Recife lírica: representações da cidade na obra de Cícero Dias
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Data de Publicação: | 2012 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19127 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principalestudar as representações da cidade do Recife construídas pelo artista plástico Cícero dos Santos Dias, durante as décadas de 1920 e 1930. Articulando os conceitos de representação social de Roger Chartier e de imaginário de Cornelius Castoriadis, entendemos as obras de arte como criadoras e instituintes de significados culturais, que expressam vivências de um dado momento histórico. Assim, buscamos construir uma narrativa que acompanhe, primeiramente, as trajetórias do artista, contemplando suas vivências de infância e juventudeem Escada-PE, bem como sua atuação nos meios modernistas no Rio de Janeiro, em finais da década de 1920 e início de 1930. Apartir daí, abordamos o contexto de modernização da cidade do Recife nas primeiras décadas do século XX e o ambiente cultural que se configura na cidade, principalmente em torno de propostas artísticas tradicionais e modernas. Nesse ambiente, é ressaltada a atuação de Gilberto Freyre e a elaboração do pensamento modernista-regionalistaque muito dialogou com a criação artística de Cícero Dias em Pernambuco. Por fim, a partir das reflexões de Gaston Bachelard, analisamos três obras do artista, Recife Lírica, Visão Romântica do Porto do Recifee Eu vi o mundo...ele começava no Recife, observando como ele constrói representações da cidade para aquele momento histórico. |
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BORGES, Raquel CzarneskiREZENDE, Antonio Paulo de Morais2017-06-19T17:00:05Z2017-06-19T17:00:05Z2012-07-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19127ark:/64986/0013000006t5cEste trabalho tem como objetivo principalestudar as representações da cidade do Recife construídas pelo artista plástico Cícero dos Santos Dias, durante as décadas de 1920 e 1930. Articulando os conceitos de representação social de Roger Chartier e de imaginário de Cornelius Castoriadis, entendemos as obras de arte como criadoras e instituintes de significados culturais, que expressam vivências de um dado momento histórico. Assim, buscamos construir uma narrativa que acompanhe, primeiramente, as trajetórias do artista, contemplando suas vivências de infância e juventudeem Escada-PE, bem como sua atuação nos meios modernistas no Rio de Janeiro, em finais da década de 1920 e início de 1930. Apartir daí, abordamos o contexto de modernização da cidade do Recife nas primeiras décadas do século XX e o ambiente cultural que se configura na cidade, principalmente em torno de propostas artísticas tradicionais e modernas. Nesse ambiente, é ressaltada a atuação de Gilberto Freyre e a elaboração do pensamento modernista-regionalistaque muito dialogou com a criação artística de Cícero Dias em Pernambuco. Por fim, a partir das reflexões de Gaston Bachelard, analisamos três obras do artista, Recife Lírica, Visão Romântica do Porto do Recifee Eu vi o mundo...ele começava no Recife, observando como ele constrói representações da cidade para aquele momento histórico.Ce travail a comme but principalétudier les représentations de la ville de Recife, construites par l’artiste Cícero dos Santos Dias, entre les années 1920 et 1930. En articulant les concepts de représentation social de Roger Chartier, et de l’imaginaire, de Cornelius Castoradis, nous comprenons les œuvres d’art comme étant créatrices et instituant des sens culturels qui expriment des expériences de vie d’un certain moment historique. Ainsi, nous cherchons à construire un récit qui acompagne, tout d’abord, les trajectoires de l’artiste, en considérant ce qu’il a vécu pendant l’enfance et la jeunesse à Escada, dans le Pernambouc, ainsi que son action dans les milieux modernistes à Rio, à la fin des années 1920 et début des années 1930. À partir de là, nous abordons le contexte de modernisation de la ville de Recife dans les premières décennies du XXe siècle et l’environnement culturel qui se dessine dans la ville, surtout autour de propositions artistiques traditionnelles et modernes. Dans ce contexte, on souligne l’action de Gilberto Freyre et l’élaboration de la pensée moderniste-régionaliste qui a beaucoup dialogué avec la création de Cicero Dias dans le Pernambouc. Enfin, à partir des réflexions de Gaston Bachelard, nous analysons trois œuvres de l’artiste, Recife Lírica, Visão Romântica do Porto do Recifee Eu vi o mundo...ele começava no Recife, enobservant comment il construit sareprésentation de la ville dans ce momment historique où l’œuvre a été créée.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em HistoriaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCicero DiasModernismoRecifeModernismeRecife lírica: representações da cidade na obra de Cícero Diasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXT2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.txt2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain453974https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19127/4/2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.txtba0734ed07f0ed8893c6df3d98aef9bdMD54THUMBNAIL2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.jpg2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1632https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19127/5/2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf.jpge48ae9f6d6954565f2502772c044e25dMD55ORIGINAL2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdf2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdfapplication/pdf2020339https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/19127/1/2012-Dissertacao-Raquel-Borges.pdfd2c5ac40d66a163bdcbe44f3ad709639MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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