural que se configura na cidade, principalmente em torno de propostas artísticas tradicionais e modernas. Nesse ambiente, é ressaltada a atuação de Gilberto Freyre e a elaboração do pensamento modernista-regionalista que muito dialogou com a criação artística de Cícero Dias em Pernambuco. Por fim, a partir das reflexões de Gaston Bachelard, analisamos três obras do artista, Recife Lírica, Visão Romântica do Porto do Recife e Eu vi o mundo...ele começava no Recife, observando como ele constrói representações da cidade para aquele momento histórico.
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